Basta fazer com que fazer merda de merda.Basta isso e nosso mundo vai ser um lugar muito melhor.
Quando eu digo isso, não estou me referindo ao executor do serviço, estou me referindo tb ao mandante do serviço.
São cúmplices.
[]'
Versão Imprimível
Basta fazer com que fazer merda de merda.Basta isso e nosso mundo vai ser um lugar muito melhor.
Quando eu digo isso, não estou me referindo ao executor do serviço, estou me referindo tb ao mandante do serviço.
São cúmplices.
[]'
O plantão está tranquilo, por enquanto... vou tentar colocar o tópico de segurança OFF ROAD no ar hoje...:concordo:
Pessoalmente, vejo que apurar responsabilidades cabe à polícia e aos peritos que possuem conhecimento técnico adequado para tal fim.
Punir os responsáveis pelos danos (materiais ou pessoais) é dever da justiça!!!:!:
Não vejo nossa conversa aqui como INVESTIGAÇÃO. Cabe somente à família do Giovan decidir se isso será realizado ou não. E que seja feito por pessoas habilitadas se assim for...:pensativo:
De qualquer jeito, como minha intenção é aumentar a consciência de TODOS sobre segurança, lá vamos nós ao outro tópico...:arrow:
Bons profissionais e maus profissionais, bem como bom consumidores e mau consumidores existem em TODOS os lugares. Afinal somos todos humanos...:oops:
Abs,
Está lá!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...826#post419826
Aguardo manifestações!!!:concordo:
Abs,
Todas as questões de segurança abordadas aqui são bastante válidas, e tenho certeza de que a partir do acidente lamentável, muito que não pensavam em segurança, hoje deixam passar por suas cabeças a importância da segurança. Gostei da observação levantada pelo Sukys e pelo Leo Valle, sobre a responsabilidade até do mecânico.
Hoje em trabalhos executados tenho uso muito a consciência para realizar, porque me vejo responsável pela integridade de quem vai fazer uma trilha ou apenaz um passeio de jipe.
Acredito que além da adaptação bem executada e com responsabilidade a prática da manutenção preventiva é essencial.
E digo mais, por mais que o mecânico se dedique num trabalho haverá sempre a situação de quando o carro fica bom e não gera nenhum problema, o dono sempre diz "MEU CARRO É ÓTIMO" e quando acontece qualquer problema a culpa e do FDP do mecânico, e ainda com nome, endereço, telefone e CPF dele. (Mesmo que o trabalho tenha sido feito de acordo com o pedido do cliente.)
Aprendi em anos de trabalho a minha parte na responsabilidade e já cometi o erro de aceitar fazer como o cliente pediu, para deixa-lo satisfeito, e acabei sendo o FDP. Hoje prefiro pecar pelo exagero.
Como praticante do esporte e ainda executor de adaptações, modificações e fabricante, sei que o trabalho "bem feito" trás o orgulho por ter sido executado, que seja por satisfação própria.
Existem clientes que gastam uma grana preta em acessorios para beleza do carro mas no momento de se preocuparem com a segurança, seja ela com cintos de segurança, gaiolas de proteção, sistema de freios e direção, e até por sistema de fixação da bateria do jipe, querem economizar.
A maioria fica pensando "ISSO NUNCA ACONTECERÁ COMIGO". Ninguem pode afirmar que nunca se acidentará ou estará envolvido num acidente.
Vamos trocar informações mesmo e colocar todo o nosso conhecimento e experiência para fazer crescer o espírito de SEGURANÇA dentro de todos os carros, para que quando chegar a "nossa hora" alguem possa ter a certeza, como disse nosso amigo Candido, tudo tenha sido feito da melhor maneira possível.
NÃO BASTA USAR EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA, TER GAIOLA DE PROTEÇÃO O MELHOR JIPE DO BRASIL, SE TAMBÉM NÃO SOUBERMOS USAR.
Abraços
Se eu fosse ainda um militar e tivesse analisando uma IPm (inquerito policial militar) seria enfático em escrever que... a morte deveu-se a imperícia, iprudência e negligência da própria vítima que alertado e sabedor de todos os perigos negou-se a usar o equipamento de proteção básico, referido cinto-de-segurança de seu veículo automotor. Ponto final, a morte de Gilvan foi uma tragédia que naum teve como causador o acidente em si, por diversos motivos um deles visível foi o estado do veículo que encontra-se quase intacto pois depois de rolar uma ribanceira estah lah para quem quizer ver e analisar. Se teve problema no projeto ou naum isso pode ateh ser discutido no tópico do Monster mas dizer que o culpado da morte seria o cara que fez a solda ou a trêmpera do aço usado eh simplesmente dizer que se o cara tivesse feito a solda corretamente e o aço usado para tal peça fosse tbm o correto o Gilvan esteria vivo...
