Na verdade a minha intenção é criar um dispositivo fácil de ser executado.
Este perfil em “u” com as guias é uma peça muito fácil de ser feita, eu desenho no cad e mando para uma firma que corta ela no laser com uma precisão fantástica e já vem dobrada de acordo com minhas especificações.
Quanto à sujeira no rasgo, acredito que se for barro ou poeira o pino guia empurra fácil, mesmo porque pretendo deixar uma folga de mm entre a bucha e a guia para que a bucha só seja exigida realmente em tenções extremas, não seria necessária nem a lubrificação.
O intuito do sistema é somente evitar a quebra da direção e não apóia-la permanentemente.
No sistema com barras se não houver guarda pó o mesmo ocorre, a bucha vai acabar limpando a barra na marra.
Outra vantagem seria a manutenção, solta a porca troca as buchas, tá novo.
No caso de uma pedra, acredito que se a frente estiver socada no barranco pode ser realmente um problema mas a hipótese de ocasionalmente uma entrar certinho e oferecer resistência a ponto de travá-la acho remota, a força aplicada neste ponto é muito grande.
Comparativamente seria o caso de uma pedra travar a correia do motor, caso raro de acontecer.
Acredito que a simples colocação de uma placa na frente do conjunto resolva.
O que vcs acham???