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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de GBarros
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    Fala tuna. Na verdade estou parado na montagem. Parei na instalação elétrica. Um pouco por causa da crise financeira atual. Outra por falta de tempo também. Mas na verdade o que está me intrigando e a regularização do motor.
    Comprei ele completo, de um carro capotado e baixado no Detran. Tudo legalizado, certinho.
    Mas a tal da legislação não permite a modificação do motor por causa da potência ser maior (bem maior) que a do motor anterior, no caso, o 4cc do opala.
    To pensativo nisso estes dias, porque despachantes que conversei não me deixou nem um pouco confiante na legalização.
    Teve um que me disse que arrumava um laudo do Inmetro dando certificação veicular e tudo. Me cobrou um preço até pagável, mas já fui no Detran e me deram um balde de agua fria.
    Portanto, como já gastei muito, com flanges, adaptações e principalmente tempo, não sei o que vou fazer daqui em diante.
    Arrumar tudo, gastar muito e depois ser parado numa blitz e ir pro depósito e complicado isso.
    Se alguém souber de algo alternativo que se possa correr atrás, e dentro da lei, comente ai pra gente ver o que se pode fazer.
    Valeu!

  • #2
    Usuário Avatar de jfwebber
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    Citação Postado originalmente por GBarros Ver Post
    Fala tuna. Na verdade estou parado na montagem. Parei na instalação elétrica. Um pouco por causa da crise financeira atual. Outra por falta de tempo também. Mas na verdade o que está me intrigando e a regularização do motor.
    Comprei ele completo, de um carro capotado e baixado no Detran. Tudo legalizado, certinho.
    Mas a tal da legislação não permite a modificação do motor por causa da potência ser maior (bem maior) que a do motor anterior, no caso, o 4cc do opala.
    To pensativo nisso estes dias, porque despachantes que conversei não me deixou nem um pouco confiante na legalização.
    Teve um que me disse que arrumava um laudo do Inmetro dando certificação veicular e tudo. Me cobrou um preço até pagável, mas já fui no Detran e me deram um balde de agua fria.
    Portanto, como já gastei muito, com flanges, adaptações e principalmente tempo, não sei o que vou fazer daqui em diante.
    Arrumar tudo, gastar muito e depois ser parado numa blitz e ir pro depósito e complicado isso.
    Se alguém souber de algo alternativo que se possa correr atrás, e dentro da lei, comente ai pra gente ver o que se pode fazer.
    Valeu!
    Bom dia.
    Adaptei um motor GM 2.2 no jipe com uma caixa Clark 260F. Ficou muito, mas muito bom mesmo. Outro jipe, nem comparação com o velho BF 161. Estou com uma relação 8x43 ficou bem curto o que nos deslocamentos faz o jipe andar a 80km/h com giro um pouco alto, em compensação no fora de estrada ficou muito bom. Na cidade também bem bom, motor muito elástico, com boa distribuição de torque em todas as rotações. Não legalizei em virtude das palhaçadas do DETRAN ainda mais aqui no RS. Conversei com vários despachantes e todos me disseram que não adiantaria nem tentar. Resumo coloquei o motor e vou ser feliz. Tem blitz que os caras não sabem nem a diferença entre um motor 6 cil e um 4 cil, claro deixei o jipe discreto. Enfim é uma decisão muito particular, mas esta é a minha. Sobre tudo isto envolvendo alterações no jipes, temos que conseguir algum deputado federal que altere o código de trânsito, sem isto ficamos reféns dos "zé ruela" do DETRAN.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -jipe-volta-da-trilha.jpg  
    CJ5 1959 - "azeitona" - |BF 161| cambio original 3+ré| mas cheio de valentia!

  • #3
    Usuário Avatar de GBarros
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    Olha, eu até pensei em fazer como vc: colocar o motor, instalar tudo e tocar o fod. ...... Mas aqui em Brasília, parece que quando o Detran vê um carro antigo, os agentes acham que nos somos ricos (acho que no país inteiro) e vasculha o carro inteiro. Se abrir o capô e ver um motor moderno la vai querer saber tudo dele. Fora que onde passo as vezes, a PRF sempre para os veículos. E parece que ela não gosta de jipeiros. Param mesmo. E vai direto no motor. Experiência própria quando tinha o outro motor no jeep.
    Já gastei muito na adaptacao: flange do câmbio com motor, parte elétrica (ainda por fazer) mexer nos cardans, suporte dos motores, fora as coisas pequenas que surgem a que vc acaba fazendo porque quer deixar o jeep mais filé.
    O motor ja ta na viatura. Este fds volto a mexer nele.
    4X4 Brasil

  • #4
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    Bem.
    Aqui não chegou neste nivel de sacanagem ainda, dificilmente abrem o capo.
    Outra coisa eles não tem o número do motor no sistema então acho que não tem como verificar in loco.
    Espero que este nível de implicância não venha se debruca aqui no RS.


