Caveso,
Esse assunto é ao mesmo tempo delicado e complicado.
Delicado porque a imensa maioria das revistas faturam mais com propaganda do que com venda em banca, e complicado porque a venda tem relação direta com seu conteúdo.
Acredito que muita gente ainda se lembre da Motor Três, que considero a melhor revista sobre automobilismo que já houve por aqui, que foi à pique, em grande parte, por causa da imparcialidade em suas reportagens.
No que se refere ao fora de estrada, acompanhei bem de perto os primeiros anos de existência da 4X4 & Pick-up, e posso dizer com algum conhecimento de causa que não era fácil o dia-a-dia da revista, onde o jogo de cintura entre matéria e anúncio era coisa pra leão.
No frigir dos ovos, qualquer mídia que gere informação com dependência de sobrevivência no anúncio terá sempre algum grau de parcialidade, caso contrário não dura muito.
Se ficar o bicho pega, se fugir o bicho come, mas daí a publicar jabá de enganação travestido de produto vai uma longa distância.
Sds,
Sukys