Aí que está Sukys,
tem importância sim se o eixo quebrou antes da queda, pq se foi, ele provavelmente é que causou o acidente. Quem for no local vai poder constatar que alguma coisa estranha aconteceu, pq não tem pq o carro ter ido pro barranco.
Versão Imprimível
manda por aqui mesmo.
[]´s
[]´sBraços tensores de aço SAE 1045 fabricados em peça única são melhores que os SAE 1020 em peça única o composta por terem maior resistência a esforços por golpes, agora fabricar em SAE 1045 uma peça composta não é bom por problemas de soldabilidade. Braço para se inspirar na hora de projetar tem vários bons exemplos entre eles Engesas e Defender´s. Neste link http://www.desafio4x4.com/phpBB2/vie...630297d7eb3c79um artigo interessante de como construir um com capricho em chapa de aço SAE 1045 cortada com jatos de água.
.
Eu discordo sobre o uso de aço 1045 para fabricação dos links....o 1045 deforma com muita facilidade no caso de impactos o que é comum em veículos fora de estrada.....sem contar que não possui boas propriedades para tratamento térmico, pelo menos não pra aplicação discutida aqui.
O 1045 é bom para peças que não sofrem impacto de forma alguma, ou onde se deseja a deformação proposital quanto isso ocorra. Caso que não pode acontecer em um link, pois a sua deformação irá comprometer a geometria da suspensão.
Existem várias classificações de aços que podem ser utilizados nos links, seja qual for o ideal é que ele tenha uma resistência a impactos muito boa, porém em uma faixa de dureza que não se torne quebradiço, pois se não ao invés de empenar, vai quebrar ou tricar.....existem aços que com têmpera e revenimento irão atender perfeitamente essas propriedades e que ainda serão comercialmente baratos.
Há quem diga que consegue isso com o 1045, características físicas deste material não permite esse processo de forma adequada. E não se esqueça de que vc vai a loja e compra um aço "X" e quem garante que é realmente o material que vc quer ? Por exemplo: Como vc diferencia um 1020 de um 1045 ? Confia no cara que te vendeu ?....isso é um problemão.....em itens como esse o correto seria fazer alguns testes depois da peça pronta pra saber se ela está dentro das características adequadas.....
Abs.
Sukys
Existe uma coisinha muito seria nisso tudo.Apuração de responsabilidades.
Se as pessoas fossem responsabilizadas pela merdas que fazem, pensariam muito antes de fazer uma solda mal feita.
É muito pouco provável que eu venha a fazer algum serviço na oficina que o Gilvam usou.Mas acredito que da mesma maneira que o carro do Gilvam serve de propaganda favorável, deve tb servir como exemplo de trabalho mal feito.
Quando se vende peças ou serviços devemos ter responsabilidade pela sua qualidade.Quanto a fatalidade, eu acredito piamente que essa é a pior das desculpas.
Se um filho meu morrer devido a um problema mecanico, vc pode ficar certo que eu vou até as últimas consequencias para que, se houver um responsável, ele pague com juros e correção monetária.
Por isso eu e qualquer pessoa temos o direito de saber o que causou o acidente.
Seria uma beleza se por aqui os bandidos nunca vencesssem os mocinhos.Não estaríamos assistindo a tantos casos de roubalheiras, a tantos desmandos.Quando que vão ser presos os responsáveis pelos viadutos, predios e etc que desabam siobre nossas cabeças ?
Basta fazer com que fazer merda de merda.Basta isso e nosso mundo bvai ser um lugar muito melhor.
[]'
Antes de mais nada, Sergio, o que vou escrever será baseado na sua frase, mas não é direcionado a ninguém em específico e serve apenas como reflexão.
No meu modo de entender, serviço mal executado não precisa gerar acidente pra considerar seu autor como irresponsável, mas assunto do tipo é muito complexo, porque muitas vezes existe irresponsabilidade também por parte do proprietário, e não só do executor do serviço.
Já cansei de ver cenas do tipo em várias oficinas: mecânico apresenta um serviço com preço tal, e o dono começa um infindável questionamento visando redução de preço. É um tal de trocar peça nova de primeira linha por peça de carro sucateado, substituir serviço de torneiro ou soldador qualificado pelo serviço amador do conhecido do cunhado da vizinha, e por aí vai. O fórum mesmo, está abarrotado de textos com as mais esdrúxulas adaptações, visando EXCLUSIVAMENTE economia. Aí, meu caro, na primeira merda que acontece no carro o dono berra pra todo lado, mas não conta pra ninguém que a origem da merda foi ocasionada por economia SOLICITADA por ele mesmo.
