Vou aproveitar o tópico e trazer uma dúvida que tenho sobre o sistema que estou instalando.
Tenho atualmente um sistema com freio a disco na frente e lonas na traseira, cilindro mestre VW + servo, e pedaleira suspensa. Estou colocando um sistema com pinças duplas na frente e repassando o atual disco para a traseira, e planejando utilizar o famingerado sistema em 'X' - até aí, tudo bem.
O problema começa quando li sobre as variações de cilindros mestres (simples/duplo, com/sem válvulas embutidas, com deslocamento diferenciado entre as câmaras, etc) e resolvi abrir o capô para dar uma boa olhada no cilindro mestre e nas conexões, visando verificar qual era o cilindro que eu possuo.
O que constatei foi uma gambiarra sem tamanho (ver imagem anexada): contrário a qualquer bom senso, as saídas estão distribuídas desta forma:
1) Em vermelho, vai para a roda dianteira ESQUERDA.
2) Em azul, para as DUAS rodas TRASEIRAS.
3) Em verde, para a dianteira DIREITA.
Ou seja: pelo que entendi, uma câmara do cilindro mestre está para a roda dianteira direita, e a outra está tanto para a dianteira esquerda quanto para as traseiras.
Eu até achei que tinha me enganado, que não poderia ser isso, mas infelizmente tive um forte indício que o sistema está assim mesmo por um problema que já me ocorreu: há algum tempo, uma ruptura na tubulação de freio traseira fez com que o jipe precisasse ser segurado "no muque" para não "voar" para a direita, quando precisei fazer uma freada mais forte. Outra coisa interessante é que o jipe está puxando levemente para a direita, em freadas mais fortes, mas nunca fui atrás pois o problema porque não chegou a ser um incômodo.
Bom, mas voltando à prática: alguém saberia me dizer onde consigo encontrar um PN sobre este cilindro mestre, ou mais informações sobre como ele funciona? A única coisa que encontrei nele até agora foi o logotipo da VW e da Audi, e o "29" escrito ali do lado. Procurei sobre o servo também (que tem o logotipo da ATE), mas nada de encontrar informações sobre o PN (no site deles, que não funcionou muito bem, não achei nada sobre esses códigos).
Se alguém souber o que significa, os números que encontrei no servo são:
1) Em vermelho, vai para a roda dianteira ESQUERDA.
2) Em azul, para as DUAS rodas TRASEIRAS.
3) Em verde, para a dianteira DIREITA.
Leonardo, a saida superior se nao me engano não é para tubulação, impossível um cilindro mestre ter 3 saídas. Ou estou muito enganado, ou essa conexão é do sangrador, não do tubo. IMHO, vc deve utilizar frente e tras, e não em X, pois se vc tiver que ajustar a pressão com uma valvula proporcionadora, por exemplo, como vc faria? Pense nisso!
Bem, partindo da premissa de sua vrificação, está simples resolver o problema.
O Azul e o Vermelho devem ser a linha dianteira, com circuitos independentes das rodas;
O verde deve ser a linha trazeira.
A válvula que vemos ali é a eqüalizadora, para que não trave o roda trazeira em uma freiada brusca.
Aquele parafuso que aparece no quadro verde, tem relação com o sistema de funcionamento do cilindro. (uma espécie de limitador/trava)
Cacá!
Pela foto, parece ser um cilindro da linha VW, com 4 saídas, mais uma foi usada para a cebolinha da luz de freio.
Devido ao dimensionamento das peças do sistema de freio na roda, é um pouco complicado a ligação em "X" nos Jeeps. (não é impossivel).
Ferifique cuidadosamente como está as ligações dos circuitos de seu jeep caro Leonardo L., pois acho que não está da forma que citou (pelo menos não poderia estar).
Seguem algumas considerações sobre o que foi comentado:
Postado originalmente por Cacá
Leonardo, a saida superior se nao me engano não é para tubulação, impossível um cilindro mestre ter 3 saídas. Ou estou muito enganado, ou essa conexão é do sangrador, não do tubo.
Postado originalmente por Kim
O Azul e o Vermelho devem ser a linha dianteira, com circuitos independentes das rodas; [..] O verde deve ser a linha trazeira. [...] Ferifique cuidadosamente como está as ligações dos circuitos de seu jeep caro Leonardo L., pois acho que não está da forma que citou (pelo menos não poderia estar).
