Na minha última trilha na serra do japi há cerca de duas semanas atrás, caí em uma erosão mais funda e a ponta do munhão onde vai o terminal de direção rachou no meio e fiquei sem direção.
Minha caixa de direção é do santana (mecânica) e apesar do que dito no começo desse tópico, ela era ligada na roda direita com uma peça soldada na ponta do terminal do munhão juntamente com a barra que liga uma roda na outra e era uma direção muito macia, sem folgas e não dava trancos ao passar em buracos ou outros obstáculos, aliás tenho um volante menor que o original (modelo carrera) e meu jeep sempre teve uma ótima dirigibilidade.
Acontece que o mecânico que mexeu depois dessa quebra, fez por conta própria um suporte e o prendeu nos parafusos do rolamento do munhão, dizendo que essa era a maneira correta de fazer essa adaptação, porém agora minha direção está dura, quando eu viro o volante com o jeep andando e solto a direção, o jeep continua fazendo a curva, isto é , não volta para o centro e alem de tudo esse suporte ficou muito perto da roda e já estragou aquela borracha (como se fosse um retentor) que tem no terminal blindado.
Estou anexando as fotos de como ficou (é a única peça preta que está limpa....) e gostaria da sugestão dos senhores do que fazer para que a direção voltasse a ser macia como antes, sem ter que fazer nada radical principalmente na caixa de direção que está muito bem instalada.
Pensei primeiramente na opção de colocar aquele terminal duplo da toyota mas pelo que eu pude perceber, se eu colocar o terminal de baixo para cima como é o meu hoje, o orifício onde irei ligar a barra que liga a caixa de direção, ficará para baixo, pois essa ligaçao é na roda direita e não na esquerda, alem de ter que embuchar o furo do munhao... o que eu acho que complicaria um pouco....
Me ajudem!!!
Amigo,
Tem falhas nessa adaptação!
O setor deve ser ligado na roda mais distante!
E "acho" que isso que i mecânico tentou fazer, "seria" hight steer(não lembro como se escreve...).
O meu esquema eu fiz conforme a figura abaixo. Cortei as peças no Laser e aproveitei todos os pivôs e cones do sistema original. A unica coisa que ficou mais ou menos, mas funcionou também, foi que revesti as duas barras de aço trefilado com tubos de PVC de 1", portanto não é a bucha que desliza na barra, pois a barra que faz o efeito mancal.
Sidnei,
No seu caso, parece que o braço que vem da caixa é maior que o braço que liga as duas rodas. Então, além do problema escrito pelo Zepi (que vc deveria corrigir o quanto antes), tem as rodas que viram em ângulos diferentes quando vc esterça.
O que eu faria:
1. desmontaria as barras
2. Verificaria se não tem nada amassado/quebrado esterçando as rodas manualmente e vendo se não há nada prendendo
3a. Restauraria o munhão ou
3b. colocaria um high steer decente dos dois lados.
Rafaminc,
Como já vimos no começo do tópico, ligar as duas barras individualmente à caixa traz o inconveniente das rodas abrirem e fecharem quando a suspensão trabalha, além de irem desalinhando definitivamente conforme a suspensão arria, sendo necessário ajuste mais frequente.
Cada vez que vejo estas adaptações tenho mais certeza que é melhor a gente mesmo fazer do que pagar pra um artista qualquer que nem sabe direito o que ta fazendo por a mão pra depois a gente ter que fazer tudo denovo, por mais que muitos aqui como eu não sejam especialistas em mecanica pelo menos o capricho do trabalho fica bem melhor de tanto que se pesquisa para uma melhor adaptação.
rafael, vc teria esses arquivos no formato cnc ? para que eu possa utiliza-lo tb ?
Tenho em DWG, se quiser me passa teu e-mail que encaminho o arquivo.
Hoje se eu fosse fazer outro, eu mudaria algumas coisas, pois o protótipo sempre apresenta algumas dificuldades, mas estou rodando direto com o Jeep e nem precisei mais colocar o amortecedor na barra de direção para tirar aquela maldita vibração.
Quanto a ligação de uma barra para cada roda, eu não senti problemas, pois os carros de linha também trabalham assim. Derrepente numa trilha de velocidade pode atrapalhar a dirigibilidade, mas eu preferi montar assim para não precisar enjambrar nada nos cubos de roda, fora que vc divide o esforço em 2 pivos no lugar de um.
Vou procurar as fotos em casa e depois coloco elas aqui...
Tenho em DWG, se quiser me passa teu e-mail que encaminho o arquivo.
Hoje se eu fosse fazer outro, eu mudaria algumas coisas, pois o protótipo sempre apresenta algumas dificuldades, mas estou rodando direto com o Jeep e nem precisei mais colocar o amortecedor na barra de direção para tirar aquela maldita vibração.
Quanto a ligação de uma barra para cada roda, eu não senti problemas, pois os carros de linha também trabalham assim. Derrepente numa trilha de velocidade pode atrapalhar a dirigibilidade, mas eu preferi montar assim para não precisar enjambrar nada nos cubos de roda, fora que vc divide o esforço em 2 pivos no lugar de um.
Vou procurar as fotos em casa e depois coloco elas aqui
Quanto a ligação de uma barra para cada roda, eu não senti problemas, pois os carros de linha também trabalham assim. Derrepente numa trilha de velocidade pode atrapalhar a dirigibilidade, mas eu preferi montar assim para não precisar enjambrar nada nos cubos de roda, fora que vc divide o esforço em 2 pivos no lugar de um.
Nem esquenta com minha resposta lá em cima, até porque a direção original é parecida com a sua, neste aspecto. Só não entendi direito o negócio com os cubos de roda.
É isso mesmo, optei em não colocar a barra para não precisar soldar ou enjambrar nada nestes braços, pois fiquei meio cabreiro em colocar solda ou inverter os cones, pois vai que tempera e enfraquece o munhão.
Ola se alguem puder me ajudar.coloquei setor de santana e quando viro o volante para direita vai numa boa mas quando viro pra esquerda começa a travar a bomba e a correia fica gritando.
SE ALGUEM SOUBER O QUE TEM DE ERRADO ME AJUDE.
Amigo, acho que quando vc vira para esquerda força a bomba.Provavelmente por falta de curso nesse sentido.
Verificou se quando o veículo está com as rodas em linha, o setor está na metade do curso?