x
Convex Datacenter
Página 1 de 8 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 87

Tópico: Gaiola do CHAS

  • #1
    Usuário Avatar de emschas
    Entrada
    08/04/2013
    Local
    BH/MG
    Idade
    51
    Posts
    208
    Agradecimentos: 0

    Gaiola do CHAS




    Pessoal,

    após alguns anos lendo e aprendendo neste fórum estou prestes a começar minha gaiola. Já comprei algumas coisas para a montagem dela. Tenho um motor ap 1.6 com caixa, agregado, direção e suspensão do passat antigo. Tenho também uma variant II , uma Kombi com redução de cruzeta e um fusca. A idéia inicial era pegar a suspensão traseira a kombi e adaptar no fusca para fazer um baja, e usar a variant completa para fazer uma gaiola com o motor ap do passat. Neste caso eu usuaria a suspensão traseira e dianteira da variant, acho muito interessante o tanto que ela pode virar. Porém, já próximo de iniciar a construção surgiram algumas novas idéias que me deixaram cheio de dúvidas do que fazer.
    No momento estou pensando em abandonar a variant e construir um chassi tubular que seria preparado para receber um agregado na frente e outro atrás (estes seriam parafusados na estrutura igual ficam no gol, santana, passat). Desta forma eu teria a possibilidade de colocar o motor ap na dianteira ou traseira. Além disto, o agregado traseiro poderia ser fixado de duas formas permitindo instalar o motor traseiro ou central. Como vou usar telescópio na dianteira e na traseira, estava pensando em fazer uma direção igual de crawler que vira os dois eixos ao mesmo tempo.
    Acho que o agregado é uma forma que dá facilidade para encaixar o motor, a caixa e a suspensão. Ele faz a gaiola ficar modular e fácil de substituir peças quando quebrar. Pretendo fazer com agregado do gol que é muito fácil de encontrar peças no mercado, já a suspensão da variant se quebrar é difícil de repor.
    Uma outra coisa que acho interessante é por o motor transversal, isso faz com que a gaiola fique com uma traseira mais curta, evitando crescer além das dimensões dos pneus, assim não pega nos barrancos. Mas esta forma já não usa o agregado.
    Pretendo fazer a gaiola 4x4, então se colocar o motor atrás, colocarei o diferencial na frente, ou vice-versa. Agora, se o motor for central não dá pra fazer 4x4.

    Gostaria então de ouvir a opinião dos mais experientes quanto a estas configurações. Sei que vocês já experimentaram todas estas formas e podem dizer o que funciona bem.
    Eu sou iniciante na área da mecânica e então prefiro fazer tudo usando peças existentes no mercado. Criar peças caseiras é muito complicado, isto é só pra quem é torneiro.

  • #2
    Usuário Avatar de emschas
    Entrada
    08/04/2013
    Local
    BH/MG
    Idade
    51
    Posts
    208
    Agradecimentos: 0
    Vejam as fotos dos fornecedores:

    Gaiola do CHAS-dsc00684.jpgGaiola do CHAS-dsc00681.jpgGaiola do CHAS-dsc01499.jpg

  • #3
    Usuário Avatar de emschas
    Entrada
    08/04/2013
    Local
    BH/MG
    Idade
    51
    Posts
    208
    Agradecimentos: 0
    O desenho da gaiola eu pretendo fazer o mais próximo possível deste aqui. Lógico que não dá pra fazer com este acabamento mas as linhas gerais serão estas.

    Gaiola do CHAS-05rmfordauction2010.jpg

  • #4
    Usuário
    Entrada
    22/05/2010
    Local
    Campos dos Goytacazes/São Fidelis/RJ
    Posts
    1,531
    Agradecimentos: 2
    Segue aqui um link que pode trocar uma ideia com o dono, pois acho muito parecidos o seu projeto intenção e o que ele montou.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...-integral.html ("Maquina Blue" gaiola 4X4 Tração Integral)
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de emschas
    Entrada
    08/04/2013
    Local
    BH/MG
    Idade
    51
    Posts
    208
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por uvantuil Ver Post
    Segue aqui um link que pode trocar uma ideia com o dono, pois acho muito parecidos o seu projeto intenção e o que ele montou.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...-integral.html ("Maquina Blue" gaiola 4X4 Tração Integral)

    Realmente uvantuil,

    o projeto é bem parecido com o que quero fazer. Vou ler todo o tópico dele para retirar algumas dicas.