Não sei se me expressei direito, mas reitero o que disse antes: o sistema realmente está do jeito que comentei. Inclusive, achei que aquela saída atrás (em verde) era para as rodas traseiras, mas não é. Já chequei e rechequei, especialmente para ter certeza que realmente não estava tendo um lapso no raciocínio e para não falar besteira.
Sei que é difícil de acreditar... talvez tirando foto de todo o sistema desse para visualizar melhor a "cagada", mas acho falando já dá pra perceber que alguém não teve muito entendimento do que estava fazendo na hora que montou o sistema...
A válvula que vemos ali é a eqüalizadora, para que não trave o roda trazeira em uma freiada brusca.
Poisé.. também pensei o mesmo. O que me espanta é que esta saída é usada para a roda DIANTEIRA direita.
Aquele parafuso que aparece no quadro verde, tem relação com o sistema de funcionamento do cilindro. (uma espécie de limitador/trava)
Pela foto, parece ser um cilindro da linha VW, com 4 saídas, mais uma foi usada para a cebolinha da luz de freio.
É verdade, provavelmente é isso mesmo! O que não entendo ainda é porque este CM tem cada saída é virada para um lado totalmente diferente, e algumas com um certo ângulo.
Na verdade, a minha maior dúvida aqui é:
1) De que carro é esse cilindro mestre?
2) Os dois compartimentos do cilindro mestre tem o mesmo volume?
O item número 2 é especialmente importante para um sistema em 'X', que é o que pretendo utilizar...
O item número 1 é importante porque, se precisar fazer manutenção do CM, é um pouco difícil passar numa mecânica VW para perguntar... eles estão acostumados a olhar o carro para procurar a peça, e não o contrário!
Postado originalmente por Cacá
IMHO, vc deve utilizar frente e tras, e não em X, pois se vc tiver que ajustar a pressão com uma valvula proporcionadora, por exemplo, como vc faria? Pense nisso!
Na verdade, já pensei... até onde entendi (e pesquisei), seria só colocar uma válvula para cada roda traseira, depois dos divisores ("T"s) que fariam a distribuição para cada roda.
Aliás, válvula limitadora e não proporcionadora, porque eu terei freios a disco atrás também.
Devido ao dimensionamento das peças do sistema de freio na roda, é um pouco complicado a ligação em "X" nos Jeeps. (não é impossivel).
Como o meu Jeep vai ter disco nas 4 rodas, todas peças são VW, e todo o sistema de freio vai ser refeito do zero (tubulações, flexíveis, etc)... nada como aproveitar mais uma boa idéia deles.
Bem, já que revisou os circuitos e, constatou que está mesmo com a uma dianteira no circuito traseiro, vamos lá...
Desmanche tudo, deixando a válvula equalizadora no lugar, ligue as duas rodas dianteiras na ponta (azul e vermelho) e o circuito traseiro onde se encontra a válvula equalizadora.
Assim que deve ser.
Para colocar o sisteme em "X", compre um par de válvulas nova (para não haver diferença de pressão, bem como diferença em seu funcionamento).
Ligue a roda dianteira direita em uma saída e na mesma câmara, a traseira esquerda.
Na outra câmara, ligue a dianteira esquerda e a traseira direita.
Ambas as traseiras com a válvula.
Lembre-se que terá que passar a luz de freio para um interruptor no pedal, pois terá que retirar o que ali se encontra (como se ve na foto).
Pela literatura que postarei, as câmaras tem volumes diferentes.
Desmanche tudo, [...] Para colocar o sisteme em "X", [...]. Ligue a roda [...] Na outra câmara, [...] Ambas [...] Lembre-se que terá que passar [...]
Certo, obrigado pelo procedimento..
Na verdade, acho que não me expressei direito mesmo: a minha dúvida é sobre este cilindro mestre, não sobre como fazer, nem sobre como funcionam os freios.
Além disso, farei um pouco diferente do jeito que você comentou, buscando manter o sensor de luz de freio numa das saídas, e talvez tampando a saída de cima (vermelha) do cilindro mestre (vou utilizar dois "T"s para fazer a distribuição).
Estou até cojitando um outro sensor de freio na saída vermelha, para aferir se os dois sistemas estão com pressão. 8-)
Pela literatura que postarei, as câmaras tem volumes diferentes.
