Rabugento, ... são obrigados a realizar a inspeção:
Todos os veículos movidos a diesel, gasolina, álcool, GNV e FLEX independente do ano de fabricação.
Todas as motocicletas e motonetas, exceto as de 2 tempos.
Quantos milhões de veículos estão licenciados em São Paulo-SP?
Eu não faço idéia.
Postado originalmente por RABUGENTO
Alguém acredita que essa empresa tem condições de vistoriar todos como manda o figurino? Quanto tempo demora cada inspeção?
Eu não sei, não conheço essa empresa. Vou saber mais daqui um mês quando levarei meu veículo para a inspeção.
Postado originalmente por RABUGENTO
Todos funcionários da empresa tem os mesmos critérios de inspeção? Eu até comentei com o Rubens: Vai depender da fotografia impressa no documento apresentado...
Deveriam ter ao menos na teoria, agora na prática .
Única coisa que sei é que até momento o velho "jeitinho" brasileiro não está constando não.
Alguem já pensou numa representação ao Minstério Público envolvendo os interessados, e por associações (JEPP Clubes, fabricantes de turbinas, etc... ) .É possivel que esta seja uma luz no caminho, e mais simples que ações individuais. Eu sou advogado, embora não trabalhe especificamente com direito de transito...
Achei um absurdo ter que submeter meu trecker que tinha 6 meses na inspeção, sendo que os postos eram longe de casa.
Quanto ao atendimento em si, foi correto. Se tivssem visto "pelo em ovo", eu teria entrado na Justiça.
Na hora que eles perceberem que o feitiço virou contra o feiticeiro , ai será tarde , digo isso pq o que vai ter de carro deixando de pagar IPVA pq não passou na vistoria , hummmm vai faltar pateo , é falta do que fazer mesmo afinal nosso pais em todas as esferas do governo são exemplos!! aqui ó politicos safados !
Abraços
Há alguma explicação para motos 2 tempos não precisarem de inspeção?
Sim, a explicação é muito simples: elas poluem muito, nunca seriam aprovadas nem com limites muito generosos. A queima da mistura de óleo diretamente com o combustível resulta na bela fumaça azul e no cheiro típico desses motores. A fabricação de motores 2 tempos está proibida em quase todo o mundo. O problema é que um dia a venda foi permitida, quem comprou tem o direito de mantê-las.
O que os brilhantes "inspetores" se esqueceram é que existem carros 2 tempos, como os DKW. Colecionadores que não têm placa preta vão sofrer.
Alguem já pensou numa representação ao Minstério Público envolvendo os interessados, e por associações (JEPP Clubes, fabricantes de turbinas, etc... ) .É possivel que esta seja uma luz no caminho, e mais simples que ações individuais. Eu sou advogado, embora não trabalhe especificamente com direito de transito...
Achei um absurdo ter que submeter meu trecker que tinha 6 meses na inspeção, sendo que os postos eram longe de casa.
Quanto ao atendimento em si, foi correto. Se tivssem visto "pelo em ovo", eu teria entrado na Justiça.
Pois é Pato, eu acho que se vc ou pessoas tb envolvidas com a parte jurídica puderem ajudar na questãos eria mais facil e se bobear até obrigar a devolução geral dos valores, pois é muita sacanagem, fere até o direito das pessoas de ir e vir, se pensar deve haver um monte de formas de processar esses caras
ainda quero saber como poderiamos nos organizar para resolver isso
Pois é Pato, eu acho que se vc ou pessoas tb envolvidas com a parte jurídica puderem ajudar na questãos eria mais facil e se bobear até obrigar a devolução geral dos valores, pois é muita sacanagem, fere até o direito das pessoas de ir e vir, se pensar deve haver um monte de formas de processar esses caras
ainda quero saber como poderiamos nos organizar para resolver isso
Rubens
Eu acho que a Lei que determinou a inspeção, em si não é incosntitucional. O que me parece errado é não terem dado uma brecha para os jipes, e equipamentos já instalados. além daqueles que são legais.
Eu acho que a Lei que determinou a inspeção, em si não é incosntitucional. O que me parece errado é não terem dado uma brecha para os jipes, e equipamentos já instalados. além daqueles que são legais.
Então, o que me surpreende é como um órgão (DETRAN) autoriza uma coisa (turbos, alterações de combustivel, suspensão etc desde que passem pelo inmetro) e outro órgão simplesmente DESAUTORIZA em hipótese alguma...
Meio que... se meu carro todo alterado e documentado emite menos poluentes até do que o limite estabelecido, porque não passa em uma inspeção AMBIENTAL??
Respondendo a algumas duvidas levantadas pelos colegas:
- a Controlar é da Camargo Correia. Não vai faltar fundos, nem equipamento, nem terreno, nem pessoal para tocar o "negócio" por maior que ele seja.
- a Controlar obteve a concessão da inspeçao, da forma normal que a Camargo Correia consegue demais concessoes. Os diretores da CC estao sendo investigados pela policia federal em algumas operações. Quem quiser maiores detalhes, tem o Google com farto material.
- Muita moto, carro e pickup ja fundiu na inspeçao. As açoes estao correndo, mas ainda demora muito para um desfecho. Lembro que a inspeçao começou em 2008 em carater experimental, então ainda nao houve tempo para que os processos galgassem todas as instancias do nosso intrincado judiciário.
- a inspeçao é na verdade um negócio, como outro qualquer. Os jipes, as turbinas, o Detran, o carro 2 tempos, nada disso tem realmente importancia, somente os 57 reais da taxa. Eu nao fui a 2 inspeçoes da moto, 2008 e 9. Passei em janeiro, e recebi o OK inspeçao 2008! Vou ter que pagar 09 e 10 provavelmente, pois se a razao fosse ambiental, o selo seria valido no ano que se obtem.
Acho que a discussão deve procurar formas de primeiro, contestar na lei, e segundo, sabotar onde for possivel e da forma que se conseguir. Nem que seja indo a trilha primeiro, e levando o carro cheio de barro para inspeçao, para sujar tudo mesmo