Fala Natão...
Quanto ao consumo, o único sensor que interfere bastante é a sonda. Na caixinha do conversor tem uma luz verde e uma vermelha certo !? Confira se elas se alternam com o motor em funcionamento. Se a sonda estiver ok elas vão se alternar, agora se vc quiser mais precisão mede com o multimetro... tem que oscilar de 0,1 a 1V.
Outro detalhe para o consumo não estar muito bom é a baixa taxa de compressão desses motores, vc sabe né... Dodgão americano... rsrsrsrs
Quanto a borra, ainda bem que vc é detalhista, se não podia prejudicar bem o motor. Oque causa muita borra é o pouco uso, o motor não chega na temp. de trabalho. A viagem que vc fez e o uso do álcool (que tem propriedades detergentes) ajudaram a soltar essa borra. Pode ficar sossegado... se vc continuar usando álcool vai ser difícil um novo acumulo desta borra.
Bom, vê lá o negócio da sonda e depois me dá um toque.
Abração e até mais.