Onde? Não encontrei em lugar nenhum.
Além disso, no sistema cruzado - que é muito utilizado pela VW - as câmaras não deveriam ter o mesmo volume?
A minha dúvida surgiu em outro post aqui do fórum, quando o Leopoldo comentou que podem existir "várias variações" de cilindros mestres. Seguindo o mais óbvio, que este CM é VW e a VW usa o sistema cruzado, acredito que esse deve ter volume igual para as duas câmaras - mas eu só queria ter certeza antes de montar.
Na literatura que postei, encontra referencias (principalmente no que está em inglês), que a câmara próxima ao hidrovácuo é maior do que a que fica mais distante.
Não no diâmetro do cilindro, mais na profundidade, da seguinte forma:
Acionando o pedal de freio, aciona primeiro a câmara próxima ao servo, e em seguida a segunda câmara.
Eu sempre achei que funcionavam concomitantemente, mais não é.
Nos cilindros de freio de uma saída só, com freio a tambor, há uma válvula que não deixa retornar todo o fluído, para que assim não tenha que ficar bombando freio. (só uma curiosidade, não é relevante ao nosso assunto).
Como já escrevi, acho que o cilindro que tem é da linha VW, mais se entrar nos sites da TRW, Varga, Bendix, talvez encontre a numeração que postou.
Como montará uma configuração com freio a disco nas quatro, terá que procurar um cilindro de freio que não deixe o pedal de freio duro (quanto maior o diâmetro, mais pesado o pedal, quanto menor, mais leve o pedal, porém muitas vezes terá que pisar mais de uma vez)
Vou colocar o meu problema aqui novamente, de uma maneira mais simples:
1) Meu cilindro mestre é VW (certeza disso, pois tem um logotipo bem visível da VW/Audi do lado esquerdo), mas não consigo encontrar numeração dele - só um 29 do lado direito, e o tal logotipo do outro.
2) A numeração que encontrei (no post acima) está no servo, que tem um logotipo da ATE. Já consultei o site da ATE sobre estes números, e nenhum bateu (nem chegou perto). Percebi que site só tem o catálogo dos produtos atuais, não antigos.
3) Gostaria de informações precisas sobre o CM, por isso estou atrás destes dados: ou seja, de onde eu poderia encontrar o PN dele (algum cantinho escondido na carcaça?) ou se tem como aproximar através do servo, ou de alguma característica física (posição das saídas, tamanho, etc...).
Agradeço qualquer ajuda neste sentido.
Kim,
Realmente agradeço a sua ajuda, mas a minha questão aqui é: posso usar esse cilindro com o sistema em X? Já tentei estas vias, pesquisei muito no fórum e na internet (google, ate, trw, ...) antes de fazer esta pergunta.. não está me parecendo algo fácil de responder, infelizmente..
Felizmente, a resposta PARECE ser sim, mas a certeza é o que busco. Apesar de que estou inclinado a usar o CM mesmo assim e testar, porque acho que não vou conseguir ter esta certeza tão cedo...
Sobre o funcionamento.. bom, ambos aqui estamos conjecturando: enquanto não tiver alguma informação precisa sobre o CM (como o PN) e suas características volumétricas/funcionais (além do fato dele ser duplo e VW), não dá pra tirar conclusões. Mesmo porque, se o funcionamento das câmaras fosse diferente (conforme você colocou), acredito que este cilindro não poderia ser usado no sistema em "X", certo?
Sobre bombar várias vezes, como já falaram em outro tópico, isto é um problema relativo ao desalinhamento do disco, se não me engano associado a problemas com os rolamentos.
Fala galera!! não tinha idéia de quanta discussão esse tópico iria render...
muito bom.
Somente agora que consegui comprar um kit de freio a disco dianteiro, e meu mecânico vai instalar. No entanto, não gostaria de mexer na posição da coluna da direção, já que nesse meio tempo consegui colocar o kit de direção do santana sem alterar a posição original do volante.
Minhas dúvidas são:
PRIMEIRA:
Teria como colocar pedaleira suspensa mantendo o cano da coluna na posição original ou teria que modificar a inclinação da coluna gerando mais uma adaptação...
SEGUNDA:
Haveria uma maneira de manter os pedais originais e adaptar um servofreio para auxiliar o sistema?