Postado originalmente por
PY5KJ
Gurizada, a importação de qualquer peça está temporariamente proibida, e é considerada "cota zero". Não é por conta de bagagem de mão como o colega citou. É uma portaria proibindo e tendo como alvo os pneus.
Também andei comprando algumas coisas e passaram batidas, e outras foram confiscadas e sem retorno ao vendedor. Recomendo que a descrição não seja "autoparts", "motoparts", ou algo similar. Peçam outra coisa, como "radio parts", etc.
A alíquota sempre foi (nos últimos 10 anos) 60% incluindo o frete. Alguns estados incluem ainda o ICMS, realmente. Tudo isso deve ser considerado.
Mesmo assim, vale a pena mesmo a importação de muitas coisas. Por exemplo, um kit xenon (chinês, claro...) chega ao BR com o frete por us$40. Se formos comprar o mesmo kit (modelo e marca) será uns 250R$ no mínimo, e olha que eles importam da mesma forma. É incrível como fazem isso. O Ebay tem sido um ótima plataforma de compras, não somente para PF, mas para pessoas jurídicas. Isso, infelizmente, logo logo será alvo de mudanças em nossa legislação tributária e adivinhem: quem pagará a conta?????
Saudações
Marco