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  • #13

    Jeep a gás




    Engraçado ser proibido no Brasil sob a alegação de que é perigoso.
    Há alguns meses saiu na fourwheller um esquema para colocação de GLP em uma picape 4x4, inclusive com o nome da empresa que fornece os materiais necessários para fazer funcionar com motores injetados. Acho que aqui só é perigoso pois a legislação não permite, de resto é só alegria.
    Obs: quando adolescente andei três anos de fusca a gás (na gambiarra mesmo - a rodogás era muito cara) e fazia em média 230 km com um botijão aquecido pelo escape.

    Eduardo Valaretto.

  • #14
    Usuário Avatar de valmor
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    Qto a seguranca , duvido que sejam "carros bomba", qdo devidamente instalados , caso contrario nao seriam ate' hoje vendidos p/ RODABRAS nem utilizados p/ gdes empresas em empilahdeiras em galpoes c/ diversos produdos inclusive inflamaveis .....
    Qto a instalacao deste kit RODAGAS , alguem tem alguma informacao ???

    []'s
    4X4 Brasil

  • #15
    em momento algum questionei a segurança ...
    nos eua usam glp como "aditivo " em pick ups diesel .. ganha potencia e faz uma queima mais limpa e eficiente fazendo economizar diesel ...
    e te disse que até hj o kit é comercializado p/ uso em empilhadeiras ...
    sabia que algumas da clarck usam motor gm - 151 ...
    que funciona funciona e bem ...
    se fizer com criterio e usar bujãozinho de empilhadeira que é mais reforçado deve ficar bom ...
    porém é ilegal ...
    assim como beber e dirigir ... e tantas outras coisas que fazem em jeep ...
    bujãozinho de empilhadeira no lugar do banco traseiro devem caber 3 ... facilmente escondiveis ...
    porém é ilegal ...
    mas tem o lance da borra que glp gera ... (não pensem que GNV não faça o mesmo ) que judia do motor

  • #16
    Citação Postado originalmente por Beto Lacerda Ver Post
    "... nos eua usam glp como "aditivo " em pick ups diesel .. ganha potencia e faz uma queima mais limpa e eficiente fazendo economizar diesel ..."
    Como funciona esse esquema? Se entendi bem, parece que o motor irá queimar diesel e gás ao mesmo tempo, é isso mesmo?

    Citação Postado originalmente por Beto Lacerda Ver Post
    "... mas tem o lance da borra que glp gera ... (não pensem que GNV não faça o mesmo ) que judia do motor ..."
    Diminuindo o intervalo das trocas de óleo este problema não seria solucionado?

  • #17
    Usuário Avatar de valmor
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    Beto , muito bem lembrado: ja vi empilhadeiras ( clark) , a gas GPL c/ motor opala transportando facinho mais de 3 ton. de chapas da aco !!!!!! MOtorzinho fera este !!!!!

    Mas qto a instalacao num motor carburado por exemplo:

    Pelo que entendi o regulador funciona apenas pra controlar ( diminuir) a pressao do bujao para o carburador mas como se controla o fluxo de gas no carburador qdo de acelera ????

    GNV ou GPL cria borra no motor ???? Tem como evitar isto ???

    []'s

  • #18
    Citação Postado originalmente por Dieselboy Ver Post
    Como funciona esse esquema? Se entendi bem, parece que o motor irá queimar diesel e gás ao mesmo tempo, é isso mesmo?
    exato
    http://www.fourwheeler.com/techartic...l_propane_kit/


    Diminuindo o intervalo das trocas de óleo este problema não seria solucionado?
    sei lá ....

    []'s

  • #19
    Citação Postado originalmente por valmor Ver Post
    Beto , muito bem lembrado: ja vi empilhadeiras ( clark) , a gas GPL c/ motor opala transportando facinho mais de 3 ton. de chapas da aco !!!!!! MOtorzinho fera este !!!!!
    nodia que o pessoal por a mão no cambio dessas empilhadeiras ... 3m reduzido pacas ...
    Mas qto a instalacao num motor carburado por exemplo:

    Pelo que entendi o regulador funciona apenas pra controlar ( diminuir) a pressao do bujao para o carburador mas como se controla o fluxo de gas no carburador qdo de acelera ????

    GNV ou GPL cria borra no motor ???? Tem como evitar isto ???

    []'s
    não sei como o sistema funciona nem como evitar a borra ... recebi por email uma foto de um motor de ranger 4.0 a gnv aberto que me deu pena criou um tipo de verniz .. daqueles que agente escuta falarem e num leva a serio ..
    eu repensei sobre gnv p/ minha pick up ...
    vou fazendo 5 km/l por equanto ...

  • #20
    Citação Postado originalmente por Beto Lacerda Ver Post
    nodia que o pessoal por a mão no cambio dessas empilhadeiras ... 3m reduzido pacas ...

    não sei como o sistema funciona nem como evitar a borra ... recebi por email uma foto de um motor de ranger 4.0 a gnv aberto que me deu pena criou um tipo de verniz .. daqueles que agente escuta falarem e num leva a serio ..
    eu repensei sobre gnv p/ minha pick up ...
    vou fazendo 5 km/l por equanto ...
    Betão,

    Seguinte cara... tenho 4 empilhadeiras chevy na empresa.

    2 clark c300 de 3ton de capacidade com câmbio de 3 marchas reduzido pacaraio e motor de opala 4cil no glp.