    Valeu!

  • #6
    Usuário Avatar de emschas
    Entrada
    08/04/2013
    Local
    BH/MG
    Idade
    51
    Posts
    208
    Agradecimentos: 0
    Já ouvi dizer que o agregado do santana é mais reforçado que o do gol. Realmente tem diferença ou eles são idênticos?
    Mais uma pergunta: o agregado do gol quadrado é o mesmo do gol bola?
    E o da saveiro? Será que é mais reforçado?

  • #7
    Usuário
    Entrada
    22/05/2010
    Local
    Campos dos Goytacazes/São Fidelis/RJ
    Posts
    1,531
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por emschas Ver Post
    Realmente uvantuil,

    o projeto é bem parecido com o que quero fazer. Vou ler todo o tópico dele para retirar algumas dicas.

    Valeu!
    Beleza fera! Tamo ae para somar... e doido para ver o projeto que você quer...

  • #8
    Usuário
    Entrada
    04/04/2007
    Local
    Criciúma/SC
    Idade
    42
    Posts
    1,954
    Agradecimentos: 0
    Até onde meu conhecimento alcança, as balanças do santana são levemente mais reforçadas que as do gol/passat...
    Mais, o mecanico que montou a minha tem uma 4x4 também e usa as do gol e segundo ele em 14 anos, nunca quebrou uma sequer... vai depender do conceito da tua gaiola, peso, tipo de trilha etc...

    Antes de sair comprando coisas adoidado, defina exatamente o rumo do seu projeto... mecanica que vai usar... estrutura, que tipo de trilha, etc... pra depois no final não sair com uma gaiola que não é do jeito que queria...

    Eu fiz a minha (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...s-uma-4x4.html (Mais uma 4x4...)) baseado na mecanica da máquina blue, e por incrivel que pareça, nos finalmente consegui até um motor igual ao dele, com fluxo cruzado...

    Porém, foi só a mecanica que ficou parecida, pois a estrutura fiz bastante diferente, pois eu queria algo mais confortável...

  • #9
    Usuário Avatar de mali9ski
    Entrada
    25/05/2010
    Local
    Itaiopolis Santa e Bela Catarina/AC
    Idade
    35
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por emschas Ver Post
    Pessoal,

    após alguns anos lendo e aprendendo neste fórum estou prestes a começar minha gaiola. Já comprei algumas coisas para a montagem dela. Tenho um motor ap 1.6 com caixa, agregado, direção e suspensão do passat antigo. Tenho também uma variant II , uma Kombi com redução de cruzeta e um fusca. A idéia inicial era pegar a suspensão traseira a kombi e adaptar no fusca para fazer um baja, e usar a variant completa para fazer uma gaiola com o motor ap do passat. Neste caso eu usuaria a suspensão traseira e dianteira da variant, acho muito interessante o tanto que ela pode virar. Porém, já próximo de iniciar a construção surgiram algumas novas idéias que me deixaram cheio de dúvidas do que fazer.
    No momento estou pensando em abandonar a variant e construir um chassi tubular que seria preparado para receber um agregado na frente e outro atrás (estes seriam parafusados na estrutura igual ficam no gol, santana, passat). Desta forma eu teria a possibilidade de colocar o motor ap na dianteira ou traseira. Além disto, o agregado traseiro poderia ser fixado de duas formas permitindo instalar o motor traseiro ou central. Como vou usar telescópio na dianteira e na traseira, estava pensando em fazer uma direção igual de crawler que vira os dois eixos ao mesmo tempo.
    Acho que o agregado é uma forma que dá facilidade para encaixar o motor, a caixa e a suspensão. Ele faz a gaiola ficar modular e fácil de substituir peças quando quebrar. Pretendo fazer com agregado do gol que é muito fácil de encontrar peças no mercado, já a suspensão da variant se quebrar é difícil de repor.
    Uma outra coisa que acho interessante é por o motor transversal, isso faz com que a gaiola fique com uma traseira mais curta, evitando crescer além das dimensões dos pneus, assim não pega nos barrancos. Mas esta forma já não usa o agregado.
    Pretendo fazer a gaiola 4x4, então se colocar o motor atrás, colocarei o diferencial na frente, ou vice-versa. Agora, se o motor for central não dá pra fazer 4x4.

