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Convex Datacenter
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  • #73
    Usuário Avatar de GuTo_Cerulli
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    Opa!

    Tópico assinado!!! Show a história do Jeep!!

    Vou ver umas fotos antigas que tem dele aqui em casa...lá pelos idos de 2003...

    []'s

  • #74
    Usuário Avatar de rodrigocbt
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    Manda aí as fotos Guto!!

    é mto bom ver essas antigas...

    e a tosca? a qtas andas? e vamo ou nao vamo marcar de ir pra caucaia?

    abraço

    Rodrigo
    Rodrigo Cbt

  • #75
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    nossa fotos antigas são aquelas tipo que vc torce pra sua mÀe nÀo mostrar pra sua namorada antes do casório?? ehuehueuhueh
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #76
    Usuário Avatar de rodrigocbt
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    Injeção..

    Pronto! O Recruta não tem mais o carburador...

    Não significa que a injeção já esteja lá.. mas finalmente dei início ao projeto...

    Como o Rubens e o Gnecchi tomam meu espaço na oficina, levei o Jeep pra garagem de casa pra ir fazendo aos poucos durante as noites... só assim pra sair...

    O que fiz já,

    Passo 1, solda de porca para a Sonda Lambda na posição mais próxima ao coletor de escape, porém, após a união do 4 x 2 x 1.. , custo R$ 30,00

    Passo 2, no meu caso vou usar 1 bico só com TBI de monza, PORÉM, como queria vender o coletor do 3E com carburador (que valem um dinheiro) retirei o alternador, pra conseguir tirar o coletor junto com o bura.... se não fosse vender meu coletor de 3E, nem tiraria o coletor, colocava direto a flange pra TBI... em breve fotos pra explicar...

    Tempo total de dedicação ao Jeep hj, 50 minutos...

    Vai demorar pra sair esse trêm...

    Mas devagar vai...
    Rodrigo Cbt

  • #77
    Usuário Avatar de GuTo_Cerulli
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    Opa opa!!

    Tô de olho aqui...quero ver como fica isso para aplicar no projeto de baixo orçamento!!

    []'s

  • #78
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
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    Citação Postado originalmente por rodrigocbt Ver Post
    Pronto! O Recruta não tem mais o carburador...

    Não significa que a injeção já esteja lá.. mas finalmente dei início ao projeto...

    Como o Rubens e o Gnecchi tomam meu espaço na oficina, levei o Jeep pra garagem de casa pra ir fazendo aos poucos durante as noites... só assim pra sair...

    O que fiz já,

    Passo 1, solda de porca para a Sonda Lambda na posição mais próxima ao coletor de escape, porém, após a união do 4 x 2 x 1.. , custo R$ 30,00

    Passo 2, no meu caso vou usar 1 bico só com TBI de monza, PORÉM, como queria vender o coletor do 3E com carburador (que valem um dinheiro) retirei o alternador, pra conseguir tirar o coletor junto com o bura.... se não fosse vender meu coletor de 3E, nem tiraria o coletor, colocava direto a flange pra TBI... em breve fotos pra explicar...

    Tempo total de dedicação ao Jeep hj, 50 minutos...

    Vai demorar pra sair esse trêm...

    Mas devagar vai...
    Pensei que tivesse desistido!

    O meu logo entra na fila!



    []

  • #79
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    Citação Postado originalmente por Rodrigo Baratti Ver Post
    Pensei que tivesse desistido!

    O meu logo entra na fila!



    []
    Acha mesmo que o Rodrigo, assim como eu ou gnecchi ou qualquer outro que tenha testado injeção iria continuar carburado??? DE MODO ALGUM

    Vi o coletor hoje pessoalmente e a pandoo na mesa... veremos como fica monoponto o esquema todo!!!

    Pandoo é realmente divertido, lembrando que o rodrigo está fazendo monoponto porque quer pois até o coletor multiponto já tem, a idéia é testar todas as possibilidades!

    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #80
    Usuário Avatar de rodrigocbt
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    Segue projeto

    Projeto de garagem é a passos lentos...

    Mas como já tava tudo na mão não demora tanto assim....

    Seguinte, pra injeção eletrônica funcionar, ela precisa como sinal principal a rotação do motor, pros motores antigos temos 2 possibilidades:

    - colocar sensor de rotação olhando pra uma roda fônica com 60 dentes menos 2 (60 -2) ou 36-2. O problema é q o sensor de rotação lê e transmite pulso magnético e pra isso precisa estar bem localizado, centralizado, à distância correta da roda fônica, alinhado, limpo, etc. O lado bom é q algumas vezes é mais fácil de instalar.