    1 Clark gp40 de 4ton de cap. com câmbio 2 marchas auto e motor opala 6cil no glp.

    1 Hyster h80 de 4ton de cap. com câmbio auto, monotrol e motor vortec v6 no glp.

    Todas funcionam na gasolina tb, mas nunca usamos isso. Só no v6 de vez em nunca...

    A temperatura de funcionamento é maior que o normal (gasolina) mas colocamos radiadores dimensionados (trabalham dentro de fundição de metal).

    NUNCA troquei um motor por quebra. O sistema de glp usa filtros de gás (sai uma baba desse filtro parecida com catarro preto) .

    Troco óleo a cada 250hs. A poluição é grande por causa da poeira da borra do metal. O filtro de ar é externo tipo os que colocam em band no capô.

    etc....

    Se quiser fotos, nome do sistema, onde compro o gás, etc.... só mandar uma mp.

    Abração.

    PS: GLP não tem a pressão do gnv e aparentemente se comporta melhor no motor. Pode até usar bitijão de cozinha, mas não é tão seguro quanto um da Utragas (revendedora).
    4X4 Brasil

  • #21
    Usuário Avatar de Denis Takashi
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    Rapaziada,

    Se não me engano esta borra é o " aromatizante " do gás, uma vez que o gás não possiu cheiro, então é adicionado tal produto para efeitos de segurança. Alguém se lembra do caminhão que tombou em SP ano passado?? Aquele que carregava tal substância e provocou o caos em alguns bairros da cidade.

    Abraços
    Denis

  • #22

    Jeep ( CJ5) movido a GLP c/ kit RODAGAS

    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Betão,

    Seguinte cara... tenho 4 empilhadeiras chevy na empresa...

    Todas funcionam na gasolina tb, mas nunca usamos isso. Só no v6 de vez em nunca...

    A temperatura de funcionamento é maior que o normal (gasolina) mas colocamos radiadores dimensionados (trabalham dentro de fundição de metal).

    NUNCA troquei um motor por quebra. O sistema de glp usa filtros de gás (sai uma baba desse filtro parecida com catarro preto) .

    Troco óleo a cada 250hs. A poluição é grande por causa da poeira da borra do metal. O filtro de ar é externo tipo os que colocam em band no capô.

    etc....

    Se quiser fotos, nome do sistema, onde compro o gás, etc.... só mandar uma mp.

    Abração.

    PS: GLP não tem a pressão do gnv e aparentemente se comporta melhor no motor. Pode até usar bitijão de cozinha, mas não é tão seguro quanto um da Utragas (revendedora).
    Taí!... Só fugir das gambiarras. Tem filtros adequados, radiadores dimensionados, etc. O gás é até mais limpo que os combustíveis de origem duvidosa. Todo o tanque de gasolina é uma bomba em potencial, entretanto quantos carros já explodiram ao longos dos mais de cem anos do automóvel? (levem em conta os milhões de veículos rodando). Um sistema a gás (sem gambiarras) é bem mais seguro. Para ocorrer explosão em um tanque (seja de gás ou gasolina) é preciso que as condições da mistura comburente/combustível sejam ideais. Pode ocorrer?... Pode, sim. Até com o tanque embaixo do assento do seu jeep. E quantos jipeiros já foram para o espaço?!...

    MAS O USO DE GLP CONTINUA PROIBIDO!!!

  • #23
    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Betão,

    Seguinte cara... tenho 4 empilhadeiras chevy na empresa.

    2 clark c300 de 3ton de capacidade com câmbio de 3 marchas reduzido pacaraio e motor de opala 4cil no glp.
    olha um cambio de c10 vai se chocar hahahahaha
    1 Clark gp40 de 4ton de cap. com câmbio 2 marchas auto e motor opala 6cil no glp.
    opa é reduzidão ??? olha um bom cambio p/ RC ai ...
    qual modelo da caixa ???

    1 Hyster h80 de 4ton de cap. com câmbio auto, monotrol e motor vortec v6 no glp.
    de novo cambio auto é reduzidão ??? qual modelo da caixa ??


    NUNCA troquei um motor por quebra. O sistema de glp usa filtros de gás (sai uma baba desse filtro parecida com catarro preto) .
    ta ai como evitar a tal borra ...
    baba cheirosa num é hahahahaha

    Troco óleo a cada 250hs. A poluição é grande por causa da poeira da borra do metal. O filtro de ar é externo tipo os que colocam em band no capô.
    po achei que trocasse antes ...
    um carro andando em media a 50 km/h troca oleo com 5 mil km ou 100 hs

    Pode até usar bitijão de cozinha, mas não é tão seguro quanto um da Utragas (revendedora).
    qual capacidade do bujãozinho e preço da recarga ??


    []'s

  • #24

    Jeep ( CJ5) movido a GLP c/ kit RODAGAS

    Citação Postado originalmente por Denis Takashi Ver Post
    Rapaziada,

    Se não me engano esta borra é o " aromatizante " do gás, uma vez que o gás não possiu cheiro, então é adicionado tal produto para efeitos de segurança. Alguém se lembra do caminhão que tombou em SP ano passado?? Aquele que carregava tal substância e provocou o caos em alguns bairros da cidade.

    Abraços
    É isso mesmo Denis Takashi. Se virarmos um botijão de cozinha de ponta cabeça, essa substância de aviso (que é um óleo) vai entupir os dutos e bicos do fogão (algumas pessoas fazem isso para 'aproveitar' o gás até o fim). Esse efeito indesejável é maior nas empilhadeiras porque trabalham com o cilindro 'deitado'.

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