    Gostaria então de ouvir a opinião dos mais experientes quanto a estas configurações. Sei que vocês já experimentaram todas estas formas e podem dizer o que funciona bem.
    Eu sou iniciante na área da mecânica e então prefiro fazer tudo usando peças existentes no mercado. Criar peças caseiras é muito complicado, isto é só pra quem é torneiro.
    Se vc quer fazer uma 4x4 é melhor fazer de uma vez, a minha era 4x2 e quando nós mudamos para 4x4 deu uma trabalheira que dava pra fazer outra 4x4 e ficar com a 4x2....

    sujiro ler os topicos das gaiolas 4x4 do forum

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...la-4x4-71.html (gaiola mudzilla 4x4)

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...4-do-nito.html (4x4 do NITO)

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...al-1600-a.html (fusca baja 4x4 com mecanica original 1600)

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...omo-fazer.html (Tração 4x4 com mecânica VW na gaiola! Como fazer?)

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m-2-caixa.html (gaiola off road 4x4 com 2 caixa)

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...multilink.html (Buggy 4x4 motor AP 2.0 Mi/Mpfi Caixa do Gol Redução kombi Suspensão Multilink)

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...buggy-4x4.html (Buggy 4x4....)

    valew
    GAIOLA 4X4 SÓ NÃO PASSA NA BLITZ.................http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...la-4x4-27.html

  • #10
    Usuário Avatar de emschas
    Entrada
    08/04/2013
    Local
    BH/MG
    Idade
    51
    Posts
    208
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por fag.online Ver Post
    Até onde meu conhecimento alcança, as balanças do santana são levemente mais reforçadas que as do gol/passat...
    Mais, o mecanico que montou a minha tem uma 4x4 também e usa as do gol e segundo ele em 14 anos, nunca quebrou uma sequer... vai depender do conceito da tua gaiola, peso, tipo de trilha etc...

    Antes de sair comprando coisas adoidado, defina exatamente o rumo do seu projeto... mecanica que vai usar... estrutura, que tipo de trilha, etc... pra depois no final não sair com uma gaiola que não é do jeito que queria...

    Eu fiz a minha (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...s-uma-4x4.html (Mais uma 4x4...)) baseado na mecanica da máquina blue, e por incrivel que pareça, nos finalmente consegui até um motor igual ao dele, com fluxo cruzado...

    Porém, foi só a mecanica que ficou parecida, pois a estrutura fiz bastante diferente, pois eu queria algo mais confortável...

    Bom saber que as balanças do gol aguentam bastante. Realmente eu sai comprando muita coisa e agora mudei completamente o rumo do projeto. Acho que vc concorda que usar a suspensão dianteira do gol na traseira da gaiola é melhor que usar a da variant. Ainda fico com um pouco de dúvida sobre qual mecânica usar, se uso somente duas caixas vw para montar uma 4x4 ou se monto uma mais cara com caixa de marcha, caixa de transferência e diferenciais, mas aí já começa a sair da categoria das gaiolas e passar para jeeps. Uma coisa que acho que seria muito interessante é ter uma reduzida.
    O que é um motor com fluxo cruzado?

  • #11
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    54
    Posts
    2,910
    Agradecimentos: 36
    Fluxo cruzado é o motor que tem a admissão de um lado e o escape do outro lado do cabeçote...isso melhora o desempenho do motor.
    O Fusca quase tem fluxo cruzado...hehhehhe

  • #12
    Usuário Avatar de emschas
    Entrada
    08/04/2013
    Local
    BH/MG
    Idade
    51
    Posts
    208
    Agradecimentos: 0

    Blz mali9ski, vou dar uma olhada nos que ainda não li. Muito interessante, tem até um de suspensão multilink. Estava querendo mesmo saber um pouco mais sobre isto.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Gaiola motor 1600 x Gaiola AP 1.6
      Por zardo no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 35
      Última resposta: 09/11/2014, 22:15
    2. Respostas: 7
      Última resposta: 03/04/2011, 10:01
    3. Gaiola ... Parece um Buggy mas é uma gaiola
      Por brasil4x2 no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 13
      Última resposta: 22/05/2006, 16:59
    4. Gaiola Interna X "Gaiola" Externa
      Por dero no fórum Outros
      Respostas: 4
      Última resposta: 10/12/2005, 20:31

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade