Aqui é um forum, um centro de debates!
Seguindo a sua linha de raciocínio, por exemplo, para que trocar caixas de som de um carro? Ou colocar uma relação mais curta, pneus maiores, PC de ferro etc...
Imagina só a montadora ter que customizar cada central eletronica de cada veículo, para cada tipo de gasolina e mercado?
Eles não fazem isso de maneira individual. Tomam uma medida conservadora e produzem em massa. O que o unichip faz, é um "ajuste fino" de parametros como ponto e mistura, com a nossa gasolina.
Um exemplo: Retirei hoje o unichip do meu Mini Cooper John Cooper. O mapa do unichip foi feito para andar somente com gasolina pódium, todo regulado em cima deste combustível. Se colocasse comum, batia pino. Eu optei por ser assim, foi customizado dessa maneira e ganhei cerca de 50cv.
No JK, quero poder usar uma gasolina comum. Eu particularmente não espero ganho de potencia algum, apenas que a mistura tenha uma queima mais eficaz, gerando uma economia de combustível.
Eu concordo com você, em termos, quando diz que não vale a pena. Certamente, gastar 3.500 para nao ganhar nada, apenas melhorar o consumo, é totalmente irracional.
Mas como já tenho o módulo e o mesmo já passou por uns 4 carros anteriores e custa somente 400 para fazer o mapa, vou chutar o balde e mandar intalar. Só estou esperando dar 1mil rodados para isso.