..."deve começar no início do segundo semestre de 2009,"... essa frase não me é estranha....
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..."deve começar no início do segundo semestre de 2009,"... essa frase não me é estranha....
Outra fonte da mesma notícia: http://revistaautoesporte.globo.com/...L+DA+FIAT.html
Stark terá motor 2.3 a diesel da Fiat
Jipe será lançado no Salão do Automóvel e deve chegar em 2009
Alberto Cataldi
Desde 2006, quando a Tecnologia Automotiva Catarinense (TAC) apresentou o jipe de quatro lugares Stark no Salão do Automóvel, a pergunta mais freqüente ouvida pelos diretores da empresa é “quando ele vai para as ruas?”. Segundo Adolfo Cesar dos Santos, presidente da marca, a resposta finalmente chegará no próximo Salão, que abre suas portas no fim deste mês. A intenção é que o utilitário esteja disponível para compra no segundo semestre de 2009.
Um importante passo para a chegada do modelo ao mercado foi dado ontem, quando a TAC assinou uma parceria com a FPT (Fiat Powertrain Technologies) para o fornecimento do motor que irá equipar o Stark. Trata-se de um propulsor inédito no mercado, da mesma família do F1C, utilizado no Daily, da Iveco.
O S23 é um 2.3 a diesel com potência de 127 cv a 3.600 rpm e 30,598 kgfm de torque a 1.800 rpm. O propulsor conta com taxa de compressão 19,0:1 e atende às normas de emissão Euro III, estando predisposto também às tecnologias Euro IV e V. A transmissão será manual de cinco velocidades.
Com o acordo oficializado, a TAC já pode dar início a produção do novo carro nacional em sua matriz, localizada em Joinville (SC). Não foi anunciada uma data para as primeiras unidades serem fabricadas, mas a produção terá início com 12 carros por mês, com perspectiva de atingir 100 carros por mês em 2010. Em 2012, a montadora catarinense espera atingir 1.393 mil unidades por ano.
Adolfo aposta na inovação representada pelo Stark, que busca atender diretamente o público que realmente gosta de 4x4 e convive com lama e estradas acidentadas. O utilitário conta com direção hidráulica, freios hidráulicos, suspensões independentes, chassis tubular (que garante maior rigidez torcional), carroceria em fibra de vidro e bancos forrados em couro. “É um mercado de nicho que queremos atingir atendendo suas principais exigências”, afirma o presidente.
Com 1,900 m de altura, 1,880 m de largura, 4,083 m de comprimento e 1.600 kg (o mais leve da categoria a diesel), o Stark tem chamado atenção pelo seu visual, mesmo antes de chegar às lojas. O projeto foi pensado para atingir 0,4% de market share do mercado de utilitários esportivos, uma perspectiva conservadora, segundo o próprio Adolfo.
A TAC ainda não diz por quanto o Stark estará disponível, mas adianta que será um jipe genuíno, posicionado com Troller T4 e Marruá, portanto com preço em torno dos R$ 82 mil. O foco principal é o Brasil, mas a marca não descarta partir para outros mercados, que já mostraram interesse em receber o novo modelo brasileiro.
Que coisa... mais um jipe pra custar quase 100 mil valérios!!!
Qual o problema desse povo???? não podem fazer uma versão a gasolina custando em torno de 50 - 60 mil????
ê pais ingrato que moramos...
Sem dúvida que eh bonito. MAs no salao do automóvel passado, entrei num e depois no Troller. O Troller pareceu tao espaçoso! Achei muito apertado dentro, acho que menor do que o Gol. Pena, pois seria bom ter opçao. Abraço.
Lendo isto da até para pensar que os caras acham que brasileiro gosta de pagar caro por qualquer produto ou é trouxa mesmo.
......um jipe forte, durável e barato, que custaria hoje na faixa de R$ 45 mil. Depois de muito pesquisar o mercado, descobrimos que o brasileiro não quer só um 'pau para toda obra', mas um veículo off-road sofisticado, bonito, com suspensão macia, direção hidráulica, ar-condicionado e outros mimos, que rode bem na cidade durante a semana, mas que seja valente na trilha radical do fim de semana. E que tenha um bom mercado, mesmo custando na faixa de R$ 70mil a 80 mil".
http://noticias.vrum.com.br/veiculos...noticias.shtml
SEgue uma reportagem da TAC sobre o motor diesel:
Engraçado algumas pessoas ainda se perguntam pq o carro não tem preço final de 50 ou 60 k como se isso fosse decidido assim facilmente. É impressionante como tem gente esperta aqui e que sabe tudo e a TAC não percebeu o que essas pessoas já sabiam desde que nasceram. Ora pessoal, lógico que a TAC sabe que venderia mais se o carro tivesse esse preço mas para isso teria que abrir mão de muita coisa no carro e provavelmente sem estes itens. como motor díesel. ar condicionado, direção hidráulica, suspensão independente etc ele passaria a ser um carro normal aí essas pessoas iriam dizer que o carro não tem nada e custa tudo isso. Por isso só pagaria uns "30 paus". Existe muita coisa por trás da formação do custo e consequentemente do valor final para o consumidor. Uma das coisas que mais encarece o veículo é a parcela de quase 50% que a TAC tem que deixar com o sócio barbudo de Brasília. Então vamos lá; 50% de impostos mais x% de peças, Mais y% de custos fixo de fábrica, mais Z% de amortização do projeto, mais s% de encargos diversos e por último deve sobrar assim uns 5% de lucro para os investidores. Serpá que o carro tá caro ou o Pais que encarece o produto. Ou vocês se esquecem que um Fox tem preço final de quase 40 mil é fabricado as pencas portanto tem escala de produção e é um carro considerado "popular" ou seja básico talvez até sem ar-condicionado e direção hidráulica.
Vamos incentivar e se não temos 80 mil para pagar no carrinho é porque somos nós que ganhamos pouco e não ele que é caro.
Abraços
Barretos, eu tendo ou não 80 mil pra pagar num jipe, É MUITO CARO mesmo assim. Basta ver o preço de Defender na inglaterra, Wrangler nos Estados Unidos, Captiva no México, ETC...
Não sou "esperto" não, apenas comentei que esse jipe poderia ser mais barato, com uma mecânica mais simples. Lembre-se que esse motor é importado.
Vamos ver quem vai vender mais Troller ou TAC...