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  • #37



    A nova técnica para produção do biodiesel sem hexano, por outro lado, é daquelas inovações que fazem com que, nós brasileiros, fiquemos um tanto tristes. Esta foi uma linha de pesquisa, não totalmente abandonada no Brasil, mas que não prosseguiu no ritmo que poderíamos esperar. Agora, ou continuamos a importar o hexano, ou pagamos "royalties" pela patente dos americanos.

    http://www.inovacaotecnologica.com.b...o=010115050503

    "Um cientista do Serviço de Pesquisas Agrícolas dos Estados Unidos descobriu uma nova forma de produzir biodiesel que elimina uma etapa cara e problemática desse processo. A técnica permite a produção de biodiesel a partir da soja sem a utilização do hexano, um elemento altamente poluidor.

    O hexano é um líquido inflamável e sem cor, derivado do petróleo. Ele é utilizado tradicionalmente para extrair triglicérides de óleos vegetais a partir da matéria-prima bruta, antes da fabricação do biodiesel.

    O novo método, desenvolvido pelo bioquímico Michael Haas, elimina esse passo, substituindo-o pela incubação da soja com metanol e hidróxido de sódio, atualmente já utilizados para a extração de óleo.

    Os pesquisadores acreditavam que a umidade naturalmente presente nos grãos de soja - cerca de 10 por cento no flocos de soja - iria exigir uma quantidade muito grande de metanol para que a reação pudesse acontecer.

    Mas a utilização de flocos secos resolve o problema. Os custos de processamento utilizando flocos secos foram estimados pelo pesquisador em US$1,02 por galão (3,785 litros), cerca de US$2,12 a menos do que o biodiesel feito a partir da soja úmida.

    A pesquisa foi publicada no exemplar de Abril da revista Agricultural Research."

  • #38
    Ou seja, 100% biodiesel exige motores projetados para tal. Não é possível atualmente efinar um biodiesel e colocá-lo para rodar num motor originariamente para diesel mineral.
    Sinto muito amigo, isto não é verdade. Há 20 anos muitos indivíduos nos EUA, Canada e em outros países manufaturam seu próprio biodiesel em casa a partir de óleo vegetal reciclado e usam biodiesel em seus picapes e geradores normalmente. No Brasil isto não é divulgado por motivos culturais e institucionais.

    Leia como fazer seu próprio biodiesel (que com certeza será proibido no Brasil se isto se tornar amplamente divulgado)

    http://journeytoforever.org/biodiesel_make.html

  • #39
    Olá pessoal,
    alguém tem usado o Biodiesel ? Tem notado alguma diferença em consumo, potência e/ou fumaça ?

    Semana passada abasteci com Biodiesel, marca ALE, que segundo a propaganda vem com 2% de Biodiesel e 98% de diesel aditivado (R$1,699). Não notei diferença nem na potência nem na emissão de fumaça, mas senti um ligeiro aumento do consumo. Meu carro, que faz normalmente entre 10,5 a 11 Km/l (10,83km/l no dia do abastecimento com biodiesel), fez apenas 10,14 km/l com o Biodiesel, fazendo sempre o mesmo trajeto. Completei novamente e na proxima semana vou checar novamente a média, se foi casual ou realmente o carro consome um pouco mais com a adição do Biodiesel.

    Gostaria de saber se alguém está utilizando e as impressões.

  • #40
    Olá !
    dando continuidade ao assunto do consumo com o Biodiesel, semana passada pude confirmar em mais um abastecimento que o consumo do meu carro subiu com o Biodiesel, 9,86Km/l. Para conprovar, abasteci novamente com diesel comum e quando reabastecer vou verificar se a mádia volta ao normal.

    Um abraço

  • #41
    Usuário Avatar de marcelo nunes
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    Citação Postado originalmente por DanOnTuba
    Ou seja, 100% biodiesel exige motores projetados para tal. Não é possível atualmente efinar um biodiesel e colocá-lo para rodar num motor originariamente para diesel mineral.
    Sinto muito amigo, isto não é verdade. Há 20 anos muitos indivíduos nos EUA, Canada e em outros países manufaturam seu próprio biodiesel em casa a partir de óleo vegetal reciclado e usam biodiesel em seus picapes e geradores normalmente. No Brasil isto não é divulgado por motivos culturais e institucionais.