    - transformar o distribuidor em sistema Hall, com um sensor de mesmo nome. Esse sensor fica mais ou menos na posição do avanço a vácuo de distribuidor normal. Esse sensor fica voltado a uma peça com 4 ou 6 espaços (4 ou 6 cilindros) que com sua passagem irá determinar o momento da centelha. Como a injeção controla eletrônicamente todo o avanço, além de instalar o sensor hall, a mudança do distribuidor envolve travamento da mesa do distribuidor pois não pode haver avanço centrífugo de forma alguma. TODO o avanço será determinado eletrônicamente .

    No projeto do recruta, partimos pro distribuidor hall , pois não queremos correr risco de no meio de um lamaçal daqueles, aconteça o que já aconteceu em uma mini trilha que fiz com um celta em bonito, quando uma pedra entrou no meio da roda fônica e sensor de rotação, empurrando o sensor e acabando com o sinal e com o funcionamento do motor...

    Nas fotos temos o distribuidor que teve o avanço travado, o sensor hall sem fio instalado (com conector de 3 fios) e a aranha com as 4 janelas.

    Importante na troca do distribuidor é colocar o primeiro cilindro no PMS (ponto morto superior) e observar a posição dos cabos, que obrigatoriamente tem que ser resistivos pra não haver interferência eletromagnetica (esses ACCEL q coloquei são frescura.. uns bons NGK fazem a mesma coisa).

    Essa semana coloco o coletor, flange e TBI
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ Check-up Jeep - Recruta Zero-cimg3310.jpg   CJ Check-up Jeep - Recruta Zero-cimg3315.jpg   CJ Check-up Jeep - Recruta Zero-cimg3316.jpg   CJ Check-up Jeep - Recruta Zero-cimg3318.jpg  
    Rodrigo Cbt

  • #81
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
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    Rodrigo,

    Pergunta de leigo total.

    Faz alguma diferença se tiver uma DIS, ou algo similar?

    []

  • #82
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    Citação Postado originalmente por Rodrigo Baratti Ver Post
    Rodrigo,

    Pergunta de leigo total.

    Faz alguma diferença se tiver uma DIS, ou algo similar?

    []
    Serve responder eu?

    Vamos lá

    O sistema montado pelo Rodrigo é o sistema basico e o mínimo necessário para a injeção, logo nota-se o sensor hall e ainda a dependência do rotor e da tampa do distribuidor, mantendo assim o sistema se entrar água os conectores podem ainda sofrer com alagados e parar o veiculo, logicamente muito menos problemas do que um com platinado e condensador ou mesmo um distribuidor já com ignição eletronica, mas aidna sim tem suas limitações.

    Na real, se o objetivo é apenas injetar e não tornar o motor absolutamente a prova d'água e nem ter desempenho a mais, a solução que o rodrigo está idealizando (e esse é o objetivo pois ele tem até como fazer facilmente multiponto na oficina, claro) é a mais simples de custo x beneficio ótimos! Prezando por qualidade claro...

    Com DIS

    O DIS como outras soluções do mercado hoje em dia, é um sistema de gerenciamento de ponto eletrônico e booster de ignição.
    O que é isso traduzido pro português?
    Simples, o DIS passa a pegar um sinal de rotação de um sensor de fase (pode ser até memso o hall) e distribui a faísca por bobinas duplas (de duas saidas) ou uma bobina por cilindro. O que inutiliza completamente a tampa do distribuidor e o rotor, dependendo do motor o distribuidor pode ser retirado por completo (os que não acionam a bomba de óleo).
    Adicionalmente o booster é um "gerador" ou potencializador de faíscas fazendo você ter em cada vela muito mais energia podendo aumentar o "gap" (ou a distancia do "eletrodo" e negativo da vela) criando assim uma bela faiscona monstro...

    Na pratica o que melhora?

    Simples, o DIS, como outros "boosters" de ignição faz uma faisca mais potente que dentro da câmara de explosão, mesmo com a compressão da mistura consegue criar uma faisca mais forte incendiando melhor a mistura. De quebra o DIS para os sistemas não injetados remapeia a ignição mudando o ponto do motor fazendo a parte do avanço que antes não era eletronico...

    Ou seja o DIS é legal sim, para desempenho e para tornar o distribuidor como apenas sensor de fase e nàot er mais problemas de água, mas não é imprescindível para a injeção eletrônica em si, que funciona independente do sistema.

    Resumo:

    - DIS é uma ferramenta muito interessante e pode sim contribuir nas transformações de alcool/gasolina e em certa otimização da queima gerando tanto desempenho como certa economia. Claro guardada sempre suas devidas proporções.

