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  • #1
    Usuário Avatar de Markito Amato
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    Olá, pessoal! Tudo bem?!

    Meus dois cents...

    Antes de mais nada, não aconselho a rodar com o jipe no dia-a-dia com o snorkel conectado ao filtro de ar!

    Isso é quase a mesma coisa que enfiar um canudo em cada narina e ficar respirando o dia inteiro por meio deles. À noite, uma "ligeira" dor nos pulmões e um grande cansaço estarão garantidos!

    Coisa similar acontece com o motor. Como esse não foi projetado para funcionar com uma captação de ar tão restrita, o rendimento cai e o consumo aumenta. Além disso, em alguns casos, o filtro de ar fica completamente "babado" de óleo proveniente do respiro do cárter. Enfim, não é uma boa idéia!

    Bom, de qualquer forma, antes de retitar todos os repiros do sistema de snorkel, cheire o filtro de ar. Como o óleo do motor tem um odor completamente diferente dos óleos das caixas e diferenciais, fica fácil descobrir de onde o mesmo saiu.

    Digamos que, pelo "perfume ácido-enjoativo", o óleo tenha vindo das caixas. Aí sim, retire os respiros do sistema e conecte os mesmos em algum lugar onde o vácuo gerado pela admissão seja bem mais fraco.

    Por outro lado, se o óleo for do motor mesmo, o problema está no próprio snorkel. Nesse caso, ou a tubulação deve ser redimensionada, ou o mesmo deve ficar desconectado no dia-a-dia.


    Abraços,
    Markito Amato
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    Atelier Zé Bigorna - Cutelaria e Forjaria Artística

  • #2
    Usuário Avatar de CJ 60
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    Faalaa Markito..

    Intaum kra... vmos discutir mais isso. .. será que se usar alguma coisa parecida com a caixinha que vende no donatti dos respiros do diferencial, coloca-la dentro da cabine será que vai ficar cheirando oleo lá dentro? ai poderia colocar os respsiros da caixa de transf. e diferencial, de óleo da tampa de valvulas e do respiro do motor (no meu caso , pois tenho o bf161).. ai o filtro fica somente para o motor msmo, e so ligando o filtro no snorkel numa eventual trilha em que tenha que se passar com o carro na água (logico né.. ia passar onde com snorkel. :P )...

    []'s
    =======
    Wilson

  • #3
    Citação Postado originalmente por CJ 60
    Faalaa Markito..

    Intaum kra... vmos discutir mais isso. .. será que se usar alguma coisa parecida com a caixinha que vende no donatti dos respiros do diferencial, []'s
    realmente o markito é a pessoa certa pra te responder , vc notou a "semelhança" do "kit" da donatti com um que o Markito bolou a um tempão atraz e colocou no www.uor.com.br ??

  • #4
    Usuário Avatar de Markito Amato
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    Salve, pessoal! Tudo legal?!

    Nossa, que desenterrada!!!
    Esse esquema que está no site do Alex, o UOR, tem tempo, hein?! Acho que fiz aquilo em 95 ou 96 para um JPX que tive. Funcionava que era uma beleza!

    Eu só não acho legal colocar a central dos respiros dentro do jipe. Apesar de ficar mais protegida, o cheiro do óleo das caixas é ruim demais e com certeza vai incomodar um bocado. Por isso, acho mais interessante deixar tudo dentro do cofre do motor mesmo. E se possível na parte mais alta dele.

    Por outro lado, uma idéia que acho interessante é colocar um "respiro mestre" (com capuchinho e tudo) dentro do próprio snorkel, lá em cima, perto da entrada de ar do mesmo. Daí, basta conectar a mangueira desse aos outros repiros ou, então, à central de respiros. Como o vácuo é fraco nesse local, não há risco do óleo ser sugado, até porque, no dia-a-dia o snorkel estará desligado, né?!

    Eu arriscaria dizer que esse esquema pode funcionar numa boa também para os respiros do BF 161. Aliás, o meio ambiente agradeceria, pois estaria criada assim uma espécie de válvula PCV Tabajara Plus para esse motor!


