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  • #1

    motor de opala com o câmbio original do jeep




    Tenho no meu Jeep um conjunto de motor original e cambio 3 marcha, sendo que no carnaval o motor começou a sujar velas, pensei em retificar, mais preferir colocar o do Opala, desta forma tive que ler muito para saber bem sobre o detalha de adaptação, pois realmente é muito gratificante ter um fórum como esse, as minha duvidas foram quase todas esclarecida, desta forma gostaria de saber se a idéia abaixo está correta.

    1. Quando se usa o motor de opala com o câmbio original do jeep você pode usar o disco de embreagem original do opala, desde que o eixo piloto do câmbio seja o do opala.
    Resumo. Vou colocar um Flange entre a caixa seca do opala e a minha caixa 3 marcha, sendo que o eixo piloto da minha caixa não vai encaixar na embreagem do Opala que está dentro da caixa seca vou ter que trocar o eixo abaixo(foto em anexo).



    2. Se o eixo piloto do câmbio for o original do jeep você deve usar um disco de embreagem próprio para essa adaptação que é um disco do opala, mas com o encaixe na medida correta para o eixo piloto do câmbio do jeep.
    Resumo. Existe uma embreagem especial que coloca na caixa seca que não vai precisar mexer no eixo piloto da caixa de 3 marcha.


    Em conversa com um estabelecimento de 4x4 em São Paulo, fui orientado a comprar direto com eles uma caixa seca já adaptado por R$350,00, pois deste modo não precisarei colocar o FLANGE e nem mexer no eixo piloto, pois ele também vendem a embreagem adaptada por R$81,00, desta forma fica show de bola, apenas precisarei saber se minha caixa de 3 marcha é seca ou sincronizada, mais não para por ai.... vou precisar colocar:
    • Pedaleira do Opala;(por causa da embreagem)
    • Acelera da Uno (por causa do carburador)
    • Colocar o cilindro mestre da F100, (por causa da pedaleira)
    • Mudar a entrada de água do radiador;(mais para esquerda por causa do bloco do Opala)
    • Comprar o grafo, plator e rolamento do Opala.
    • E outras coisas....





    Com todo esse resumo, qual adaptação que é a mais eficaz? Faltou alguma coisa? Quero começar essa brincadeira logo, mais quero ter certeza das coisas.

    Obrigado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -opala-1a.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de Gustavo de Olliveira
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    Amigo BUICA , neste tipo de adaptação por aqui nós utilizamos a embreagem do opala, para isso corta se o eixo piloto original e solda se a ponta do eixo piloto do opala ( observe que distancia deverá ser precisa e a solda deve ser feita de preferencia num torneiro que sabe fazer um trço que aguenta e depois "alizar" a peça ) , quanto as outras adaptações que citou , vc tambem deve fazer , aproveite e coloque o servofreio (ou hidrovacuo) do opala com o cilindro mestre da D20, tem 3 modelos e um deles se encaixa perfeitamente no burrinho mestre da D20,
    OBS , na compra da pedaleira no ferro velho peça o conjunto completo , ou seja, pedaleira e suporte do hidrovácuo que eles se encaixam ( é mole mole )

  • #3
    Usuário Avatar de Rafael Kuzma
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    Coloca logo a caixa do Chevettão!!!

    Veja a minha que beleza que ficou..



    Desculpem pela Poeiraaa
    mas mesmo limpando ela sempre volta para as coisas que estão paradas ( que triste isso)

    []'s!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -jeep2007-017.jpg  
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  • #4
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Buica
    Eu usava disco do opala , porém com o miolinho entalhado do jeep. Nunca deu pau. E, qq torneiro faz.
    Só mudei quando adaptei clark de F-1000

  • #5
    Citação Postado originalmente por Rafael Kuzma Ver Post
    Coloca logo a caixa do Chevettão!!!

    Veja a minha que beleza que ficou..
    Rafael, esse é o kit deeptec?

    Buica,
    Realmente, colocando a caixa do Chevette vc ganha em qualidade e escalonamento. Porém, como nada é perfeito, ao invés de gastar 350 com a flange, vc vai gastar uns 510,00 do flange chevette x t-case (no mínimo)+ modificações. Se estou certo, a caixa do chevette é plug-and-play na capa seca do opala, e a embreagem pode ser a de qualquer um dos dois. Quanto às outras modificações, são quase todas boas, mas encontrar o cilindo-mestre da F100 pra vender é f***...

  • #6
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    Citação Postado originalmente por buica Ver Post


    • Pedaleira do Opala;(por causa da embreagem)
    • Acelera da Uno (por causa do carburador)
    • Colocar o cilindro mestre da F100, (por causa da pedaleira)

    Obrigado.
    Essas modificações não são necessárias, ficaria melhor, porém não é necessário.

    []s


    Peleje

  • #7
    Usuário Avatar de Rafael Kuzma
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    Ola.
    Não é o Kit da Deep tech
    Esse foi feito aqui em curitiba.
    O tesão é que não é feito solda alguma no eixo piloto!
    sem danifiar a tempera dos materias!!


    []´s
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  • #8

    kit

    Citação Postado originalmente por Rafael Kuzma Ver Post
    Ola.
    Não é o Kit da Deep tech
    Esse foi feito aqui em curitiba.
    O tesão é que não é feito solda alguma no eixo piloto!
    sem danifiar a tempera dos materias!!


    []´s
    Qual o custo desse kit? Quem fabrica? Onde encontro?
    Despertou interesse

  • #9
    Se eu colocar um motor de Opala com caixa de Chevette vai ser mais facil a adaptação?

  • #10
    Prezados mestres bom dia
    Desculpem a minha ignorancia no assunto mas necessito de ajuda!
    Estou com um problema na montagem de meu cj3a. Reformei o meu jeeponga com um motor de opala 4cc, cambio original 3 marchas (1 seca) com pedaleira suspensa. Já estou andando com a viatura porém estou com receio de colocar na lama devido a ausencia da chapa inferior da caixa seca ( o volante da embreagem fica exposto). Comprei num ferro velho a chapa inferior da capa seca do opala 4 cc, porém a mesma não serve (fica grande).
    Como devo proteger este volante? Posso deixa-lo assim exposto? Se não qual chapa inferior serveria?
    Agradeço antecipadamente

  • #11
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    Citação Postado originalmente por buica Ver Post
    Se eu colocar um motor de Opala com caixa de Chevette vai ser mais facil a adaptação?
    Plug and play! Pesquise no fórum que vai achar detalhes sobre isso, tem alguns jeeps rodando assim.

    []s


    Peleje

  • #12
    Usuário Avatar de lucciano amaral
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    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Buica
    Eu usava disco do opala , porém com o miolinho entalhado do jeep. Nunca deu pau. E, qq torneiro faz.
    Só mudei quando adaptei clark de F-1000
    Amigo vc usa o motor de opala com cambio da f1000, entao eu to usando cambio original tres marchas com motor de opala, mas sinto que o jeep fica preso, força muito o cambio, entao to querendo colocar o cambio da f1000, vc teria fotos da sua adaptação e poderia me dar umas dicas do que vou ter que fazer de adaptação? abraçoe e valeu
    Rural 1965 4x4 diesel maxion hsd f1000 1997 turbo intercoole
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=39444

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