Postado originalmente por
bajeiro do sul
Amigo
tenho a caixa da variant II com homocinéticas, similar a da kombi. na verdade a da kombi diesel tb é muito parecida, mudando apenas a furação da capa seca que é pronta para o motor AP, de resto é quase igual as outras. o que interessa na caixa da kombi é o diferencial 7:36 que eu tenho na minha mesmo sendo da variant tenho o diferencial curto da kombi, é o ideal para trilhas.
Ja a caixa com o diferencial do 1200 é mais curto ainda que o da kombi, além de ser mais robusto. é uma caixa/diferencial que deve dar menos problemas que a minha pois esta do 1200 é o sonho dos fuqueiros e gaioleiros por sua robustes e redução. o que vc vai ter de cuidar é das pontas de eixo, que poderão quebrar , ja com homocinéticas este risco é menor.
Quanto a quebras não tem muito a ver bloqueado ou não , pois no barro tudo desliza muito facilmente, e o arraste igual das rodas nos dois lados do veículo não chegar a forçar demais para quebrar, e deixa o sistema trabalhar livremente. No asfalto ou em pisos de muita aderencia, se vc fizer uma curva e pisar fundo tipo cantar pneus, é certo que alguma coisa vai quebrar. Usando com parcimonia no asfalto e pisando fundo na trilha é dificel de quebrar. o que quebra muito é o estilo de pilotagem e os trancos que vc der no veículo, muito mais do que que tipo de veiculo vc tem. O ideal é pisar fundo antes do obstáculo e so tirar o pé no final do barro, ficar debriando e arrancando fortemente no meio do barro é que quebra o sistema, mas se vc segurar até o final sem pisar na embreagem é dificel de quebrar. embreagem é somente para arrancar com jeito, depois é pé em baixo, sem pisar na embreagem e sem trancos, tenho meu baja a 4 anos e bloqueio 100% a dois e nunca quebrei nada (tomara que continue assim). Ja vi gente com motor 1300 quebrar caixa de kombi com redução sem bloqueio. vc vai ouvir mil estorias , mas o que faz a diferença entre quebrar ou não é a maneira de andar. Meu pai era caçambeiro,destes de trabalhar em aterros moles até a metade da roda, ele me ensinou se arrancassem com força ja quebravam a cruzeta do cardam parado. eles arrancavam com jeito até encostar a folga do diferencial, depois soltavam todo o pé da embreagem e pisavam fundo, se o caminhão apagava era por falta de força, ficar socando o sistema não adianta nada. Uso o mesmo sistema para trilhas e acho que estou indo bem.
abraços
eduardo