Sim, se utilizar qualquer outra pinça que não tenha acionamento mecânico(como na original traseira do troller) vai ficar sem freio de estacionamento. Infelizmente no Brasil não temos temos esse tipo de pinça dimensionada pra veículos pesados que permita acionar o freio de estacionamento de forma mecânica diretamente nos discos.
Comparando o peso de um troller com o peso da F250 4x4 com certeza o freio a tambor vai ter mais eficiência no troller por ser um carro mais leve, estando bem revisado pode durar algum tempo sem dar problema.
Aqui eu faço manutenção numa F250 4x4 que é utilizada no interior e na lavoura, a maior queixa do proprietário é com o sistema de freios traseiro pelo fato de ser a tambor e ele usar a viatura carregada e em locais de difícil acesso (barro, lama, travessia de rios), a troca de lonas é constante. (se quiser ver alguns vídeos do que o cara faz com ela te passo o link do facebook).
O eixo traseiro do meu era de uma F250 4x2 XLT, de 99 a 2005 as XLT vinham com disco nas 4 rodas.
O freio de estacionamento é uma merda pois criaram um tambor no interior do disco traseiro com umas lonas e sapatas minúsculas, o meu até chegou a funcionar mas depois de algumas trilhas moeu tudo la dentro e a alavanca de acionamento ficou só de enfeite...
[]'s