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  • #37
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Citação Postado originalmente por p.peleje Ver Post
    SIM! 2 velas por cilindro, mais uma esquisitice da Ford. Acreditam que com isto tenha uma melhora na queima.

    []s

    Peleje
    Uai, bem diferente intão!!! Alguem tem fotos de um motor desses??

    []'s
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #38
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    Citação Postado originalmente por p.peleje Ver Post
    SIM! 2 velas por cilindro, mais uma esquisitice da Ford.
    Peleje, não é só a Ford, a Alfa Romeo foi uma das primeiras a introduzir o "Twin Spark" em seus carros de passeio. Lembrando que motores aeronáuticos a pistão também se utilizam deste artifício.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
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  • #39
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    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique Ver Post
    Peleje, não é só a Ford, a Alfa Romeo foi uma das primeiras a introduzir o "Twin Spark" em seus carros de passeio. Lembrando que motores aeronáuticos a pistão também se utilizam deste artifício.

    Sds.
    No setor aeronáutico é por outro motivo!!! Peças que possam comprometer a segurança em vôo, trabalham sempre em dupla, se uma falhar tem a outra. Como praticante de aermodelismo e ex-militar da FAB, mesmo não sendo minha àrea diretamente, sei disso, porém, é claro que o Mestre Leopoldo pode explicar melhor.

    []s

    Peleje
    4X4 Brasil

  • #40
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    A razão pode ser outra, mas isso não descaracteriza já que estamos falando de motores de combustão interna ou seja, isso não é tão recente como aparenta. Além da Alfa Romeo, existem outros fabricantes que adotaram este tipo de solução e não por redundância e sim para haver uma queima homogênea e atenuar as ondas de choque no interior do cilindro.

    Sds.
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  • #41
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    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique Ver Post
    A razão pode ser outra, mas isso não descaracteriza já que estamos falando de motores de combustão interna
    Sds.
    sim, apenas disse que tb tem um segundo motivo

  • #42
    Usuário Avatar de leopoldo
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    exatamente:

    2 velas por cilindro e 2 magnetos independentes.

    motores a jato também tem 2 velas e dois módulos de ignição.

    o fator é a redundância .... mas não é só porque acham bonito e/ou funcional.

    existe um bom motivo ...... é porque existe um requisito e para o pessoal da aviação, requisito é LEI !

    vc quer fabricar um motor aeronáutico?

    Pois bem, siga o que manda a lei para este ítem:


    Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronautico

    § 33.37 Ignition system.

    Each spark ignition engine must have a dual ignition system with at least two spark plugs for each cylinder and two separate electric circuits with separate sources of electrical energy, or have an ignition system of equivalent in-flight reliability
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #43
    Usuário Avatar de Carlos Alberto da Silva
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    ola esta otima as ideias, mais como perguntei e viavel esta adaptaçao, qual seria a melhor opçao a do monza ou a do Gol, as duas funcionam da mesma forma quero dizer com menos componente,

  • #44
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    Eu iria com a de um motor 2.0 pois a capacidade volumétrica é a mais próxima do 2.3 OHC, isso para não ter que mexer no corpo de borboleta !

  • #45
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    Tem os motores 2.2 da GM, a blazer e o vectra usam se nao me engano.

  • #46
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Citação Postado originalmente por turboroe Ver Post
    Tem os motores 2.2 da GM, a blazer e o vectra usam se nao me engano.
    Estes são MPFI, o que complica a adaptação. Nos TBI, a adaptação é simplificada devido à menor quantidade de componentes.
    CJ5 1976 - 6zão
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  • #47
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    Ola pessoal, não sei até onde é possivel então vamos discutir em teoria, ok? Aqui mencionou-se a aplicação de uma injeção monoponto no OHC e que já seria muito melhor que o carburador; concordo. A TBI poderia ser a do ap 2.0? Acredito que o volume sendo parecido com o 2.3 não haveria grandes problemas, só precisaria de uma flange no coletor, coisa fácil. Agora minha dúvida seria possível, ao invés de usar um desse módulos programáveis do mercado, usar o proprio módulo de injeção EFi monoponto? Tem empresas que fazem remapeamento de módulos, esse é viável? Abrs.

  • #48
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    Ra

    num sei se vc já viu mas em contato com o epssoal da pandoo eu criei kits pro OHC de injeção MULTIPONTO com a centralina deles o kit completo sai 2800 reais com abasolutamente tudo de bicos, a retrabalho de coletor e etc...


    Já o kit que eu fiz no meu que é mais avançado em algumas coisas (e seria mais caro tb) uso TBI de gol GTI 96, coletor trabalhado, 4 bicos abertos 80% coletor de escape da ranger 2.5 com sonda lambda, injeção pandoo programável (nada te impede de usar o da santanda desde que seja OBDI e reprogramada) bomba de combustivel de 12 bar e uso alcool pois uso um supercharger etc

    logo monoponto é possivel mas o multiponto é muito melhor, experiência propria mass enfim
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