    Leia como fazer seu próprio biodiesel (que com certeza será proibido no Brasil se isto se tornar amplamente divulgado)

    http://journeytoforever.org/biodiesel_make.html

    Venha primeiro participar das comissões de formação de tecnologia em biodiesel da SAE e da Petrobrás, após ser engenheiro automobilístico na área de desenvolvimento de motores por mais de 16 anos em tres montadoras e na BR, para saber o que ocorre nesta situação.

    Não estamos discutindo receitinhas de adaptações caseiras, mas tecnologia para aplicação prática em grande escala.

    100% biodiesel exige motores projetados para tal. Não é possível atualmente refinar um biodiesel e colocá-lo para rodar num motor originariamente para diesel mineral, embora leigos considerem isso possível.
    O efeito desta prática será consumo exageradamente elevado, formação de borras orgânicas, alto índice de emissão de particulados e diminuição drástica da vida útil do motor.

  • #42
    Usuário Avatar de marcelo nunes
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    Citação Postado originalmente por pboratto
    Olá !
    dando continuidade ao assunto do consumo com o Biodiesel, semana passada pude confirmar em mais um abastecimento que o consumo do meu carro subiu com o Biodiesel, 9,86Km/l. Para conprovar, abasteci novamente com diesel comum e quando reabastecer vou verificar se a mádia volta ao normal.

    Um abraço
    Realmente em alguns motores o aumento de consumo será perceptível, embora deva ser levada em consideração toda a série de variáveis, desde a temperatura ambiente (qualquer motor consome mais em dia mais quente), até o grau de pureza do combustível.

  • #43
    Prezado Marcelo Nunes,

    O que o senhor diz é uma verdade parcial – o biodiesel puro (B100) é problemático em motores mais velhos (antes de 1995) que usam borracha natural. Em relação a motores novos, há inúmeras experiências documentadas nos EUA que contradizem o senhor. Pena que neste país a arrogância dos burocratas “especialistas” e funcionários públicos nunca promovem a autosuficiência e independência do cidadão.

    No modifications are necessary to use biodiesel. As long as your engine is a diesel, you can use biodiesel.
    http://www.gobiodiesel.org/tiki-inde...iodieselBasics
    Biodiesel is usable in its pure form, known as “neat biodiesel” or B100.
    http://www.epa.gov/otaq/consumer/fue.../420f00032.pdf
    Biodiesel (B100) will run in ANY diesel engine.
    http://www.propelfuels.com/facts.html
    Straight non-mixed Biodiesel (“B100” or “neat Biodiesel”) can also be burned as fuel in diesel engines, but greater precautions must be taken to ensure that the fuel is suitable for use.
    http://www.dieselforum.org/factsheet/biodiesel.html
    It can be used in its pure form (B100) or can be blended at any level with petroleum diesel. It can be used in diesel engines with few or no modifications.
    http://www.b100fuel.com/archives/2005/03/
    Is biodiesel used as a pure fuel or is it blended with petroleum diesel? Biodiesel can be used as a pure fuel or blended with petroleum in any percentage.
    http://www.biodiesel.org/
    One of the major advantages of biodiesel is the fact that it can be used in existing engines and fuel injection equipment with little impact to operating performance.
    http://www.biodiesel.org/pdf_files/f...yths_Facts.pdf
    B100 may cause rubber seals and gaskets from engines older than 1994 to wear faster or fail. Biodiesel also acts as a solvent, which can dissolve sediments in diesel fuel tanks and clog fuel filters during an initial transition from petroleum diesel. Despite these issues, some fleets are successfully using B100. Berkeley, California is successfully running 100% biodiesel in 90% of their public diesel fleet vehicles including fire trucks.
    http://www.ucsusa.org/clean_vehicles...fm?pageID=1415
    Biodiesel runs in any conventional, unmodified diesel engine. No engine modifications are necessary to use biodiesel and there is no “engine conversion.” In other words, “you just pour it into the fuel tank.”
    http://www.metaefficient.com/metaeff...ves/biodiesel/

  • #44
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    Citação Postado originalmente por DanOnTuba
    Prezado Marcelo Nunes,

    O que o senhor diz é uma verdade parcial – o biodiesel puro (B100) é problemático em motores mais velhos (antes de 1995) que usam borracha natural. Em relação a motores novos, há inúmeras experiências documentadas nos EUA que contradizem o senhor. Pena que neste país a arrogância dos burocratas “especialistas” e funcionários públicos nunca promovem a autosuficiência e independência do cidadão.

