Estou fazendo um update no sistema de freio do meu CJ5, pretendo instalar pedaleira suspensa e o sistema de servo freio/ hidrovacuo do opala.
Estou procurando esquemas de instalação e dicas para execução deste trabalho.
Se alguém puder ajudar agradeço muito.
Carlos A.Zanelatto
CJ5 1966 - Trator
São Paulo- SP
Eu comprei um kit vendido pela RECUPERG, empresa de Gaspar-SC (20km de Brusque......quem vai na FenaJipe? ).
As pedaleiras são do Opala e o servo também. Vem com os suportes para instalar tudo. Inclusive utilizo o Kit de direção do Gol fabricado por eles também.
Já ouvi pessoa adaptarem o cilindro mestre da Kombi. Dizem que fica excelente porque a Kombi é pesada e feita para carregar peso, assim sobra freio pro Willys, além de ser bem mais barata (cerca de $100,00 - nova). Quanto aos pedais, vou ficar te devendo.
Qual o servo mais adequado? De qualquer carro serve? E quanto ao cilindro mestre?
Fala João Ricardo,
Utilize a pedaleira / cilindro do opala, em conjunto (se desejar) com o hidrovacuo da F1000, que segundo me informaram é pequeno e eficiente...
O motivo de utilizar a pedaleira / cilindro do opala é que sendo do mesmo carro, necessitam de menos adaptações...
Qualquer coisa estamos aí...
[]s
Caros amigos, estou precisando de algumas aulas.
Este assunto já foi colocado em 25/04, porém, como não houve nenhuma resposta, resolvi colocá-lo no fórum novamente.
Gostaria de saber como instalar pedaleira suspensa de Opala e servo freio, no CJ-5.
Qual o servo mais adequado? De qualquer carro serve? E quanto ao cilindro mestre?
Estou procurando esquemas de instalação e dicas para execução deste trabalho.
Olá João Ricardo!
A resposta já está aí na sua pergunta! O mais fácil de se adaptar é o conjunto do Opala, pedaleiras, servo e cilindro. Não tem segredo nem macete: pegue a pedaleira, ponha onde os pedais fiquem numa altura boa para vc e marque onde deve furar. Pode até fazer um molde em papelão dos furos, para facilitar. Fure e monte. Não esqueça da embreagem, que dever ser com cabo, também do Opala...
Giovani, obrigado pela resposta, mas gostaria de tirar mais umas dúvidas:
- O pedal do acelerador também é substituído?
- Em caso positivo, através de que o carburador é acionado? O aacelerador original possui um varão.
- Os condutores de fluído de freio, também deverão ser substituídos?
Obrigado e um abraço.
Giovani, obrigado pela resposta, mas gostaria de tirar mais umas dúvidas:
- O pedal do acelerador também é substituído?
- Em caso positivo, através de que o carburador é acionado? O aacelerador original possui um varão.
- Os condutores de fluído de freio, também deverão ser substituídos?
Obrigado e um abraço.
Olá João Ricardo!
O pedal do acelerador não acompanha o cj. de pedaleiras do Opala. Vc põe outro se quiser. No meu Jeep tenho do Fiat Uno. Uno ou Palio, usam o mesmo pedal de acelerador, fácil de adaptar, pois já vem com suporte, uma peça plástica, é só parafusar...
Nesse caso, aquele varão sai fora, vc conecta um cabo de acelerador, diretamente no mesmo. Use o cabo de acelerador do Corcel ou Santana antigo. O do Gol BX, também serve. Os encaixes desse cabo, no carburador terão que ser refeitos, mas não é complicado. Não que eu ache tudo fácil, mas com poucas ferramentas, vc faz isso em casa! Quanto à tubulação do freio, não é preciso trocar, apenas prolongar do chassi, onde está o cilindro original, até em cima, onde ficará o novo. Vc pode fazer isso com flexíveis, ou tubos curtos. Creio que uns 60 cm serão suficientes.
- É necessário fazer algum recorte na parede corta fogo para instalar a pedaleira ou basta parafusá-la?
- Como é feita a emenda da tubulação do freio, para que o tubo chegue até o cilindro mestre (flexível ou tubo curto)?
Caro Giovani, eu de novo.
- É necessário fazer algum recorte na parede corta fogo para instalar a pedaleira ou basta parafusá-la?
- Como é feita a emenda da tubulação do freio, para que o tubo chegue até o cilindro mestre (flexível ou tubo curto)?
Mais uma vez, obrigado e um forte abraço.
João Ricardo.
Olá João Ricardo!
A princípio não precisa recortar nada. Só nos CJ de 1976 em diante, que possuem uma estampa, que pode atrapalhar. Mas aí é só colocar pro lado e corrigir nas hastes dos pedais, cortando e soldando um novo pedaço, fazendo um "S". A emenda da tubulação pode ser feita com um único flexível para cada eixo, fabricado sob medida. Só que às vezes isso pode ficar caro. Ou então use um tubo +ou- do tamanho que precisa e um flexível mais curto, desses que vc encontra pronto. Dessa forma é mais barato. Na prática, tanto faz, se é tubo ou flexível. Veja o que sai mais em conta.
8) Precisando, dá um grito...
A princípio não precisa recortar nada. Só nos CJ de 1976 em diante, que possuem uma estampa, que pode atrapalhar. Mas aí é só colocar pro lado e corrigir nas hastes dos pedais, cortando e soldando um novo pedaço, fazendo um "S". A emenda da tubulação pode ser feita com um único flexível para cada eixo, fabricado sob medida. Só que às vezes isso pode ficar caro. Ou então use um tubo +ou- do tamanho que precisa e um flexível mais curto, desses que vc encontra pronto. Dessa forma é mais barato. Na prática, tanto faz, se é tubo ou flexível. Veja o que sai mais em conta.
8) Precisando, dá um grito...
Estou Colocando a Pedaleira Suspensa com Cilindro e hidrovacuo do opala, empaquei na hora de colocar a tubulação.
Alguém conhece algum Flexivel que sirva na tubulação original do jeep como se fosse uma extensão para eu conectar a Tubulação do opala
Como no Diagrama: