Usa-se muito em "Jeep de fazenda", escondido da puliça.
Como disse o Carlos Augusto, uma verdadeiro carro-bomba, principalmente porque os cilindros de gás usados em empilhadeira têm parede mais grossa e são projetados para suportar impactos maiores.
Já os cilindros de gás de cozinha....bum
Quando mandei instalar foi feito tudo com muito critério por ser carro de trilha e o botijão ficava acondicionado dentro de uma caixa de aço, toda acolchoada com borracha macia, que ficava debaixo do banco que era escamoteável. Metade ficava pra cima do piso e a outra pra baixo (cortei o assoalho). Mesmo que o puliça olhasse debaixo não veria nada. Tudo bem escondido e na hora de trocar era moleza.
é como ter um carro injetado. Não falha em inclinações e o consumo é menor pq o GLP é limpo, sem falar que vc abastece em qualquer venda bitaca no meio do mato
Apesar de ser "perigoso" é largamente utilizado no NE e lá os caras furam o pé do carburador, ligam direto e fazem o controle de pressão na válvula do botijão. Eles fazem uma gambiarra tb pra aquecer o gás, pq senão congela, mas como é não sei.
Cara, em certas cidades do Pr, é comum isso, roda normalmente.
O pessoal que usa, é sitiante, pessoas carentes, então ajuda bastante no orçamento.
Existe o "KIT SABAUDIA", algo engenhoso e funcional, feito em larga escala, não existe esse negócio de furar carburador, quando desliga o gás é trancado, quando acelera, abre gradativamente o gás.
A única adaptação é a troca dos prisioneiros do pé do bura, pois instala uma base embaixo da base do bura, ligado ao acelerador, quando acelera, abre a borboleta e o fluxo de gás.
Tem F75 a álcoo/gás, tanto bf, quanto ohc.
A média e de 100 km/bujão, ficando a R$0,35 o km rodado (R$35,00 o bujão aqui).
Nunca ví ou ouvi falar de nenhum acidente por aqui.
É uma pena que não se possa usar, mas entendo o lado social, pois esse gás é subsidiado pelo Gov. Fed.
Bem, é isso que sei, penso em colocar no brancão qualquer dia.
Isso é proibido!... Não perigoso. Todas as empilhadeiras trabalham em armazéns cheios de bobinas de papel e fardos de madeira... se fosse perigoso nem se cogitaria em usar gás como medida de economia... Nos porões dos navios também e com pouca ventilação. É até por uma questão de saúde, já que apenas as elétricas poluem menos e nos porões tem sempre um monte de estivador. Trabalho junto disso há mais de 26 anos e nunca soube de um acidente ou sequer um princípio de incêndio. Mas é claro que estão legalizadas e a instalação também segue as normas (será que existe norma para instalação de gás em empilhadeira?...). E o fogão da cozinha?...
Se fosse regularizado o uso, não fariam gambiarras.
O GLP subsidiado é o do botijão de cozinha, aqueles de 35/45 Kg não são mais... acho que já era tempo de rever a lei e retirar a proibição. Qual a diferença entre o GNV e o GLP? Acredito que no caso do GNV o perigo é maior... pelo menos a pressão dos botijões de GLP é bem menor.
Agora, eu não vou instalar isso no meu jeep enquanto estiver proibido, mas se liberarem!...