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Hybrid View

  • #1

    motor de opala com o câmbio original do jeep




    Tenho no meu Jeep um conjunto de motor original e cambio 3 marcha, sendo que no carnaval o motor começou a sujar velas, pensei em retificar, mais preferir colocar o do Opala, desta forma tive que ler muito para saber bem sobre o detalha de adaptação, pois realmente é muito gratificante ter um fórum como esse, as minha duvidas foram quase todas esclarecida, desta forma gostaria de saber se a idéia abaixo está correta.

    1. Quando se usa o motor de opala com o câmbio original do jeep você pode usar o disco de embreagem original do opala, desde que o eixo piloto do câmbio seja o do opala.
    Resumo. Vou colocar um Flange entre a caixa seca do opala e a minha caixa 3 marcha, sendo que o eixo piloto da minha caixa não vai encaixar na embreagem do Opala que está dentro da caixa seca vou ter que trocar o eixo abaixo(foto em anexo).



    2. Se o eixo piloto do câmbio for o original do jeep você deve usar um disco de embreagem próprio para essa adaptação que é um disco do opala, mas com o encaixe na medida correta para o eixo piloto do câmbio do jeep.
    Resumo. Existe uma embreagem especial que coloca na caixa seca que não vai precisar mexer no eixo piloto da caixa de 3 marcha.


    Em conversa com um estabelecimento de 4x4 em São Paulo, fui orientado a comprar direto com eles uma caixa seca já adaptado por R$350,00, pois deste modo não precisarei colocar o FLANGE e nem mexer no eixo piloto, pois ele também vendem a embreagem adaptada por R$81,00, desta forma fica show de bola, apenas precisarei saber se minha caixa de 3 marcha é seca ou sincronizada, mais não para por ai.... vou precisar colocar:
    • Pedaleira do Opala;(por causa da embreagem)
    • Acelera da Uno (por causa do carburador)
    • Colocar o cilindro mestre da F100, (por causa da pedaleira)
    • Mudar a entrada de água do radiador;(mais para esquerda por causa do bloco do Opala)
    • Comprar o grafo, plator e rolamento do Opala.
    • E outras coisas....





    Com todo esse resumo, qual adaptação que é a mais eficaz? Faltou alguma coisa? Quero começar essa brincadeira logo, mais quero ter certeza das coisas.

    Obrigado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -opala-1a.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de Gustavo de Olliveira
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    Amigo BUICA , neste tipo de adaptação por aqui nós utilizamos a embreagem do opala, para isso corta se o eixo piloto original e solda se a ponta do eixo piloto do opala ( observe que distancia deverá ser precisa e a solda deve ser feita de preferencia num torneiro que sabe fazer um trço que aguenta e depois "alizar" a peça ) , quanto as outras adaptações que citou , vc tambem deve fazer , aproveite e coloque o servofreio (ou hidrovacuo) do opala com o cilindro mestre da D20, tem 3 modelos e um deles se encaixa perfeitamente no burrinho mestre da D20,
    OBS , na compra da pedaleira no ferro velho peça o conjunto completo , ou seja, pedaleira e suporte do hidrovácuo que eles se encaixam ( é mole mole )

  • #3
    Usuário Avatar de Rafael Kuzma
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    Smile

    Coloca logo a caixa do Chevettão!!!

    Veja a minha que beleza que ficou..



    Desculpem pela Poeiraaa
    mas mesmo limpando ela sempre volta para as coisas que estão paradas ( que triste isso)

    []'s!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -jeep2007-017.jpg  
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    Troller 2001 2.8 37"/Ekron/Truetrack x2/lift 3"/

  • #4
    Citação Postado originalmente por Rafael Kuzma Ver Post
    Coloca logo a caixa do Chevettão!!!

    Veja a minha que beleza que ficou..
    Rafael, esse é o kit deeptec?

    Buica,
    Realmente, colocando a caixa do Chevette vc ganha em qualidade e escalonamento. Porém, como nada é perfeito, ao invés de gastar 350 com a flange, vc vai gastar uns 510,00 do flange chevette x t-case (no mínimo)+ modificações. Se estou certo, a caixa do chevette é plug-and-play na capa seca do opala, e a embreagem pode ser a de qualquer um dos dois. Quanto às outras modificações, são quase todas boas, mas encontrar o cilindo-mestre da F100 pra vender é f***...

  • #5
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    Flange adaptador caixa Chevette x reduzida Willys

    Este flange é o do Coelho? A caixa é de 5 ou 4 marchas?

    Citação Postado originalmente por Rafael Kuzma Ver Post
    Coloca logo a caixa do Chevettão!!!

    Veja a minha que beleza que ficou..

