Postado originalmente por
Sukys
Pra mim, cinto abdominal está fora de cogitação até pro dia-a-dia, cinto abdominal e peitoral, o conhecido três pontos, pra uso no Off Road só se for do tipo fixo, pois o auto-retrátil não oferece proteção adequada em caso de tombo ou capotamento lento, por assim dizer.
Explico: o auto-retrátil tem dois tipos de trava, cujo acionamento depende da desaceleração (trava inercial) ou da inclinação (trava de posição). A trava inercial só tem atuação acima de determinada aceleração/desaceleração, e a de posição acima de determinada inclinação, antes disso o cinto está completamente solto. Mesmo com capotagem, cumprem a função quando o acidente acontece acima de determinada velocidade ou inclinação, desde que naturalmente fixado ao corpo, sem o uso de artifícios pra manter o cinto espaçado, mas se antes do acionamento das travas houver tempo pro afrouxamento do cinto, baubau proteção, e isso pode muito bem acontecer caso o veículo inicie a inclinação de forma relativamente lenta, que é o mais comum de acontecer em trilhas.
Tanto o cinto três pontos auto-retrátil quanto o fixo tem proteção limitada quando se leva em conta o deslocamento lateral do tronco, e isso pra qualquer velocidade, de onde se conclui que segurança efetiva só com cinto de quatro pontos, devidamente fixado e com banco igualmente seguro, porque também não adianta ter cinto seguro com banco "amarrado no arame".
Com isso não estou querendo dizer que todo mundo tem que fazer uso de quatro-pontos, já que dependendo do tipo de "brincadeira" isso pode ir do necessário ao desejável, mas apenas chamar a atenção de que, tão importante quanto o uso, é o conhecimento das limitações dos dispositivos de segurança.