Postado originalmente por
VictorCarrijo
Galera... Meu "bloqueio com porcas" (auto-blocante) "quebrou" e fudeu todo meu diferencial com coroa, pinhão e tudo mais.
Fatos:
Quando fiz o blocante com porcas, eu não apertei muito, então blocava menos que 80%... Depois abri a caixa e apertei bastante, funcionou perfeito, nas curvas livre e no barro rodas tocando juntinhas, até que no final da mesma trilha parou de funcionar.
Pensei que as planetárias sobressalentes estavam comendo a porca e com isso afrouxava e o bloqueio parava de funcionar, comprei até as arruelas do Opala pra ver se solucionava.
Até que quebrei em uma competição de Gaiola-Cross aqui na minha cidade.
Diagnostico:
A peça que mandamos fazer no torno, que serve de eixo para as duas planetárias sobressalentes cedeu e soltou uma planetária no meio do diferencial, e aí vc's imaginam o aranzé que virou, né?!?!?
Conclusão:
Não eram as planetárias que estavam comendo as porcas, as porcas estavam inteiras, era o "eixo" que estava quebrando. Por isso se vc usa esse bloqueio ou vai usar, sempre que for regular ou apertar as porcas verifique o que está acontecendo (pq está desregulando) se é o eixo que esta cedendo ou as porcas que estão sendo comidas.:concordo:
Eu faria esse bloqueio de novo mas como já fazia parte do meu plano, se isso acontecesse, eu vou blocar 100% na solda.
Agora, de maneira alguma sou contra o auto-blocante com porcas, pois que ele funciona muito bem, e a peça que quebrou, quebrou pq não foi bem feita. Eu tinha visto isso desde o primeiro dia, paredes finas e modelo fraco, mas dei continuidade por inexperiência. Quem quer experimentar vai fundo que eu garanto, só faça um eixo bem resistente, e já quem prefere uma coisa mais inovadora procure nesse mesmo tópico que um colega aqui tem um modelo super-bacana com molas para o Niva dele e a funcionalidade é a mesma, só que pra fazer um desse, meu pexe, tem pesquisar direitinho e quebrar a cabeça. Um dia farei um desses, ou pra mim ou pra algum amigo, mas como planejado agora quero experimentar o 100%.
Abração a todos e Boas Trilhas!!!
Att.
Victor Assunção Moreira.