Leopoldo
É possível conseguir uma carga logarítimica na suspensão a ar?
Ter o mesmo comportamento de uma mola helicoidal projetada para isso (cujo diâmetro do fio ou o passo da mola varia progressivamente)?
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Leopoldo
É possível conseguir uma carga logarítimica na suspensão a ar?
Ter o mesmo comportamento de uma mola helicoidal projetada para isso (cujo diâmetro do fio ou o passo da mola varia progressivamente)?
Boa noite Haundrich.Citação:
Postado originalmente por haundrich
Veja bem ... tanto a mola de arame cônico como a pneumática possuem spring rates variáveis. A vantagem da pneumática é que o spring rate dela pode ser variado pelo volume de ar. Enquanto a helicoidal sempre se comporta da mesma forma, a pneumática pode ser ajustada.
Veja no site da goodyear os graficos dos comportamentos das molas.
É o que vc quer .... logaritmico.
:shock: NOOOOsssssa . só agora ví essa pergunta!Citação:
Postado originalmente por haundrich
desculpe o atraso.
eixos? acho que vc quer saber dos semi-eixos..... SAE 4340 temperado e revenido para a máxima resistência mecanica.
Aproveite e olhe essa página::
http://members.fortunecity.com/suspdesign/index2.html
!
aproveita, entre neste site e baixe o vídeo:
http://www.universalairsuspension.com/on-road/
Leopoldo
Gostaria de saber também sobre o tipo de aço usado para os tubos dos eixos (os tubos soldados em cada lado da bolota do diferencial)? Não tenho certeza do nome correto disso, se é luva ou tubo do eixo..
Leopoldo
Valeus pelos links.
Sobre o comportamento progressivo da suspensão pneumática, você se refere aquelas que possuem desenho trapezoidal?
ou..
o k de uma bolsa pneumática não é constante, ao contrário das molas helicoidais mais comuns?
Bom haundrich,Citação:
Postado originalmente por haundrich
k = cte só se a mola for de arame paralelo e de diametros (arame e externo) constantes, assim F=k.X é uma reta. Com arame cônico, ou outro desenho que não o paralelo, como mola da suspensão do monza, a equação não é exatamente uma reta
Mas, para a mola pneumática, F ~ pressão ~ área, é como se fosse uma mola com o arame exageradamente longo e cônico e vc ainda ajusta.
Nesse ponto eu tenho uma dúvida, com relação a mola pneumática, Lepoldo.
Se Força = Pressão x Área
e
se eu mantiver uma pressão constante, exemplo, 16 libras/pol2 na bolsa pneumática;
e a área total da bolsa se mantem constante, estando ela cheia ou vazia, como é possível obter um k progressivo conforme a excursão, semelhante ao comportamento da mola cônica?
pensando melhor... ou entra no jogo aeh a constante elástica da borracha utilizada na construção da bolsa?
Haundrich,
O volume muda!
pense no seguinte: comprima ate a parede de cima encostar na de baixo ...... teoricamente, se a borracha não deformar ou estourar, a pressão seria infinita, não é? Isso não acontece e nem é possível na mola mecanica helicoidal.
A pressão só é X em uma certa altura na mola. Se abrir a suspensão, a pressão caia zero, se comprimir, vai até o equilíbrio entre a massa descendo e a "contra-pressão" na pneumática. Vamos dizer que o diagrama da heli é +/- uma reta ... a pneumatica é parabólica.
Lembre que f=kX é equação do 1º grau (reta) e no caso de pneumo, em função da área portanto é 2º grau (parabola)
Está enlameado de razão, Leopoldo.
[ ]'s - Pesquisando curvas de carga das suspensões pneumáticas