Segurança, oras bolas, segurança que se dane, e se mecânico, mesmo de bom senso, disser não pra toda solicitação de diminuição de custo fecha a porta por falta de clientes, porque não é toda oficina que tem cacife pra se manter apenas com clientes de bom senso.
Procure pelos tópicos e encontrará a frase "cliente tem sempre razão", justamente em assunto pertinente. Tem sempre razão uma ova. Cliente tem carro, problema e algum dinheiro, nem sempre razão ou responsabilidade, e pouquíssimas vezes conhecimento técnico, e sejamos REALISTAS, manda quem pode ou tem dinheiro, e na hora da execução do serviço, quem tem o dinheiro é o dono do carro.
Tem muito mecânico ruim e aproveitador, não resta dúvida, mas também tem muito dono de carro em pé de igualdade, e quer lugar melhor que este fórum pra tirar dúvida?
Vamos pegar as postagens dos ultimos dez dias como tira-prova?
Cinco dias?
Um dia?
Ok, concordo plenamente com sua frase acima, só que seu filho, você, eu, ou qualquer outra pessoa, pode fazer tudo da melhor forma possível, daí cruza com carro cheio de gambiarras que nos envolve em acidente.
E aí? Como é que fica? Tem diferença morrer pelo proprio carro ou pelo carro do vizinho?
Quem é o nosso vizinho? Onde estamos mais expostos à gambiarras? Se pensou em qualquer lugar, acertou , mas acertou mais ainda se pensou em evento que possua carros com algum grau de modificação, porque neste meio existe muita bomba ambulante, e não se deixe levar pela aparência, porque tem muito carrão bonito mais inseguro que Passat velho com bandeira dos EUA pelas ruas de Bagdá.
Particularmente, se o que tenho escrito aumentar a segurança de um mísero carro já estou satisfeito, porque este carro pode nunca cruzar comigo, mas com certeza absoluta cruzará com o filho de alguém, seja na trilha, seja na rua.
Se é pra moralizar, vamos cair de pau em tudo quanto é mecânico comprovadamente irresponsável, mas vamos fazer o mesmo entre nós, porque neste mundo tem de tudo, até desavisado, mas não tem santo.
Sds,
Sukys
Sukys,
mecânico que faz serviço de merda só pra agradar o cliente porque ele não tem grana pra fazer direito é irresponsável.
Outro dia conversava isso com o Adriano da Almeidas 4x4 (Dryoffroad aqui no fórum). Disse pra ele que se o cara quer que faça gambiarra, que ele mande o cara procurar outra oficina ou até mesmo remontar o próprio carro e bancar a prancha pra devolver ao cliente, pois assim sai mais barato, pois na hora que dá merda ou o que o carro quebra querendo ou não mecânico sempre lava a fama/responsabilidade e o que se escuta do "cliente" é: Mecânico é uma merda.
Esse papo se deu por causa de um cliente que ia colocar um bloqueio num samuca e quando o eixo traseiro foi desmontado viu-se que o rolamento estava péssimo. O cliente disse pra ele que não era pra trocar. No fim da história foi trocado e o cara veio reclamar comigo, que havia indicado e ainda caguei na cabeça dele, falando que aquilo provavelmente salvou sua vida.
Mande seu carro pra uma oficina séria e tenta fazer gambiarra pra vc ver. Sugiro Almeidas 4x4 aqui em BH ou a Spyder 4x4 em SP pra vc tentar fazer o teste.
Companheiros,
Tenho acompanhado atentamente as discussões do tópico, para, como jipeiro iniciante (o correto seria "um aficcionado por jipes tentando iniciar", pois meus mecânicos não deixam), aprender com os que já têm experiência. Por isso, até agora apenas lia as mensagens, pois nada tinha a contribuir para a discussão das questões. Agora, porém, passou-se à discussão de um tema novo, que é a questão das responsabilidades por eventos da espécie.
Como eu, pessoalmente, não gostaria de ver o debate desviar-se para essa direção (já que o debate em torno do assunto até agora tratado parece muito mais útil a todos), peço permissão para dizer, baseado na experiência de mais de vinte anos como profissional do Direito, que, de acordo com a lei, também o executor do serviço pode ser responsabilizado por eventos da espécie. Disso não tenho e nenhum profissional do direito teria dúvida.
