Agora, aquele sistema de direção é uma piada........
Abraços,
Bill.. tu não viu nada.... to loco pra pegar minha máquinha digital e sair batendo umas fotos de adaptações feitas por "mecânicos" aqui da minha região, é de se mijar de rir.
melhor vc fazer um tirante só pra acabar com esse efeito.... é menos complicado e mais eficiente que essa tua idéia... e não pode ter um jumelo, tem que ser fixo, só movimentando junto com o sobe e desce da suspensão através de buchas. O tirante fixado sob o eixo é melhor, pois atua exatamente contra o rolamento do eixo nas arrancadas, impedindo a formação de "s" nas molas....
Olá Paulo !!!
Fazer um tirante como vc fez em sua suspensão pode até ser mais fácil e mais eficiente do que o sistema do Marcos ET em termos de evitar a rotação do eixo , mas em compensação limita o curso de suspensão. A explicação vc mesmo trouxe em sua mensagem em:
Esta montagem também limita um pouco do curso da suspensão porque a mola e a barra percorrem diferentes trajetórias e em algum momento haverá o encavalamento.
O sistema do Marcos ET funcionaria semelhante a uma "ladder bar", pois não é rotulada na parte que fixa-se ao eixo. Um tirante simples (rotulado nas duas pontas) e com um jumelo em uma delas com certeza não funciona! Assim, o sistema do Marcos ET apenas limita a rotação do eixo, e se for feita com critério, não limitará o curso. E é tudo isso que queremos!!!
Esses critérios eu vejo como sendo: comprimento do meia-mestra comprimento do jumelo e ângulo e posição que o jumelo deve ser montado
Fazendo isso, ficaria parecida com uma "ladder bar" diferente, mas ao meu ver menos eficiente!
Ta certo véio, se não for rotulada no eixo, funciona sim, pois quando o eixo tenta girar, ela iria forçar o jumelo em direção ao chassis certo?
a meu ver o jumelo ficaria o mais próx. possível da vertical, aumentando essa resistência não é?.... acho que não prestei atenção nesse "detalhe" do desenho do Marcos....
Mas...Wallace,
eu não tô falando do jumelo das molas, e sim de uma barra simples, rotulada na junção com o eixo, e fixa ao chassis por um JUMELO, daí não funciona mesmo, pois quando o eixo tenta girar, o jumelo cede e permite o movimento, já que a barra gira tb em relação ao eixo.
imagine um jeep com a suspensão de um caminhão , fica duro pacas mas creio eu que não torceria esse feixe nem a pau
o desenho é uma "meia mola" de caminhão , que para o jeep é superdimencionada , e que muito provavelmente vai dar conta de não deixar o eixo torcer nem o feixe original virar um S , porem o jeep não vai ficar duro feito pedra pq. não tera que flerter essa mola uma vez que ela não está ligada a outra extremidade. acredito que funciona .
A idéia do Marcos funciona, sim. E desde que seja bem dimensionado, diria que funciona bem. Sob aceleração, a mola grossa teria a tendeância de girar na direção do chassis, só que sua fixação no jumelo impediria isso. Portanto, axle wrap minimizado......
OBS: Essa mola grossa teria que ser grossa prá K7.......
Um link sobre axle wrap em geral, vale a pena uma lida:
Ta certo véio, se não for rotulada no eixo, funciona sim, pois quando o eixo tenta girar, ela iria forçar o jumelo em direção ao chassis certo?
Eu penso que é isso aí mesmo, como uma "ladder bar"!
Postado originalmente por Paulo Eduardo
a meu ver o jumelo ficaria o mais próx. possível da vertical, aumentando essa resistência não é?.... acho que não prestei atenção nesse "detalhe" do desenho do Marcos....
Olha, na real o jumelito deveria ser preso ao chassis pela parte de baixo, e a parte de cima é que deveria ser ligada à barra anti-torção. Isso é por causa do movimento da suspensão. Mas se for feito conforme o Marcos desenhou, a meia-mestra de caminhão deverá ser mais comprida do que, vamos dizer assim, que a meia-mestra do próprio feixe. Em outras palavras o jumelito deve apontar para o entre-eixos. Estou mandando uma foto de uma "ladder bar" com a parte de cima do jumelito fixa ao chassis. Detalhe: é melhor que a parte de baixo do jumelito seja presa ao chassis
Olá, sou do interior do Paraná e um feliz proprietário de um jeep 1967 dotado de várias alteracoes, o qual convive comigo há mais de 10 anos.
Porem durante todo esse tempo, nao fiz nenhuma alteração na suspensão do veículo, a nao ser jumelos maiores, buchas de nylon e amortecedores de toyota.
Gostaria de saber de voces qual seria a melhor alternativa para que eu obtesse um ganho de curso da suspensão, aliado com a melhora da estabilidade e do conforto. Ou tal seria impossível?
Já pensei em várias alternativas, colocar molas da toyota, da pick up strada, alterarar o feixe de molas em relacao ao eixo, etc.
Ciente da atenção de voces, desde já agradeço!
PS - parabéns pela lista! Alem de ser um apaixonado por jeeps sou meio internetmaníaco e essa foi a melhor lista de discussão que já encontrei!
Olá, sou do interior do Paraná e um feliz proprietário de um jeep 1967 dotado de várias alteracoes, o qual convive comigo há mais de 10 anos.
Porem durante todo esse tempo, nao fiz nenhuma alteração na suspensão do veículo, a nao ser jumelos maiores, buchas de nylon e amortecedores de toyota.
Gostaria de saber de voces qual seria a melhor alternativa para que eu obtesse um ganho de curso da suspensão, aliado com a melhora da estabilidade e do conforto. Ou tal seria impossível?
Já pensei em várias alternativas, colocar molas da toyota, da pick up strada, alterarar o feixe de molas em relacao ao eixo, etc.
Ciente da atenção de voces, desde já agradeço!
PS - parabéns pela lista! Alem de ser um apaixonado por jeeps sou meio internetmaníaco e essa foi a melhor lista de discussão que já encontrei!
já que vc é meio internet maniaco , clica em pesquisar e digita SPOA , le tudo que tiver la , dai vc vai ver oque é ter duvidas , brincadeiras a parte tem muita coisa descutida sobre como melhorar a suspenção do jeep , depois de ler bastante coisa sobre isso , principalmente aqui no forum ou em links encontrados aqui, posso dizer que não manjo picas de suspenção ,mas quem defende SPOA defende com melhores argumentos , por isso apostei na ideia . fora que para nós leigos é mais dificil fazer cag*** com feixe do que com molas espirais (as quais não tenho nada contra , apenos não conheço ninguem que tenha feito uma bem feita , exetuando as feitas para o proprio jeep, jeep do irmão , do amigo , mas são raros os casos) toma muito cuidado onde mexer (qual oficina) pq. o assunto é complicado, não tem muita margem pra erro, ou funciona ou fica pior do que era
[]'s