Olá, pessoal! Tudo bem?!
Meus dois cents...
Antes de mais nada, não aconselho a rodar com o jipe no dia-a-dia com o snorkel conectado ao filtro de ar! :!:
Isso é quase a mesma coisa que enfiar um canudo em cada narina e ficar respirando o dia inteiro por meio deles. À noite, uma "ligeira" dor nos pulmões e um grande cansaço estarão garantidos!
Coisa similar acontece com o motor. Como esse não foi projetado para funcionar com uma captação de ar tão restrita, o rendimento cai e o consumo aumenta. Além disso, em alguns casos, o filtro de ar fica completamente "babado" de óleo proveniente do respiro do cárter. Enfim, não é uma boa idéia! :cry:
Bom, de qualquer forma, antes de retitar todos os repiros do sistema de snorkel, cheire o filtro de ar. Como o óleo do motor tem um odor completamente diferente dos óleos das caixas e diferenciais, fica fácil descobrir de onde o mesmo saiu. :wink:
Digamos que, pelo "perfume ácido-enjoativo", o óleo tenha vindo das caixas. Aí sim, retire os respiros do sistema e conecte os mesmos em algum lugar onde o vácuo gerado pela admissão seja bem mais fraco.
Por outro lado, se o óleo for do motor mesmo, o problema está no próprio snorkel. Nesse caso, ou a tubulação deve ser redimensionada, ou o mesmo deve ficar desconectado no dia-a-dia. :wink:
Abraços,