    Não sei, não conheço nenhum burocrata e nem sou funcionário público para avaliar. De qualquer forma entre quem é especialista no assunto, nas montadoras de motores, nos produtores de oleaginosas e na Petrobrás, não existe qualquer contradição no tema.

    E é realmente pena que leigos que têm cultura de banca de jornal e de internet se arvorem em escrever sobre o que não sabem.

  • #45
    Conheço bem o seu tipo de arrogância intelectual. "leigos" com "cultura de banca de jornal" não tem a capacidade mental para pesquisar outras fontes...todos tem que ser subservientes e não desafiar os "especialistas" como o senhor, ou expor o seu interesse econômico particular.

    Acima, cito apenas algumas fontes de informações de confiança, inclusive do próprio governo americano, que divulgam dados inconvenientes para você. Tenha um pouco de humildade.

    Boa sorte... fico por aqui neste assunto.

  • #46
    Calma molekada nâo briguem pois ambos têm razâo, hehe. DanOnTuba, pelo menos uma das fontes que vc citou confirma o que o Marcelo Nunes disse a respeito do uso do B100:

    "Biodiesel is commonly mixed with ordinary petroleum diesel to make Biodiesel blends like "B5" or "B20." B5 is a blend of 5% pure Biodiesel and 95% petroleum diesel; B20 is a blend of 20% pure Biodiesel and 80% petroleum diesel. Straight non-mixed Biodiesel (“B100” or “neat Biodiesel”) can also be burned as fuel in diesel engines, but greater precautions must be taken to ensure that the fuel is suitable for use. There are no approved specifications for 100% Biodiesel blends and OEMs generally do not recommend its use in existing engines. "

    http://www.dieselforum.org/factsheet/biodiesel.html

    Particularmente acho que o biodiesel é um projeto que renasceu (esse negócio de biodiesel é mais velho que andar pra frente) morto economicamente, pois vale a pena apenas pra quem tem como fazer seu próprio biodiesel, se for pra acrescentar os impostos, tbm conhecidos como roubo institucionalizado, o biodiesel fica caro D+. Isso de achar que os "pequenos agricultores familiares" vâo fazer milagre é conversa eleitoreira pra boi dormir, mais um programa falido do desgoverno brasileiro. Qualquer produto agrícola está sujeito a variaçôes muito bruscas de preço e a utilização do biodiesel hoje se dá mais pelo seu suposto benefício ambiental do que econômico. Biodiesel vale a pena pra quem faz na fazenda e mistura na proporção de 20% com o óleo comum, muita gente realmente faz isso.

    Isso sem falar que os combustíveis fósseis ainda tem um longo caminho pela frente, a aposta do momento é no aprimoramento e aplicação de uma técnica que permite a obtenção dos derivados do petróleo (diesel inclusive) a partir do gás natural, que tem grandes reservas ainda inexploradas e com baixo custo de prospecçâo. A GTL (gas to liquids) permite obter combustivel muito mais limpo que o gerado pelo refino convencional e a aposta é que em um futuro próximo mesmo o óleo líquido extraído bruto seja primeiro transformado em gás e depois transformado nos derivados conhecidos utilizando a GTL. Tudo bem que os combustíveis fósseis um dia acabam, mas sinceramente, se quando isso acontecer a humanidade estiver tâo atrasada tecnologicamente a ponto de ainda depender de motores a combustâo, tamo tudo ferrado!

  • #47
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    Citação Postado originalmente por DanOnTuba
    Conheço bem o seu tipo de arrogância intelectual. "leigos" com "cultura de banca de jornal" não tem a capacidade mental para pesquisar outras fontes...todos tem que ser subservientes e não desafiar os "especialistas" como o senhor, ou expor o seu interesse econômico particular.

    Acima, cito apenas algumas fontes de informações de confiança, inclusive do próprio governo americano, que divulgam dados inconvenientes para você. Tenha um pouco de humildade.

    Boa sorte... fico por aqui neste assunto.
    Não vou perder meu tempo discutindo com leigos que se arvoram em ser enciclopédias de coisas inúteis...
    Estude, aprenda, atue no ramo, antes de escrever besteiras de tamanho quilate.

  • #48
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    Recebemos esse comunicado hj - Achei que caberia aqui -

    Kit Biodiesel: do Cenpes para o Japão

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pedido especial ao Ministério de Minas e Energia, antes de embarcar para a sua última viagem à Ásia: levar amostras de biodiesel. O presidente já havia recebido amostras produzidas no Cenpes em outras ocasiões, mas esta foi a primeira vez em que Lula fez um pedido direto para levar o kit em viagem internacional. O kit foi produzido em tempo recorde pelas gerências gerais de Desenvolvimento Sustentável, Produção e Abastecimento do Cenpes.