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...ep2007-017.jpg

    Desculpem pela Poeiraaa
    mas mesmo limpando ela sempre volta para as coisas que estão paradas ( que triste isso)

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  • #6
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    são bernardo do campo/
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    Smile servo freio do opala

    Citação Postado originalmente por Gustavo de Olliveira Ver Post
    Amigo BUICA , neste tipo de adaptação por aqui nós utilizamos a embreagem do opala, para isso corta se o eixo piloto original e solda se a ponta do eixo piloto do opala ( observe que distancia deverá ser precisa e a solda deve ser feita de preferencia num torneiro que sabe fazer um trço que aguenta e depois "alizar" a peça ) , quanto as outras adaptações que citou , vc tambem deve fazer , aproveite e coloque o servofreio (ou hidrovacuo) do opala com o cilindro mestre da D20, tem 3 modelos e um deles se encaixa perfeitamente no burrinho mestre da D20,
    OBS , na compra da pedaleira no ferro velho peça o conjunto completo , ou seja, pedaleira e suporte do hidrovácuo que eles se encaixam ( é mole mole )
    Ola!!! Peço mais uma vez a ajuda de vcs, vamos ver se dessa vez alguém me responde, pois já fiz perguntas em outros tópicos e não obtive resposta.Pode ser que minhas perguntas são muito básicas mas enfim... é perguntando que se aprende, não é mesmo??? Bom,comprei o servo freio do opala completo isto é: veio junto o cilindro mestre com o reservatório para fluído de freio. Este cilindro mestre(opala) não é compatível para o JEEP, posso usa-lo na instalação? Porque vc se referiu ao cilindro mestre da D-20? Obrigado e aguardo respostas de alguém

  • #7
    Usuário Avatar de lucciano amaral
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    Bernardao vc pode sim usar o conjunto de servo freio do opala, mas o da d20 te dara um resultado melhor, frenagem mais segura, mas os dois sao bons, eu uso o da f1000 (o hidrovaco menor da f1000). espero ter ajudado, abraços
    Rural 1965 4x4 diesel maxion hsd f1000 1997 turbo intercoole
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=39444

  • #8
    Bernadão,

    No meu caso uso também todo o sistema (servo freio, cilindro mestre, reservatório,etc) do Opala. Inclusive coloquei tudo NOVO e ainda não coloquei freio a disco, mantenho o sistema original........
    O freio melhorou muito, piso e tenho a resposta muito boa.....

    O único incoveniente que achei é que o freio ficou "muito baixo" ou seja o freio só começa efetivamente com o pedal de freio pisado quase que até o fundo.........isto esta me encomodando, preferiria o freio "mais alto" e não sei como fazer esta regulagem...........Alguém no fórum saberia?????

  • #9
    Edson, excelente sua primeira mensagem no fórum!!!!

    Este final de semana vou levar o jeep no meca para olharmos a regulagem do garfo, embreagem, rolamento do disco de embreagem, etc para ver se solucionamos o problema das marchas arranhando.......com a 3 alavanca na neutra as marchas entram fácil......mas com a 3 alavanca engatada para trás (normal) elas já não entram fácil.........
    Acho que vou precisar abrir também o câmbio, pois a 4 marcha não quer entrar de maneira nenhuma.........

    ** Comprei a famosa "coifa ou guarda pó" de proteção do garfo e aproveitarei para instalar.....já a tampa da capa seca ainda não a encontrei e aí é bronca pois deixar o volante da embreagem exposto.........

    Segue fotos da famosa "coifa ou guarda pó" de proteção do garfo para conhecimento de todos...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -coifagarfo.jpg   -coifagarfo3.jpg   -coifagarfo2.jpg  

  • #10
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Buica
    Eu usava disco do opala , porém com o miolinho entalhado do jeep. Nunca deu pau. E, qq torneiro faz.
    Só mudei quando adaptei clark de F-1000

  • #11
    Usuário Avatar de lucciano amaral
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    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Buica
    Eu usava disco do opala , porém com o miolinho entalhado do jeep. Nunca deu pau. E, qq torneiro faz.
    Só mudei quando adaptei clark de F-1000
    Amigo vc usa o motor de opala com cambio da f1000, entao eu to usando cambio original tres marchas com motor de opala, mas sinto que o jeep fica preso, força muito o cambio, entao to querendo colocar o cambio da f1000, vc teria fotos da sua adaptação e poderia me dar umas dicas do que vou ter que fazer de adaptação? abraçoe e valeu
    Rural 1965 4x4 diesel maxion hsd f1000 1997 turbo intercoole
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=39444

  • #12
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Citação Postado originalmente por lucciano amaral Ver Post
    Amigo vc usa o motor de opala com cambio da f1000, entao eu to usando cambio original tres marchas com motor de opala, mas sinto que o jeep fica preso, força muito o cambio, entao to querendo colocar o cambio da f1000, vc teria fotos da sua adaptação e poderia me dar umas dicas do que vou ter que fazer de adaptação? abraçoe e valeu
    Lucciano, se usar caixa seca da c-20 , o cambio dá certinho , é só adaptar a flange e engrenagem para a reduzida. No meu foi usado caixa seca do opala, teve que refurar a cx seca.
    vou tentar postar umas fotos.
    Cuidado para não usar de Maverick , pois a 1ª e 2ª são longas.Procure uma com piloto de 16 dentes.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -fotos-jeep-e-sushi-001.jpg   -fotos-jeep-e-sushi-012.jpg  

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