isso não é uma resposta, é uma aula....
mais uma vez o amigo Leopoldo colaborando com nosso conhecimento
muito obrigado
se não for pedir demais....por acaso vc tem os desenhos dessa peça?
desde já agradeço
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isso não é uma resposta, é uma aula....
mais uma vez o amigo Leopoldo colaborando com nosso conhecimento
muito obrigado
se não for pedir demais....por acaso vc tem os desenhos dessa peça?
desde já agradeço
De = 135 mm
Dg = 95 mm (externo da guia)
Di = 76 mm
e = 30.5 mm (cada bolacha)
h = 5 mm (altura da guia)
24 furos de 10 mm no Dia de 117 mm
Leopoldo
Quando vc fez sua 4 link + panhard, chegou a considerar o uso do braço tipo watt (ou duplo panhard, como é conhecido aqui), no lugar da panhard?
:pensativo: Pensei mas não cogitei, pq usava eu peças disponíveis no mercado da época: braços do Landau.
:stop: Mas pq usei o sistema de braços paralelos?
Para este sistema, eu teria que ter fabricado os braços, bem como não havia rótulas para as pontas das barras e o sistema que alguns dos jeeps usam ... sem as rótulas, é um erro. :parede:
Hoje minha ideia é migrar para este sistema, pois numa suspensão de curso como a do jeep, a panhard só dá limitação ... dor de cabeça.
Na minha, que é regulável, pior ainda.
Portanto, a suspensão em duplo V, é o melhor sistema para um jeep, assim como: a caixa de direção tem de ser colocada no eixo e não no chassis. Opções:
Duplo V com rotulas, ou
Duplo V com as pontas das barras em 90º com relação ao eixo.
São melhoramentos que virão com $$ na mão .... hj meio escasso. :-(
Sobre a caixa de DH colocada no eixo...
Eu considero ideal.
Você pensa algo do tipo full-hidro para o dianteiro?
Ou vc consegue manter um link mecânico entre essa caixa fixada no eixo e a coluna de direção?
Se for full, não poderia mais dirigir na estrada, portanto,
Na dianteira, deverá ser servo assistida, tipo cremalheira, com um eixo telescópico da caixa até a parede de fogo.
Na traseira, deverá ser servo assistida, tipo cremalheira, conectada diretamente ao servo eletrico, e com travamento de segurança hidraulico, bem parecida com o que é hoje.
Combinado com o Duplo V, acabam-se os problemas de terminais de direção e o curso da suspensão só fica limitado pelo angulo de trabalho das cruzetas do cardan, amortecedor e mola(qquer)
Vc tem algum croqui do seu sistema Duplo V?
É o mesmo que o Duplo A, como nos bajas?
É com diferencial fixo e juntas homocinéticas oscilando ?
Preciso ver o desenho desse duplo A. Não estou por dentro dos BAJAS.
Mas o sistema que estou pensando é uma variação do sistema que eu uso hoje. E com os eixos rígidos.
Desenho? só na cachola, poque antes eu ainda posso tentar extrair maior estabilidade do eixos usando panhards tipo de DION.
Se depois disso ainda não for suficiente, só mesmo o duplo V, mas é uma mudança radical e vai consumir muitas horas de trabalho solitário. E ainda estou pensando se vou ser obrigado a usar rótulas ou iria conseguir usar barras inclinadas e engastes em 90º.( parafusos paralelos ao eixo)
Duplo A é esse aqui.....deve ser bem diferente do que você imagina,,
o sistema de Dion encontrei esse aqui, não conhecia. Aliás, um site bem feitinho esse aqui...
http://www.carbibles.com/suspension_bible.html
Não é esse Dion não.
Caramba.....
Tanta coisa que aprendi aqui que nao sei nem o que falar.
Primeira vez que olho um topico antigo, desde a primeira pagina.
Ta de parabens seu jeep Leopoldo, e praticamente um campo de testes.
Vi uma reportagem dele (acho que era o seu) em uma desas revistas, acho que a reportagem mereceria a revista inteira pois tem muita coisa pra mostrar ai.
Ja pensou em mostrar seu jeep em algum programa desses tipo auto esporte da globo??
Abracos e parabens pela viatura.