    Segundo o coordenador do Programa Tecnológico de Energias Renováveis (Proger), Norberto Noschang, os presidentes Lula e José Eduardo Dutra (que também integrou a comitiva) quiseram presentear os presidentes do Japão e da Coréia com biodiesel de qualidade: "o objetivo foi levar ao exterior o programa de biocombustíveis do país, que está baseado em biodiesel e álcool (o álcool já é um programa antigo, o biodiesel é um programa novo) para mostrar o que o Brasil está fazendo em torno do álcool.", afirma Norberto.

    Apesar de ter sido produzido em um intervalo de tempo muito curto, o kit atende a todas as especificações necessárias. "Nós recebemos o pedido em casa, às 21h da noite do dia anterior. Por sorte havia mais algumas amostras já preparadas e, principalmente, analisadas, porque não poderíamos enviar biodiesel que não tivesse certificado por análise. Se alguém no Japão ou na Europa quiser testar o nosso biodiesel, ele vai passar, e isso nos dá tranqüilidade", conta José Antônio Vidal, consultor do Abastecimento.

    O primeiro passo para a produção do kit foi a listagem de todas as sementes e produtos já existentes no Cenpes - uma maneira prática de tentar agilizar o processo. "O que nós tínhamos no laboratório era a soja, o girassol e a mamona. Colocamos no kit essas três sementes, o biodiesel de cada uma delas, farelo de soja e farelo de mamona", diz o químico de petróleo, André Ferreira. "Adicionamos o farelo de soja porque ele vai para a cadeia alimentar e o farelo de mamona porque dá origem ao etanol - matéria-prima do nosso processo de produção", complementa Ferreira.

    A encarregada de levar o kit para o Ministério de Minas e Energia, em Brasília, foi a química de petróleo, Lúcia Cristina Ferreira. A pesquisadora trabalhou com o consultor Carlos Khalil e conhece os detalhes da produção de biodiesel a partir de sementes de oleaginosas. "Tive uma receptividade muito boa em Brasília. Eles ficaram muito satisfeitos com a elaboração do kit, desenvolvido de forma rápida e correta", afirma a técnica.

    O kit permitiu que a comitiva do presidente Lula apresentasse o álcool e o biodiesel como combustíveis alternativos. O governo federal criou um grupo de trabalho com o Japão, justamente para que eles possam utilizar esses biocombustíveis. O Japão aderiu ao Protocolo de Kyoto e vai precisar de um aditivo menos poluente na gasolina.

    Caso a mistura de 3% de etanol à gasolina passe a ser obrigatória no Japão, o Brasil terá um mercado de 1,5 bilhão de litros de etanol por ano. A balança comercial do país com a Coréia do Sul e o Japão é positiva, mas tem potencial para ser muito maior, em especial, com a exportação de álcool e de biodiesel.

    Entenda o processo desenvolvido pelo Cenpes

    O Cenpes está fazendo a sua parte. O consultor Carlos Khalil desenvolveu um processo de produção de biodiesel auto-sustentável, a partir de sementes de oleaginosas, que é capaz de reaproveitar todos os derivados da produção, inclusive a mamona. Com uma tonelada de sementes, por exemplo, os pesquisadores do Cenpes conseguem produzir 630 litros de biodiesel, 50 quilos de glicerina (que podem servir de matéria-prima para a produção de cosméticos), 200 quilos de casca (um rico fertilizante) e 300 quilos de polpa (constituída de proteínas e carboidratos).

    Através do processo de fermentação, o carboidrato gera 105 litros de etanol - 24 litros a mais que o necessário para transformar a semente em biodiesel, no início do processo. A proteína restante, por sua vez, é aproveitada em ração animal. "A partir de uma tonelada de semente de mamona, conseguimos obter cinco produtos. Isso oferece uma sustentabilidade econômica considerável à produção de biodiesel", afirma o consultor Khalil. "Acredito que a produção de biodiesel a partir da semente de mamona tem uma forte identificação com todo o programa de governo: as questões ambiental, social e de empregabilidade. Isso sem contar que o desdobramento desses co-produtos retorna para a atividade rural", complementa o consultor.

    ***
    Comunicação Institucional
    Rio, 16/06/2005

    []s ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

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