Desculpem-me amigos , mas isso naum eh aceitável de maneira nenhuma.
A verdade eh que um erro naum justifica o outro, ser rebocado ou naum isso eh irrelevante, o cinto deveria ser usado estando ele sentado dentro de um veículo automotor e acredito que onde ele estiver agora deve estar consentindo comigo.
Peço novamente desculpas mas essa opinião eh minha e de quem analisar o acidente friamente sem envolvimento emocional. Se ele estivesse usando o cinto de segurança e ocorresse o capotamento e este mesmo cinto arrebentasse e ele tivesse sido arremetido para fora ai sim eh que teria uma causa de defeito de material ou ateh mesmo de erro na montagem mas naum eh esse o caso.
Segurança eh fundamental...naum sejamos ingênuos a ponto de pensarmos que somos super-homens e que nada poderahj nos acontecer pois estamos dentro de nossas maquinas superpoderosas...isso naum eh real.
Como disse antes hoje naum sou mais um militar mas ainda acho que se o cuidado básico fosse tomado este tópico naum precisaria existir.
Caros Colegas.
Não conheci o Gilvam e sequer ouvi seu programa de rádio, o que foi uma pena. Gostaria de ter feito ambos. Concordo com o José Candido. Além do que o maior inconveniente foi a falta do cinto.
Não é legal discutir em cima de um acidente tão desagradável. Mesmo porque culpar mecânico não faz o menor sentido. Pela legislação o responsável por manter o veículo nas condições de fábrica ou fazer alterações é o proprietário. As alterações por sua vez devem passar pelo laudo de um Engenheiro que deverá ter disponibilidade de equipamentos para medições e testes, além de Nota Fiscal de compra dos materiais e Certificado de Garantia destes materiais. (e não de um mecânico, que não tem conhecimentos e dispositivos para teste e que se propõe a vender "modificações" e muitas vezes pega a assinatura de um engenheiro que sequer vê ou viu as referidas modificações). Até mesmo no Imetro já presenciei "aberturas" que não deveriam acontecer, más lá com certeza você terá um laudo assinado por um engenheiro e se ocorrer falha da adaptação este poderá além de ir para a cadeia, perder seu registro no CREA. Por diversas vezes já fui convidado a assinar ARTs atestando a engenharia de triciclos, protótipos e etc. e nunca aceitei, pois conheço as fragilidades das 'fabricações caseiras', onde muitos se acham certos e conhecedores, mas pouquíssimos o são. Prova disto é a discussão sobre uso de SAE 1045 em suspensão. Um aço médio carbono (1045)jamais deveria ser utilizado para tal fim e muito menos processos de têmperas.
Para este e outros fins existem os aços estruturais e a Engenharia de Materiais. Tenho certeza que o Gilvam está em outro plano, melhor do que o nosso e que não gostaria de ver recriminados aqueles que sempre colaboraram nas diversas fazes de seu Monster. Que o Gilvam descanse em paz e oremos por ele e sua família. Nada que tiver que acontecer com um de nós vai deixar de acontecer ou irá acontecer com outro. (Está escrito na Bíblia que: “Não cairá uma folha de árvore no chão se não for a vontade do Pai.” Eu acredito na Bíblia e em Deus). A nossa passagem é breve e dependemos todos dos desígnios de Deus. Que a família, amigos e todos nós nos apoiemos em Deus pois dele vem todas as soluções.
Um abraço a todos.
Discordo de você. Se a quebra do eixo foi o motivo do acidente, independentemente de o condutor estar ou não usando o cinto, o problema é sim o causador do acidente. Se o cinto estivesse sendo usado, ninguém pode afirmar que o Gilvan teria se salvado. O que se acredita é que as chances de sobrevivência seriam maiores.
Dizer isso é a mesma coisa que um motorista de ônibus dormir no volante e bater e só se salvarem os que estão de cinto e se dizer que o acidente em sí não foi o responsável pela morte de um passageiro que não usava cinto.
O que temos que tirar disso é que se a construção de um carro for feita com critério, as chances de acidentes por falhas do veículo diminuem bastante.
O que o Adriano faz é o que deveria ser adotado por todos os adaptadores/preparadores de carro. Quer fazer gambiarra, faça em outro lugar.
