Tô com uma dúvida cruel bloquear ou não a minha gaiola com caixa de Kombi Já conversei com alguns colegas de fórum e eles me aconselharam a bloquear mas aí falo com meus amigos de trilha por aqui e a 1ª coisa que eles falam é "vai quebrra a caixa" e a 2ª coisa que eles dizem é "não vai mais fazer curva"
Por favor, preciso de várias opiniões para me decidir e não me arrepender depois Agradeço a opinião de todos!
Um quebra costela a todos os companheiros de gaiola e baja!
pois e cara tem um cara aki no forum q e fera o bajeiro do sul e me disse que alem de ficar melhor na trilha ela fica ainda mais dificil de quebrer
e ele falow tbm que fai curva sim
eu comfio no cara e vou fazer isso no meu baja assim que der
falow ate
pois e cara tem um cara aki no forum q e fera o bajeiro do sul e me disse que alem de ficar melhor na trilha ela fica ainda mais dificil de quebrer
e ele falow tbm que fai curva sim
eu comfio no cara e vou fazer isso no meu baja assim que der
falow ate
Buenas Claudemir!
Então, o Bajeiro me respondeu isso daí mesmo, e na hora saí pra fazer na minha gaiola, cheguei no meu mecânico e tinha uns 5 falando contra e acabei desistindo (temporariamente) Tô lôco pra bloquear, mas com aquela dúvida...
Qual é a sua viatura? Que tipo de caixa tem?
Tô começando a achar que vou fazer o bloqueio e pagar o pato se for necessário...
Não consigo mais imaginar minha gaiola sem bloquear..
Tenho minha gaiola bloqueada 80% foi a melhor coisa que fiz na minha vida heheheheheh, fica muito bom e nunca quebrou, tenho o bloqueio tipo cruz, faz curva normalmente
Tenho minha gaiola bloqueada 80% foi a melhor coisa que fiz na minha vida heheheheheh, fica muito bom e nunca quebrou, tenho o bloqueio tipo cruz, faz curva normalmente
Bom, essa discussão já foi feita um trilhão de vezes aqui no fórum, e as respostas são sempre as mesmas: 50% não quer bloquear e outros 50% não largam o bloqueio, ou seja, cerveja, haahahah
Ja tive gaiolas com bloqueio e também sem bloqueio.
Utilizei um bloqueio 75% do Tiago Flores (mercado livre: http://produto.mercadolivre.com.br/M...bo-forjado-_JM) e não me arrependi, a gaiola ficou com maior pegada, e alguns atoleiros onde passava com dificuldade sem bloqueio, depois de bloquear passava mto mais fácil.
Com relação às quebras, diminiu, é verdade, porém como sempre digo, o pé do motorista manda muito, porque se pisar até o limite pode quebrar outra coisa da gaiola.
As planetárias quebram pois elas são como fusiveis, antes de quebrar alguma outra coisa, a planetária quebra primeiro, se bloquear ela fica mais resistente, então se o pé for de tijolo vai estourar outra coisa.
Com relação às curvas, a gaiola com bloqueio 75% fazia curvas nomal, porém dava pra sentir que: quando enchia o motor e tentava fazer a curva, a tendencia é ir reto, depois com o tempo se pega o jeito.
Pessoal, andar com a gaiola bloqueada é o máximo, forte, traciona que é uma loucura, fica demais. Eu uso caixa de Kombi diesel que possui a caixa satélite mais forte e fiz o blocante nela.
Mas assim, exitem vários tipos de blocantes, e na minha opinião o de porcas soldadas não funciona, quebra.
Já quebrei dois e todos os meus amigos que tem esse sistema quebraram.
Hoje estou usando o sistema de blocante com molas. Adorei, até agora não perdeu o bloqueio que desconfio ser em torno de 80%, e está perfeito.
Ah, problemas em fazer curvas ocorrem somente em bloqueio 100%, planetárias soldadas ou Spool. Os outros não interferem em nada na dirigibilidade.
Pode ser que forçe mais a caixa, mas pelo outro lado você tem muito mais força e tração, reduzindo assim a necessidade de acelerar tudo para subir.
Valeu
Bloqueio 80% feito em casa, não comprado, é um eixo que se faz no torno e nele é colocado mais 2 planetarias na caixa satelite o aperto dessas 2 planetarias é que vai dar o bloqueio desejado, a fixação desas planetarias é feito com porrcas, entao quanto mais vc aperta as porcas mais bloqueado fica entendeu?????
Então, o Bajeiro me respondeu isso daí mesmo, e na hora saí pra fazer na minha gaiola, cheguei no meu mecânico e tinha uns 5 falando contra e acabei desistindo (temporariamente) Tô lôco pra bloquear, mas com aquela dúvida...
Valeu!
Valeu amigos, por isto mesmo existe o forum, para trocarmos informações e sempre procurar fazer o melhor e gastar o menos possivel. Voltando ao bloqueio, este sistema de 80% do tiago flores tb é muito bom tb, se vc tem duvida bloqueie um pouco menos que o 100%. Eu tinha este bloqueio com porca, quanto mais apertava mais bloqueado ficava, mas depois de um certo tempo e fadiga dos materiais ela ficava desbloqueada de novo, então tinha de retirar o diferencial e reapertar as ditas porcas. Tb tive o sistema com dois jogos de planetárias, funciona bem , mas somente é efetivo quando vc usa um pouco de rotação, em baixissimas rotações não bloqueia. Por isto estou usando o bloqueio 48, soldado com eletrodo 48 ou eletrodo para aço inox, soldando as planetarias. posso entrar em atoleiros com baixa rotação e devagar que ja esta bloqueado, e não tem o risco do bloqueio nao acionar, pois ja esta acionado. quanto as quebras são menores do que se fosse sem bloqueio, pois não fica trasmitindo tração ora para uma roda, ora para outra, mas sim sempre igual nas duas rodas, talvez por isto quebre menos, ou como disse nosso amigo acima, as planetárias são um fusivel, se elas estão soldadas uma a outra acaba ficando mais fortes e menos suseptível a quebras. O que vale na hora da quebra, é realmente o pé da criança, e somente acelerar na hora certa. tenho meu baja bloqueado a 4 anos(100%), motor Ap 1.8, pneus 255 x 75 x 15 frontiera, e nunca quebrei nada, e olha que eu gosto de pisar no fundo no atoleiro (as vezes a única maneira de não ficar). Meus amigos daqui da região, paraíso dos fuscas e gaiolas, todos tem bloqueado 100% e não imaginam a vida sem este melhoramento. Quanto a tendencia de sair reto na curva, é so ir aprendendo a ir levando, antecipar a virada, sair um pouco de traseira , coisas que qualquer gaioleiro (por pior que possa ser) sabe fazer.
Gente, bloqueio 100% , recomendo