É a mesma história dos mecânicos de fundo de quintal que retiram peças dos carros pq dizem q "não precisa"... as montadoras gastam um monte pra criar a peça, e o "coreano" tira ela... o carro funciona, mas fica uma bosta, e a maioria das vezes o dono não percebe pq nossas bostas de carros não vem com "sensor" de consumo.
Um carro com injeção adaptada vai funcionar... mas dificilmente vai ficar boa como a maioria imagina.
O que a gente fala aqui não é pra dar uma de "o sábio", é pro amigo que está querendo gastar uma baita grana pensar bem com calma sobre o assunto e fazer sua pesquisa própria antes de abrir o bolso.
Fórum dificilmente é uma fonte de informação confiável, então eu acho q não podemos dar uma informação assim que comprometa o bolso dos outros, tipo "vai lá, gasta 5 mil reais numa injeção que é barbada e vai ficar ótimo pq eu li em outro fórum q funciona"
E não é só a questão do dinheiro também.
Uma injeção não se regula em 1 dia no dinamômetro... e nenhum vendedor vai ficar disponivel 1 mes inteiro pra regular o teu carro.
Acertar uma injeção requer muito conhecimento e tempo de rodagem. Se o amigo não tem isso, é melhor usar um carburador que ja vem acertado de fábrica.
Concordo que fazer o motor funcionar no seu 100% de rendimento é complicado, mas hoje os carburados tem que %? Uma injeçao de mapa bi-dimensional (RPM X angulo borboleta) tipo a HIS de R$ 500,00 é muuuuito mais eficiente, mas muuuuuuuito mais que qualquer coisa que já saiu da Weber ou da Solex.
Quase todo carburador usa sensores mecânicos de pressão atmosférica, pressão no coletor, aceleração, etc, pra corrigir a mistura.
Também não to defendendo o carburador, eu acho carburadores VELHOS uma bosta mesmo... mas se é pra gastar, compra um carburador ZERO km e seja feliz.