Sei como eh perder um amigo desta forma ...jah perdi tbm...no começo tentamos desesperadamente achar um culpado ...mas depois de algum tempo acabamos por ter uma visão diferente...desculpe eu naum quero dizer que o acidente em si naum teve nada a ver com a fatalidade e sim que os fatos que seguiram pós acidente eh que causaram a morte.
Sendo assim o primeiro culpado pelo acidente foi o construtor ou fabricante da T-case que quebrou no dia anterior.
Depois a quebra da roda ou eixo , depois o rompimento da cinta de reboque e por último a falta do cinto.
A questão eh que poderia ter amenizada a possibilidade de um acidente fatal com a utilização do cinto...isso eh fato comprovado.
E erros em projetos e em materiais acontecem mesmo em grandes projetos de empresas que investem milhões nisso...prova disso saum os inumeros "recall" ou rechamada ou convocação para trocas de peças defeituosoas em diversos veículos de linha de diversas marcas e em varios equipamentos diferentes sempre visando uma coisa , a segurança dos ocupantes.
Discutir falhas em projetos e deixar de lado os procedimentos e os equipamentos de segurança eh pensar que som os indestrutiveis como eu disse no post anterior e isso naum eh verdadeiro. A verdade eh que como disseram tbm o off-road eh um esporte radical e digo que eh um dos mais perigosos por isso deve ser tratado como tal.
Ninguem pula de bunggie-jump sem capacete mesmo sabendo que se a corda elastica arrebentar o capacete naum vai salvar sua vida mesmo estando perto do solo. Porque então teimamos em naum nos prteger de forma correta?
Isso sim deve ser discutido...segurança...e em primeiro lugar sempre.
Falo isso pois perdi tbm amigos em triais de moto ou quadriciclo...o projeto nunca consegue definir o uso que daremos mesmo imaginando absurdos com o veículo sempre conseguiremos estrapolar este limite entaum devemos nos precaver...precaução e segurança. Manutenção preventiva e equipamentos de segurança.
Cansei de ver jipeiros sem cinto , sem camisa de chinelos Havaianas bebendo muita cerveja na trilha e achando que tavam arrasando mesmo sem cinto e sem mesmo um Santantoniozinho no carro...se morre um cara destes em acidentes de trilha quem vamos culpar??????? O fabricante da cerveja ou de chinelo????????
Tenho acompanhado esse tópico como aprendizado. Não tenho experiência alguma e acho que com as opiniões que tenho lido estou aprendendo certas coisas que talvez, caso não as lesse, aprenderia com o próprio erro.
Nesse sábado passei pelo local do acidente. Já tinha visto aqui as fotos do local e conheço bem a trilha. Portanto, foi facil identificar onde o acidente ocorreu. Mesmo considerando a minha total inexperiência em 4x4 é difícil acreditar que algo não tenha acontecido para causar o acidente. O local, "inicialmente", não oferece qualquer risco de segurança. Se não soubesse do acidente passaria pelo local sem nem ver as marcas do capotamento que ficaram no barranco. Foi vendo o local que percebi o porque de uma pessoa, pelo que vcs dizem, com tanta experiência e preocupação com segurança, estivesse sem o cinto. E é nessa hora que a gente concorda com que diz que nem manobra o carro na garagem se estiver sem o cinto. Agora, acho quase impossível que algo não tenha quebrado antes ou então, que ele tenha tido algum mal súbito.
Não posso concordar com essa de fatalidade, nem muito menos com esse papo de que o culpado foi o Gilvan, que não estava de cinto.
Se o acidente aconteceu devido a quebra do eixo, o culpado foi o eixo.Agora porque ele quebrou, eu não sei.Mas gostaria de saber.Principalmente porque posso, um dia estar soldando um tb.Tanta gente, pelo simples fato de fazer SPOA, corta e solda o eixo e eu não conheço nenhum caso de quebra.
Com essa teoria que eu estou vendo por aki, é que temos tantas barbaridades sem punição.
Só falta dizer que a pobre coitada da doméstica, que foi espancada pelos 5 aprendizes de marginal, é a culpada. Quem mandou ela ter que sair tão cedo de casa ? Quem mandou ela ficar em pé no ponto de onibus ? Quem mandou ela não ter carro ?
Sinceramente a conclusão do IPM do nosso amigo demonstra claramente como agem as autoridades no nosso país.
Desculpem, mas EU não aguento ficar calado não.
[]'