    Citação Postado originalmente por GBarros Ver Post
    Olha, eu até pensei em fazer como vc: colocar o motor, instalar tudo e tocar o fod. ...... Mas aqui em Brasília, parece que quando o Detran vê um carro antigo, os agentes acham que nos somos ricos (acho que no país inteiro) e vasculha o carro inteiro. Se abrir o capô e ver um motor moderno la vai querer saber tudo dele. Fora que onde passo as vezes, a PRF sempre para os veículos. E parece que ela não gosta de jipeiros. Param mesmo. E vai direto no motor. Experiência própria quando tinha o outro motor no jeep.
    Já gastei muito na adaptacao: flange do câmbio com motor, parte elétrica (ainda por fazer) mexer nos cardans, suporte dos motores, fora as coisas pequenas que surgem a que vc acaba fazendo porque quer deixar o jeep mais filé.
    O motor ja ta na viatura. Este fds volto a mexer nele.
    CJ5 1959 - "azeitona" - |BF 161| cambio original 3+ré| mas cheio de valentia!

  • #5
    Usuário Avatar de Viniciusaol
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    11/09/2013
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    seria possível solucionar o caso do amigo documentando a alteração em outro estado? tipo se for o caso fazer uma transferencia, documenta o motor e depois retransfere pra Brasília?
    CJ5 1974 - Itaguara/MG

  • #6
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
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    Gbarros, é de desanimar mesmo, mas continue firme que sempre aparece uma solução.

    Força aí,

    []´s
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • #7
    Usuário Avatar de Aristides Jr
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    Gbarros,
    Lamento pela sua situação! Já super difícil lidar com a reconstrução e ainda vem uma palhaçada destas!
    É um absurdo toda esta situação!

    Quer dizer que Jeep com motor V8 ou diesel nunca mais vai ser legalizado?
    Se o problema é a potencia então temos que reprogramar o chip da injeção para limitar na potencia específica do veículo.
    Tecnicamente é a única opção que consigo imaginar.

    Vou passa por aqui sempre para saber do desfecho, que espero seja o melhor.
    Não se desanime há de surgir uma solução fácil, rápida e barata.

  • #8
    Usuário Avatar de Aristides Jr
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    Olá GBarros!
    Verifiquei o certificado do meu Jeep e lá consta 5L 0000cv!

    Mesmo com a placa amarela não constava potencia!

    Não me conformo de voce não ter o direito de circular livremente com o jeep que reformou com peças que comprou legalmente, e montou em condições de comprovar que a instalação é segura!

  • #9
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
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    19/06/2005
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    Aqui em SP legalizei o 2.4 no meu 51 sem nenhum questionamento, tudo tranquilo.
    Nem a nf precisou, apenas uma declaração de procedência.

    Já a Branca para botar diesel precisei transferir em outro município, pois o delegado daqui não assinou.

    Essas interpretações das Ciretrans são uma sacanagem.

    []’s

  • #10
    Usuário Avatar de GBarros
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    Ressuscitando o tópico.
    Como depois de tanto tempo de espera, retomei as reformas no jeep. E surgiu algumas dúvidas quanto à instalação da parte elétrica deste motor.
    Alguém poderia me dizer o que fez com o painel de instrumentos após a instalação do motor no jeep? Como ficou a lâmpada de monitoramento de problemas na injeção? E a tomada do OBD? E em relação ao imobilizador, como montou ele? Teve que usar a coluna do Astra tb?
    Aguardando ideias....

  • #11
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    31/07/2012
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    Esse negócio de não poder adaptar motores mais fortes é legislação federal ou estadual?
    Ex-Jipe Willys CJ5 Preto ano 1967
    Ex-Troller Prata ano 2007
    Hilux CS 4x4 SR5 Cinza ano 2000


  • #12
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    Fui pesquisar mais a fundo, de fato é uma norma do CONTRAN de abrangência nacional.

    Existia um projeto de Decreto Legislativo que pretendia desburocratizar um pouco isto, mas foi arquivado. O motivo do arquivamento é que o deputado que propôs não foi reeleito, então propostas de parlamentares que não foram aprovadas até o final da legislatura são arquivados.

    Elas podem ser desarquivadas se houver interesse de deputados na proposição. O link é este aqui:

    https://www.camara.leg.br/proposicoe...osicao=2181020

    Se um grupo de usuários aqui do fórum se organizar de maneira respeitosa e eficiente, entrando em contato com algum parlamentar ou alguns parlamentares, a depender do número de pessoas, pode ser que consiga convencê-los a apresentar um novo projeto de Decreto Legislativo que permita modificações acima de 10% (talvez uns 60%?), exigindo apenas que alguma empresa responsável ou algum engenheiro mecânico/automotivo assine laudo técnico garantido a confiabilidade do veículo para ser apresentado ao DETRAN.

    Desta maneira evita que modificadores sem noção façam besteira de rodar com um carro com motorização muito acima do original, mas a estrutura do carro não ser a adequada para aquela nova potência. Obviamente as empresas cobrariam pelo serviço, caso o modificador fizesse por conta própria, e a empresa estivesse segura de que a modificação "caseira" foi bem feita e não trás riscos (provavelmente a maioria delas só aceitaria se elas mesmas fizessem o serviço).
    Ex-Jipe Willys CJ5 Preto ano 1967
    Ex-Troller Prata ano 2007
    Hilux CS 4x4 SR5 Cinza ano 2000


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