Peço desculpas por dizer isso de forma categórica, bem como por dizer onde se baseia minha experiência (faço-o porque, assim como ocorre comigo, certamente alguns ficam a se indagar de onde nascem afirmações, contidas nos tópicos, categóricas como a que agora acabo de fazer).
Esperando ter contribuido para evitar desvio (em direção a questões que não permitem nenhuma dúvida) no que o tópico tem proporcionado de mais útil, envio minhas saudações e agradecimentos pelo que me têm ensinado.
André Pereira
Leovalle,
Não estou querendo eximir a responsabilidade de mecânico, pelo contrário, se aceitou fazer besteira o problema é dele, pisou na bola e ponto final. Mas se o cliente foi alertado sobre as implicações e quer porque quer, também tem sua responsabilidade.
Existem ótimas oficinas, não tenho dúvidas sobre isso, também existem clientes sensatos e coerentes, mas você que tem experiência sabe muito bem que, no geral, a realidade é bem distante disso.
É neste sentido que estou querendo chamar a atenção, porque tem muita gente que entra aqui, se informa, fica sabendo tanto do certo quanto do errado, e sai à procura do mais barato mesmo sabendo DE ANTEMÃO que não é o certo, e com certeza encontra quem faz o serviço. Exemplos neste proprio forum.
Mas, deixa pra lá, querer chamar a atenção para o nosso proprio umbigo (nosso no sentido de fórum) não vai dar em nada, e certo ou errado, corporativismo tem seu peso.
Sds,
Sukys
André,
Só mais um último pitaco meu.
Em tese, a responsabilidade pode até ser inquestionável na alça do direito, digo em tese porque até isso pode depender de interpretação, não raro variando de instância em instância, e fosse diferente não existiria sequer voto em contrário no colegiado do Supremo Tribunal, onde para um mesmo postum o julgo é diferente. Mas o que estou querendo questionar não é isso. Estou querendo é REFLEXÃO sobre a prática do cotidiano, onde em muitas vezes existe julgo de responsabilidade do outro em função do legal, com isenção da propria responsabilidade, mesmo que moral.
Sds,
Sukys
pessoal, nao é por nada nao ... até porque, eu nem tou gostando muito de postar aqui, posto por causa da curiosidade da turma, e ate da necessidade de relembrar nosso colega ...
mas, esqueçam as discussões : ELE MORREU POR FALTA DE CINTO, E É SÓ !!!!
O resto, tudo, bem, ate vale agente ficar especulando e discutindo, tentando DESCOBRIR o que aconteceu ( é, tentando descobrir, porque saber mesmo, de verdade, talvez nunca vamos saber ) mas, nao vai levar a NADA .....
talvez tenha quebrado antes, talvez nao tenha ...
Sugiro ate o seguinte, ao inves de ficarmos discutindo tecnicas de seguranca na pilotagem e na mecanica aqui neste topico da morte do gilvan e do resgate de seu carro, agente devia postar tais consideracoes la no topico acerca de seguranca .... memso porque, futuras pessoas ou foristas, que nao saibnam deste acidente aqui, ou nao se interessem por ver ou ouvir coisas desse tipo, pretenderao procurar, na verdade, o topico especifico de seguranca ...
Acho de coracao que o Gilvan nao ia gostar de tanta especulacao .... acho que é mais valido postarmos algo CONCRETO, E SEM AS EMOCOES OU DUVIDAS QUE CERCAM ESTE ACIDENTE ESPECIFICAMENTE, e postarmos la na seguranca, sobre FATOS CERTOS E QUE POSSAMOS DISCUTIR SEM TER QUE ANALISAR UM CASO PRATICO TAO "ESTRANHO" E INDECIFRAVEL QUANTO ESTE ACIDENTE DO GILVAN ...
espero que me entendam bem ... a discussao da turma é muito boa, so acho que nao compensa fazer ela AQUI e DESTA FORMA ...
vamos pegar o que agente aprendeu aqui (ou supomos que aprendemos, pq acho dificil termos certeza do que aconteceu naquele dia) e passarmos pra um topico onde todos possam ler sem precisar ver fotos e discussoes de um acidente real e com vitma ...
de resto, quem estava LA fez tudo que podia, da melhor forma possivel, inclusive o Gilvan, fez tudo que podia ..... era a hora e pronto ...
Abraços a todos,