Postado originalmente por
rubensx
depende de como vc prepara ele, como DIS já fica esperto paca... vc achou lerdo porque o jeep do Rodrigo é reduzidaço, logicamente comparando a um troller com relações maiores vc toma um susto, mas o rodrigo pelo menos de 9/44 tá usando se não é mais reduzido ainda, fora o cambio que não ajuda só se fosse um 5 marchas bem escalonado pra mudar isso.
agora se vc turbinar o bixo, sinceramente não tem nem pra 4.1... relação peso x potencia é sem igual...
aqui fala melhor:
http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/jeep.htm

Legenda:
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Jeep 2,3:
- original (
em azul);
- motor GM 4,1 original (
em verde);
- preparação aspirada no motor 2,3 (em
vermelho).
depois podemos comparar mexendo mais um pouco:

Legenda:
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Jeep com motor 2,3:
- original (em
azul);
- motor GM 4,1 original (em
preto);
- 2.3 e compressor mecânico - vulgo supercharger (em
verde);
- 2.3 com turbo - turbina mesmo uma T2 (em
vermelho)
por fim potências:
- 2.3 Original: 91 cv a 5.000 rpm, 17,0 m.kgf de torque e atinge já seu torque máximo aos 3.000rpm
- 4.1 GM original: 121 cv a 3.800 rpm, 29,0 m.kgf de torque e atinge já seu torque máximo aos 2.000rpm
- 2.3 aspirado: 116 cv a 5.800 rpm, 18,6 m.kgf de torque e atinge torque máximo aos 3.500 rpm
- 2.3 supercharger a 0.8 bar: 170 cv a 5.100 rpm, 31,0 m.kgf e atinge torque máximo aos 3.100 rpm (particularmenete minha opção).
- 2.3 turbo a 0.8 bar: 178 cv a 5.100 rpm, 32,4 m.kgf e atinge seu torque máximo aos 3.100 rpm
Como pode comparar, o motor 4.1 além de pesado tem pouco giro, apesar de tudo é um monstrengo de torque em baixa o que ajuda muito, mas nos deslocamentos faz valer seu peso e concepção antiga... Já o OHC é mais moderno, mais leve e se mexido mais potente...
Veja que essas configurações são todas CARBURADAS, se eu fizer com injeção eletronica no minimo (todos eles) ganha-se pelo menos 20cv em multiponto. Logicamente mais torque tb, creio eu que o 2.3 OHC com supercharger e injeção no meu caso, atinge 35 kgfm de torque pelo menos e com sorte talvez 200cv...
Numeros bons assim talvez só em AP turbo mas com regimes de torque só em giros bem mais altos... o que torna o OHC apesar de antigo, a opção melhor custo x beneficio em termos de peso, potência e desempenho com preparação... os contras do OHC ficam por conta de manutenção e mão de obra que entenda mexer nele... mas é o preço do almoço!
Isso tudo num motor de concepção moderna, com fluxo cruzado original (todo ohc é fluxo cruzado) e relativamente mais leve do que qualquer 6cc. Existem kits americanos de comandos de valvulas e etc que podem apimentar ainda mais o OHC, mas melhor manter a conversa na normalidade ainda
abraços