Bom dia Marcelo.
Esse é mais um caso de arquivo X : nem tudo é o que parece.
A melhor forma de explicar é a seguinte: ponha a mão na frente da boca e pressione. Tente respirar. Voce verá que é muito mais fácil assoprar (expirar) que xupar (inspirar). Xupar com X porque chupar não é coisa de macho !

Por analogia, para uma bomba, é muito mais fácil fazer a gasolina passar pressurizada por um filtro que puxar a gasolina PELO filtro.
Coitado do diafragma.
Temos um outro problema: ao puxar a gasolina por um filtro, a pressão da gasolina entre o filtro e a bomba cai, o que aumenta a possibilidade de VAPOR LOCK........ pior ainda em dias quentes.

Então é mais aconselhável colocar o filtro depois da bomba.
Mas e a sujeira do tanque ?????

É o que eu disse: a bomba mecanica tem um filtro, na verdade uma malha de nylon, antes do diafragma.

Ah!.......... mas mesmo assim eu quero colocar um antes da bomba !

Pode por, mas ponha então um filtro duplo como o que eu uso, ou arrume um filtro grande para diminuir a possibilidade de vapor lock.
Ah! minha bomba vai ser elétrica !
Aí, se a bomba não tiver filtro na entrada, eu recomendo colocar antes, para a sujeira não detonar o rotor da bomba. Se der vapor lock, ponha dois filtros em paralelo.
E uma pequena correção termodinâmica: quem trabalha é a bomba.
O filtro tá lá por mera necessidade: preservar a bomba, ou a agulha da boia do carburador