    Abraços,
    Markito Amato
    Defender 90 "Pandora"
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  • #5
    Usuário Avatar de CJ 60
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    Desculpe a ignorancia... .. mais capuchinho? que é isso?.. vc quer dizer passar as mangueiras desses respiros por dentro da mangueira do snorkel é isso? manda um esboço pra gente ai vai...

    []'s
    =======
    Wilson

  • #6
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
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    E aí pessoal

    Hoje dei uma olhada no sistema do snorkel para tentar descobrir de onde veio o óleo p/ o filtro.
    Era realmente óleo do motor e me pareceu que veio da mangueira que conecta com a vareta do óleo .

    Limpei tudo de novo, isolei esta mangueira do sistema, e agora vou andar um pouco p/ teste. Dou notícias .

    OBS: Vou andar depois que resolver o esquema da ventoinha devoradora de radiador .
    Um abração
    CJ5 66 4.1 MPFI, CX C10,Spoa, Vj910 35, eixos Rural.
    F75 66 4.1 MPFI, CX Band,Spoa, BF 33, carroceria Kia.
    Rural 66 2.5 maxxion, diesel, ar cond...

  • #7
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
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    E aí pessoal
    Hoje conversando com um mecânico falei que o snorkel estava sendo "lubrificado" por óleo que vinha da mangueira que conectava o cano da vareta e ele me disse que p/ sair óleo por ali é porque tem algum problema no motor, como anéis .
    Fui fazer um teste e acelerando o BF, com o mão sobre o caninho onde vai o vareta nota-se que respinga bastante óleo na mão. Será que é um problema mesmo ou é normal .
    se alguém se habilitar a fazer o teste...
    Um abração
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  • #8
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
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    E aí pessoal

    Resolvi ressuscitar o tópico p/ dar notícias do snorkel.

    Após rodar 400Km com a mangueira que ligava o tubo da vareta do óleo ao snorkel desconectada, não entrou mais óleo no filtro 8) .

    Será que alguma alma caridosa deste fórum que use BF 161 se habilita a fazer o teste proposto na mensagem anterior.

    []s preocupados com a saúde do BF
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  • #9
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Fala Alexandre,

    Tô indo pra terrinha na sexta-feira... FÉRIAS GRAÇAS A DEUS!!! Se não tiver muito ocupado, no findi passo aí pra gente dar uma fuçada nos cjs, tô cheio de coisa pra mudar no meu, se quiser dar uns palpites E aí podemos fazer o teste também.. quero ver o snorkel que tu fez, tô pensando em copiar só que tenho que ver por onde atravessar o tubo na carroceria

    [ ]´s
    Land Rover Freelander 2 HSE 2008

    "Hold my beer and watch this"

  • #10
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
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    Citação Postado originalmente por Keko - CJ5
    Fala Alexandre,

    .. quero ver o snorkel que tu fez, tô pensando em copiar só que tenho que ver por onde atravessar o tubo na carroceria

    [ ]´s
    Aí vai o caminho, já mandei por MP pro Wilsom .

    E aí Wilsom, não vai postar as fotos de como esta ficando o snorkel

    []s orgulhosos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Snorkel "Alternativo"-foto_002_113.jpg   Snorkel "Alternativo"-foto_001_585.jpg  
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  • #11
    Usuário Avatar de CJ 60
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    Aí vai o caminho, já mandei por MP pro Wilsom .

    E aí Wilsom, não vai postar as fotos de como esta ficando o snorkel

    []s orgulhosos
    Poxa Alexandre... akele dia me entretive com outras coisas e acabei eskecendo de postar as fotos , mais hj a noite sem falta coloco aki pro pessoal....
    =======
    Wilson

  • #12
    Usuário Avatar de CJ 60
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    Alexandre, Keko.. allzão q interessar...

    aki as fotos do xerox do snorkel do cj do Alexandre, o local onde vai ficar o tubo, a parte da caarroceria, etc etc etc..
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Snorkel "Alternativo"-jeep_011.jpg   Snorkel "Alternativo"-jeep_013.jpg   Snorkel "Alternativo"-jeep_015.jpg  
    =======
    Wilson

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