Bom saber... Passo em frente todo dia...
[]´s agradecidos
Versão Imprimível
Fugger,
Já tenho em mente todos os suportes necessários (molas, motor, caixa e mais algumas travessas para reforço...), eu e meu irmão (Marcelo) já pesquisamos um bom tanto e ele sempre trabalhou com molas e alguns serviços mecânicos em Jeep, Toyotas, Caminhões (Oficina de Molas São Cristovão - ao lado do Mercadorama e da Divesa, na XV de novembro, em SJP - passe lá qualquer hora...)
Somente a questão do alinhamento do chassis que tô na dúvida mesmo, que na F-75 dele não precisou fazer nada e no meu Jeep está feio, já pesquisei nos posts do Forum, mas são tópicos antigos e dispersos...
Me desculpe a igno, você comentou de alinhar o chassi antes de jatear, não posso mandar para jatear antes de alinhar, assim o cara que alinha tem à vista os defeitos do chassis?
Ainda sobre os suportes, lembro que meu pai e meu irmão, quando trocavam suportes de caminhão, cortavam os rebites originais, tivaram o suporte velho e prendiam o novo com parafusos e porcas de aço... saia literalmente água na hora do aperto... e pretendo fazer o mesmo, e ainda correr um cordão de solda nas laterais... sendo alguns suportes sobre a cinta e outros na lateral do chassis...
Abraço
Marcos, acho que me expressei mal.
Sugiro que vc alinhe antes de retirar as travessas para não correr o risco de não conseguir alinhar mais. O jateamento pode ser entre o alinhamento e a retirada das travessas sem problemas.
Mas se prepare, pois depois das soldas de reforço vai ter que alinhar novamente se quiser algo 100%. :concordo:
[]´s
Graças ao Fabio consegui um par de rodas e pneus pra testar uma hipótese de que a causa do shimmy é pneus/rodas com problemas.
Levante uma roda de cada vez e ainda com os pneus do jeep forcei pra tentar identificar folga em algo e nada. Tirei a roda e segurando pelo disco fiz novamente e nada. Montei a roda direita e nada. Montei a roda esquerda e fezx um TEC TEC.
Tirei a roda e testei novamente, nada. Ou seja, com os pneus 35 ou sem roda não consegui identificar problema, mas com os pneus menores achei um pivo superior com folga, ainda que pequena e praticamente invisível, só audível.
Depois fui dar uma volta e a direção ficou praticamente perfeita, sem shimmy, ou quase nada pq em linha reta olhando pro pneu parece haver alguma coisa, mas bem pouco.
Acho que os problemas são:
- folga nos pivôs;
- pneus desbalanceados;
- tamanho dos pneus que multiplica o problema (as fotos mostram a pequena diferença :-P).
[]´s
Fugger, esses pneus aí são 3k crossarra?
[]'s
Nenhum pitaco sobre o shimmy??? :pensativo:
[]´s
Na verdade, desde que me lembrei que seus eixos eram de troller e rolou um trampo de inverter a bola de lado e etc, eu tava me segurando pra perguntar se verificou o cáster, se sabe de quanto é nesse eixo seu e etc. Mas como sei que você é ninja véio, fiquei sem graça de perguntar, pois imagino que já deva ter verificado.
Abraço!