Só um complemento:
O 2.3 OHC com 8 velas é da ranger ANTIGA, que era injetado.
Mas eu duvido que alguém ache um cabeçote com injeção completo e funcionando por aí.
O motor das rangers modernas é o 2.3 DURATEC, que é outro projeto e não tem peças intercambiáveis com o OHC.
Turboroe
Obrigado pelos esclarecimentos
É que perto de um jeep 51 tudo é moderno. Uma vez vi um jeep com motor desses de 8 velas, andava muito!
lógico que se fosse meu partiria par um AP injetado.
Carlos, a princípio uma injeção monoponto qualquer funciona com qualquer motor. Basta fazer uma flange para instalar a TBI no lugar do carburador, instalar a sonda lambda no escapamento, próximo ao coletor e usar um módulo de injeção programável mapeado. Com isso não se usam os outros sensores. Não é o ideal, mas já é um baita avanço em relação ao carburador.
Para configurar a injeção (mapear) é que dá um pouco de trabalho, e se não tiver cuidado pode danificar bastante o motor na primeira ligada...
Tem um amigo que fez isso em um 4cc de Opala e ia fazer em um segundo motor para outro jeep... Só que mudou o projeto e hoje esta vendendo todo o sistema do segundo motor... Se tiver interesse me mande uma MP.
Mais um caso com aquela velha história: se for somar tudo depois de pronto, vai ver que ficou mais caro que colocar um motor injetado de fábrica. Qdo der manutenção vai ser mais cumplicado que um original.
Tem uma série de sensores que não vai ser possível colocar, o módulo vai trabalhar sempre com erros no sistema.
Peleje, é só cotar direitinho:
A preços da Crestana, que não é exatamente um exemplo de barato...
Sistema simples, capado e mesmo assim muito melhor, INMHO, que carburador:
TBI do gol 1.6 CLI monoponto e módulo de injeção HIS dos mais simples: R$ 1000,00. Tudo novo, zerado. Esse módulo trabalha com mapeamento com base na posição da borboleta e rotação do motor. Só, nenhum sensor a mais. Arranca o bura e põe isso no lugar. No máximo, uma flange, e uma tampa para a admissão e conexão ao filtro de ar.
É bastante limitado, mas ainda assim é muito mais fácil mudar o mapeamento no teclado do módulo do que trocar giclês e etc até afinar o motor, sem contar que sujou o bura, já era a afinação.
Tem outros módulos por aí, mais baratos e mais caros. E também tem sempre a chance de achar uma tbi em boas condições em um desmanche. Outro dia perdi uma no ML por 100,00...
Isso pra um sistema básico, depois é só ir incrementando, e todos os sensores podem ser adaptados em qualquer motor. É só ter um pouco de criatividade, hehe. Mas é bem verdade que ninguém aqui adapta nada em carro nenhum, né?
Ola seria possivel instalar um sistema de injeçao monoponto no motor OHC, para funcionar com alcool e qual seria o indicado
to fazendo.......hehehehehe......
to juntando peças pra injetar meu OHC do Maverick.....
pretendo utilizar sistema multiponto, to vendo pra comprar um sistema completo bosch motronic do Vectra......
logico q vai dar serviço e tal, mas em termos de economia e desempenho compensa......
oq precisa seria um corpo de bbleta adequado ao tamanho do motor, bicos adequados tmb, sensores, atuadores e chicotes e modulo.........
penso em colocar uma motronic pela simplicidade e pq vai casar com o OHC...
o vectra tem 116cv, o OHC 99.......logico q depois de injetado vai ganahar alguns cvs, sendo q não vai ser preciso quase nenhuma alteração.....
não vou mexer em chip e mais nada, apenas acertar bicos e ponto inicial, e pressão de combustivel.......
não sei como vai ficaria num veiculo off road quanto ao barro e agua nos chicotes......mas tmb se tiver tudo vedado funciona até de cabeça pra baixo......
TBI do gol 1.6 CLI monoponto e módulo de injeção HIS dos mais simples: R$ 1000,00. Tudo novo, zerado.
POis é, vc já disse tudo. R$1.000 até aqui, mais uma grana pra fazer chicote, mais uma grana para remapear e ajustes finos. Qto vai dar? No minimo R$1.500. Agora sabe qto paguei no meu AP MI ano 2003 completissimo. R$1.800, num motor que mal rodou 6 meses.
Vira e mexe acho 4.1MPFI por R$2.000. 4.9i da F1000 já achei pelo mesmo preço do AP
Mas cada um, cada um.
Outra coisa: adaptar não significa ter problemas futuros na hora da manutenção, ou ficar na mão de apenas um fornecedor. POde adaptar usando apenas peças originais o que facilitar e muito a manutenção posterior.