Postado originalmente por
Walnei Boteon
Fernandão,
Os feixes de 1,30m são da pick up, sim, como disse o fugger. Quando montei a suspensão ainda tava com o cambio 260F e posicionei as molas sem a preocupação com o tamanho do power train. Fiz como o Ramiro disse que tinha feito no Devasso: posicionei os suportes fixos dos feixes bem no final da parte plana das longarinas. Dá pra ver esse detalhe nas fotos que postei. Como fiz SPOA, meus feixes foram desarqueados para ficarem planos, o que aumenta um pouco o tamanho, mas devo ter aumentado o chassis na mesma medida que o Guto, uns 250mm na traseira. Amanhã confirmo essa medida e posto aqui

.
Não sei que tamanho fica esse conjunto 4.9i + C4, mas acho que tbm é bem grande. Nas fotos que postei agora dá pra ver o que tive que fazer para colocar o GM L6 + ZF4HP22. Não ia caber sem refurar a mola. Outras opções seriam:
1) alongar mais ainda o chassis e deslocar todo o feixe para tras. Acho que ia ficar muito comprido e desproporcional.
2) alongar capu e para lamas e puxar grade e motor bem pra frente. Acho que a carroceria ia ficar muito bicuda e desproporcional e o motor ia ficar muito em cima do eixo dianteiro. A distribuição de peso ia ficar prejudicada com todo o peso do motor no eixo dianteiro e correria o risco da bolota bater no carter do motor.
A solução que encontrei foi refurar a mola e verificar na prática se ela não vai quebrar no furo original. Para diminuir a possibilidade de quebra, antes de refurar eu desloquei um pouco as lâminas, de maneira que os furos originais ficassem deslocados. Mas como disse, só vou saber o resultado na prática

... Com essa solução que eu encontrei, ganhei de brinde um belo angulo de saída, quase 90º, e um visual bem legal, parecido com os jipes equipados com suspensões mais elaboradas (com link's e molas helicoidais)

...
Acabei deslocando tbm o eixo dianteiro, mas foi por opção. Para ganhar angulo de ataque e pelo visual mais proporcional. No eixo dianteiro não refurei a mola, refurei a sapata e placa.
Vc está certo em pensar bastante antes de sair soldando tudo. Já soldei muita coisa e depois tive que esmirilhar tudo e refazer

... mas reforma de jipe é assim mesmo, haja eletrodo

...
[]'s