    - O DIS ou qualquer outro sistema de pontencia de ignição ainda é mais necessário quando você tem um motor sobre-alimentado devido a compressão excessiva que gera dentro da câmara e enfraquece as faiscas do sistema original

    - NÃO há a necessidade de instalar o DIS se o objetivo é apenas injetar um motor, principlamente na solução que o rodrigo está montando do qual o objetivo é fazer o sistema mais simples com o menor custo possível mantendo qualidade é completamente desnecessário...
    - A pandoo, como injeção programável, remapeia já o ponto do motor e administra ela mesma, sendo essa parte dispensável do DIS, que na verdade seria interessante pelo sistema à prova d'água e o booster. Como é um motor original e aspirado sem nenhuma modificação de performance, é desnecessário.

    Lembrando que o sistema monoponto faz-se necessário a utilização do bico único e que tem de suprir o motor 2.5 com TBI dimensionada e coletor adaptado.

    Lembre sempre, existem 2 caminhos a seguir, o da economia (e não é o caminho porco não, pelo contrário exige muito do profissional e das peças) e o do desempenho (que exige do profissional e das peças tb e com grande variedade no mercado). Ou seja se o Rodrigo estivesse procurando desempenho a todo custo seria um sistema multi-ponto sem dúvida alguma, mas não é esse o objetivo no momento.


    Espero ter ajudado
    4X4 Brasil
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #83
    Usuário Avatar de rodrigocbt
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    Dis

    Rubens meu porta voz, é isso aí, esclareceu até pra mim o que estou fazendo

    A idéia é essa mesmo.

    A instalação do DIS no sistema que terei será exatamente igual a instalação de um DIS em um motor AP injetado por exemplo.

    O que seria mais difícil de compatibilizar seria com o DD, mas ainda assim o Sérgio da Motorspice já está estudando como fazer...
    Rodrigo Cbt

  • #84
    Usuário Avatar de rodrigocbt
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    Monoponto x Multiponto

    Pra contextualizar quem não nos conhece, nossa oficina nasceu antes da era da injeção eletrônica no Brasil e fomos dos pioneiros a mexer com isso... daí acompanhamos toda a evolução até aqui, e nem imaginávamos colocar um sistema assim em um jipe qdo a história começou...

    Quando começamos a estudar as possibilidades de injetar nosso motor, a dúvida principal de por assim dizer hardware, era montar Monoponto (1 bico) ou Multiponto (4 bicos)..

    As injeções single-point ou monoponto possuem um único injetor, instalado no corpo da borboleta. Seu trabalho não é muito diferente do carburador: faz a mistura na entrada do coletor de admissão -- mas com maior precisão e mistura mais homogênea, pois a válvula de injeção age de acordo com o programa escrito no módulo eletrônico de comando. Com o uso da eletrônica é possível dosar a mistura ar-combustível, ponto a ponto, em todos os regimes de trabalho do motor, além de permitir desacelerações e retomadas suaves, sem os indesejáveis "buracos" (imperfeições de progressão), impossíveis de se retirar com carburador num ambiente de limites baixos de emissões

    Com a injeção multi-point ou multiponto, que adota um injetor para cada cilindro, instalados próximos às válvulas de admissão, é possível um ganho da ordem de 10% em torque e potência. Isto é possível pois a mistura passa a ocorrer praticamente na entrada das válvulas de admissão, não se condensando pelo caminho. Aliado a um coletor de admissão redimensionado, o fluxo de ar -- menos denso por não estar misturado com o combustível -- ganha velocidade e o motor atinge uma eficiência volumétrica maior.

    Trocando em números, uma base razoável de comparação era a S-10 2.2

    EFI
    106 cv a 4.800 rpm
    19,2 Kgfm a 2.600 rpm

    MPFI
    113 cv a 4.800 rpm
    19,2 Kgfm a 2.800 rpm



    Outro motor que mudou pouco quando passou a 4 bicos foi o AP
    CFI
    90,6 cv a 5.500rpm
    14,3 Kggm a 3.500 rpm

    Mi
    99 cv a 5.250 rpm
    15,5 Kgfm a 3.000rpm


    Então, a conclusão é 1 bico = injeção mais simples de instalar e manter mas gera menos potência do que 4 bicos.

    Como nosso objetivo é ter sempre um jipe o mais funcional e simples possível, partimos pra 1 bico, sabendo que com 4 teríamos 10% a mais de potência, porém , bem mais do que 10% em custo de instalação e manutenção.

    Em relação ao problema que já me falaram de: "e se pifar o seu único bico? seu jipe vai parar? " SIM, se eu for o primeiro infeliz q conheço a queimar 1 bico de singlepoint estarei azarado o suficiente pra ficar na mão... pois esses bicos são mto bons e raramente queimam completamente, diferentementre dos bicos pequenos de multipoints..


    Pra instalar 1 bico, seguimos o caminho de flange sobre o coletor original e uso de TBI completo da S-10 EFI... mas esses detalhes posto junto com as fotos em breve...
    Rodrigo Cbt

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