São heliciodais, mas não dá para saber se são do Engesa, não...Citação:
Postado originalmente por caj
Agora, aquele sistema de direção é uma piada........ :shock:
Abraços,
Versão Imprimível
São heliciodais, mas não dá para saber se são do Engesa, não...Citação:
Postado originalmente por caj
Agora, aquele sistema de direção é uma piada........ :shock:
Abraços,
Citação:
Postado originalmente por billj
Bill.. tu não viu nada.... to loco pra pegar minha máquinha digital e sair batendo umas fotos de adaptações feitas por "mecânicos" aqui da minha região, é de se mijar de rir. :D
Olá Paulo !!! :DCitação:
Postado originalmente por Paulo Eduardo
Fazer um tirante como vc fez em sua suspensão pode até ser mais fácil e mais eficiente do que o sistema do Marcos ET em termos de evitar a rotação do eixo , mas em compensação limita o curso de suspensão. A explicação vc mesmo trouxe em sua mensagem em:
O sistema do Marcos ET funcionaria semelhante a uma "ladder bar", pois não é rotulada na parte que fixa-se ao eixo. Um tirante simples (rotulado nas duas pontas) e com um jumelo em uma delas com certeza não funciona! Assim, o sistema do Marcos ET apenas limita a rotação do eixo, e se for feita com critério, não limitará o curso. E é tudo isso que queremos!!! :DCitação:
Esta montagem também limita um pouco do curso da suspensão porque a mola e a barra percorrem diferentes trajetórias e em algum momento haverá o encavalamento.
Esses critérios eu vejo como sendo:
:arrow: comprimento do meia-mestra
:arrow: comprimento do jumelo
:arrow: e ângulo e posição que o jumelo deve ser montado
Fazendo isso, ficaria parecida com uma "ladder bar" diferente, mas ao meu ver menos eficiente! :?
[]'s
Ba... uma das razões de eu não gostar de jumelos e feixes de mola
daê Mauro :D
Ta certo véio, se não for rotulada no eixo, funciona sim, pois quando o eixo tenta girar, ela iria forçar o jumelo em direção ao chassis certo?
a meu ver o jumelo ficaria o mais próx. possível da vertical, aumentando essa resistência não é?.... acho que não prestei atenção nesse "detalhe" do desenho do Marcos.... :?
Mas...Wallace,
eu não tô falando do jumelo das molas, e sim de uma barra simples, rotulada na junção com o eixo, e fixa ao chassis por um JUMELO, daí não funciona mesmo, pois quando o eixo tenta girar, o jumelo cede e permite o movimento, já que a barra gira tb em relação ao eixo.
[]´s
imagine um jeep com a suspensão de um caminhão , fica duro pacas mas creio eu que não torceria esse feixe nem a pau
o desenho é uma "meia mola" de caminhão , que para o jeep é superdimencionada , e que muito provavelmente vai dar conta de não deixar o eixo torcer nem o feixe original virar um S , porem o jeep não vai ficar duro feito pedra pq. não tera que flerter essa mola uma vez que ela não está ligada a outra extremidade. acredito que funciona :wink: .
[]'s
O que o Marcos inventou não evita nada... ou seja, não seve para nada.
Será realmente necessário fazer isso???? Ja vi muitos jeeps rodarem perfeitamente com molas de Band sem se preocupar com o giro do eixo.
Bom, não iria entrar nessa, mas............
A idéia do Marcos funciona, sim. E desde que seja bem dimensionado, diria que funciona bem. Sob aceleração, a mola grossa teria a tendeância de girar na direção do chassis, só que sua fixação no jumelo impediria isso. Portanto, axle wrap minimizado...... :wink:
OBS: Essa mola grossa teria que ser grossa prá K7.......
Um link sobre axle wrap em geral, vale a pena uma lida:
http://www.pirate4x4.com/forum/showt...hreadid=125644
Abraços,
Ae Paulo ! :D
Eu penso que é isso aí mesmo, como uma "ladder bar"! :wink:Citação:
Postado originalmente por Paulo Eduardo
Olha, na real o jumelito deveria ser preso ao chassis pela parte de baixo, e a parte de cima é que deveria ser ligada à barra anti-torção. Isso é por causa do movimento da suspensão. Mas se for feito conforme o Marcos desenhou, a meia-mestra de caminhão deverá ser mais comprida do que, vamos dizer assim, que a meia-mestra do próprio feixe. Em outras palavras o jumelito deve apontar para o entre-eixos. Estou mandando uma foto de uma "ladder bar" com a parte de cima do jumelito fixa ao chassis. :wink: Detalhe: é melhor que a parte de baixo do jumelito seja presa ao chassis :shock:Citação:
Postado originalmente por Paulo Eduardo
[]'s
Olá, sou do interior do Paraná e um feliz proprietário de um jeep 1967 dotado de várias alteracoes, o qual convive comigo há mais de 10 anos.
Porem durante todo esse tempo, nao fiz nenhuma alteração na suspensão do veículo, a nao ser jumelos maiores, buchas de nylon e amortecedores de toyota.
Gostaria de saber de voces qual seria a melhor alternativa para que eu obtesse um ganho de curso da suspensão, aliado com a melhora da estabilidade e do conforto. Ou tal seria impossível?
Já pensei em várias alternativas, colocar molas da toyota, da pick up strada, alterarar o feixe de molas em relacao ao eixo, etc.
Ciente da atenção de voces, desde já agradeço!
PS - parabéns pela lista! Alem de ser um apaixonado por jeeps sou meio internetmaníaco e essa foi a melhor lista de discussão que já encontrei!
já que vc é meio internet maniaco , clica em pesquisar e digita SPOA , le tudo que tiver la , dai vc vai ver oque é ter duvidas :lol: , brincadeiras a parte tem muita coisa descutida sobre como melhorar a suspenção do jeep , depois de ler bastante coisa sobre isso , principalmente aqui no forum ou em links encontrados aqui, posso dizer que não manjo picas de suspenção :lol: ,mas quem defende SPOA defende com melhores argumentos , por isso apostei na ideia . fora que para nós leigos é mais dificil fazer cag*** com feixe do que com molas espirais (as quais não tenho nada contra , apenos não conheço ninguem que tenha feito uma bem feita , exetuando as feitas para o proprio jeep, jeep do irmão , do amigo , mas são raros os casos) toma muito cuidado onde mexer (qual oficina) pq. o assunto é complicado, não tem muita margem pra erro, ou funciona ou fica pior do que era :wink:Citação:
Postado originalmente por Vinicius Hauagge
[]'s