Postado originalmente por
Siminola
E TUDO COMEÇOU ASSIM: O parque automobilístico brasileiro iniciou, praticamente, em 1956 com os veículos ROMI-ISETTA. Ainda neste ano a VEMAG iniciou por aqui suas montagens e depois o DKW. Em 1959, entra a Wolkswagen. A Chevrolet e a Ford em 1968. Vejam que até este momento, os nossos veículos eram totalmente importados e/ou montados aqui com peças exclusivamente importadas. Em 1976 entrou a FIAT. Somadas, estas quatro empresas ganharam o apelido de As Quatro Grandes, que dominaram o mercado brasileiro, até o final da década de1990; até então as importações eram proibidas. Foi aí que começou o martírio das CARROÇAS BRASILEIRAS, descobertas por Collor. Peças 100%fabricadas pelo mercado interno mas não que fossem ruins, apenas as montadoras exigiam que fossem baratas a fim de que o carro saísse barato pra eles e caro pra nós, ou seja, com o máximo lucro que pudesse se obter. É isso o que podemos extrair de nossas viaturas abrasileiradas, a começar pela motorização que, para entrar no país precisa sofrer uma redução de potência para se adequarà legislação, ou seja, dirija um HONDA CIVIC em Orlando-USA, na Espanha ou até mesmo no Japão e depois dirija um aqui no Brasil que vc perceberá uma diferença tremendamente perceptível em quaisquer quesito que vc queira analisar. A começar pela potência e depois pelo conforto oferecido. A DIFERENÇA É GRANDE. Consumimos a mesma marca com padrão latino-americano. Mudando um pouco de produto industrializado, quem desejar tirar a prova, consiga adquirir um cartucho de tinta preta ou colorida da marca HP nos Estados Unidos e compare com o mesmo produto vendido aqui no Brasil. O produto americano, feito para os americanos é infinitamente superior em durabilidade e qualidade. Perceba que na embalagem do cartucho brasileiro existe, no verso, a inscrição do tipo, "divisão latino-americana". KKKKKKK. É pra rir mesmo de como consumimos o mesmo produto, de qualidade inferior e de preço elevado. Voltando ao Estado brasileiro, vieram outras montadoras como a RENAULT, PEUGEOT,CITROËN, depois, DODGE CHRYSLER E MERCEDES-BENZ, etc,.
Moral desta pequena história: infelizmente, nós brasileiros, não estamos ainda acostumados a exigir qualidade e preço como os consumidores europeus e norte-americanos, porque ainda somos apaixonados por um mero bem de consumo, que é o veículo e os grandes investidores vêem nisso uma espetacular saída pra agigantar seus negócios obtendo lucros exorbitantes.
O cenário atual automobilístico está mostrando um grande acúmulo nos estoques das principais montadoras brasileiras e com toda a propaganda de que os juros bancários caíram. Será que estamos começando a entender que nossos carros não valem o que pedem ?????