Aqui no RJ eles classificaram os veículos e decidiram, até o ano passado, que somente os carros com mais de 5 pas. (eles denominam frota alvo) seriam submetidos aos testes de emissão de gases.
Alguns anos atrás fiz um teste com minha ranger 2.5 e não tive problemas com a aprovação.
Acredito que, se o motor estiver ok, filtros novos e um bom combustível, não devem ocorrer problemas.
Se ocorrer a reprovação, o ideal é se conseguir junto aos inspetores os valores dos níveis exigidos.
Com estes valores, deve-se se avaliar a possibilidade de se, dentro do possível, atingi-los. Não sendo possível, acredito que o recurso seja o judiciário para a solução do problema, pois se era permitido e, por uma decisão do estado, passou a não sê-lo, deve o estado, em último caso, indenizar o particular.
Pelo que diz a resolução, cada município tem autonomia para decidir se fará e como fará a inspeção.
Ainda assim, a exigência não pode ser tal que impossibilite a utilização. A competência para regulamentar não pode chegar ao ponto de proibir, coisa que a norma maior não faz.
"Regulamentar inspeção de veículos é competência da União
A regulamentação de inspeção veicular e o estabelecimento de normas para automóveis e condutores são de competência privativa da União. Com essa afirmativa, o Plenário do Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional a lei alagoana que regulamentava o Serviço de Inspeção Técnica de Veículo. A decisão foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pelo procurador-geral da República.
Na ação, o procurador argumentava que a Lei alagoana 6.347/02, ao abordar assunto referente a trânsito, violaria o artigo 22, XI da Constituição Federal. Este dispositivo estabelece que é competência exclusiva da União legislar sobre trânsito e transporte. Segundo o procurador-geral, compete aos estados apenas estabelecer e implantar política de educação para a segurança no trânsito. Ele ressalta que a lei dispôs sobre um “conjunto de regras de utilização de veículos e de comportamento do condutor nas vias terrestres”.
O relator da ação, ministro Cezar Peluso, salientou que a lei questionada fala em concessão, mas na verdade trata de regulamentação de inspeção veicular, com determinações de normas técnicas que devem ser observadas pelos proprietários. O que, segundo o ministro, confirmaria a tese do procurador-geral.
Dessa forma, Peluso votou pela inconstitucionalidade da Lei alagoana 6.347/02. Todos os ministros presentes à sessão acompanharam a sua posição."
Vou dar uma pesquisada no tema, inclusive na adin que gerou a reportagem acima e depois comento.
Estou aqui corujando o tópico e já participei muito de outros sobre o mesmo assunto...fiz uma unica vistoria dessas na minha Band em 2008(aprovado!) e nao fiz 2009 pq a viatura está no estaleiro desde então...
Fiquei com 2 duvidas em relação as ultimas postagens:
1 - Qdo fiz a vistoria em 2008 os "técnicos" aceleraram o carro até o limite de corte...ou seja mesmo na Band que tem um motor(MB) diesel de giro baixo isso acontece acima dos 2500rpm...e agora estão acelerando "só" até 2500rpm??...Não seria este um parametro somente para os veiculos a gasolina/alcool e GNV??
2 - Minha Band é turbo e intercooler, por tanto modificada e não foi reprovada por este motivo...algo mudou ou tb é diferente para os diesel???
Abrs puto toda vez que lembro desta inspeção com parametros mal definidos e que visa somente o lucro...o que a torna estúpida, uma afronta!!!
Desculpem o desabafo...
Abrs novamente...
Guiga nos carros a gasolina so ate 2500 rpm para ver o nivel de co2 emitido e outros gazes ! , qto a diesel não sei informar , mas sei que existem parametros para cada caso de 1992 a 1996 o limite é de 3,0 co2 vi na tabela deles ! Camarada não fique puto pq eu tbem ja perdi as vezes que postei aqui puto com a Controlar , que so quer arrecadar e nada mais , hj lendo um jornal o Secretario do Verde e Meio Ambiente disse que quer sim que carros velhos, saiam de circulação mas , ja vi muito carro novo ( 72 , 84 meses ) mais fudido que um mais " velho" portanto nada a ver o que ele disse , mas que alternativa nos foi dada para substituir nosso 4x4 por outros mais novos. Pois eu adorara poder comprar um 4x4 zero mas com subsidio de muitos impostos , mas esses governantes
Abraços e temdo que gastar mais R$ 700,00 para fazer o escape todo e rezar para S Cristovão todo dia para passar no teste !!!! , fora os R$ 650,00 de IPVA e Licenciamento pagos já!!
Aqui no RJ eles classificaram os veículos e decidiram, até o ano passado, que somente os carros com mais de 5 pas. (eles denominam frota alvo) seriam submetidos aos testes de emissão de gases.
Alguns anos atrás fiz um teste com minha ranger 2.5 e não tive problemas com a aprovação.
Acredito que, se o motor estiver ok, filtros novos e um bom combustível, não devem ocorrer problemas.
Se ocorrer a reprovação, o ideal é se conseguir junto aos inspetores os valores dos níveis exigidos.
Com estes valores, deve-se se avaliar a possibilidade de se, dentro do possível, atingi-los. Não sendo possível, acredito que o recurso seja o judiciário para a solução do problema, pois se era permitido e, por uma decisão do estado, passou a não sê-lo, deve o estado, em último caso, indenizar o particular.
[]
Aqui no Rio de Janeiro, ainda na década de 90, já havia inspeção veicular com análise de emissão de gases.
Na época eu tinha meu 1º Niva, original a gasolina, e fui APOVADO nessa inspeção, tendo o índice de CO (parâmetro-crítico para motores à gasolina, na época) ficado MUITO, mas muito abaixo do limite preestabelecido.
Ao longo dos anos essa inspeção passou a não ser mais realizada, às vezes era feita, às vezes não, navegando ao sabor das decisões judiciais/liminares.
Eis que agora em 2010 fui licenciar a o Land Rover Discovery Tdi (7 lugares) e a análise da emissão de gases novamente foi feita (frota-alvo, etc).
Novamente, fui APROVADO com folgas. O índice de opacidade (parâmetro-crítico para motores a Diesel) ficou também MUITO, mas muito abaixo do limite preestabelecido.
Levei o Niva a Diesel para licenciamento também e, mesmo não sendo frota-alvo, foi feita a análise em caráter "educativo" ou "não reprobatório". Igualmente fui APROVADO com larga margem de segurança, maior até que a do Land Rover Discovery.
Minha conclusão: só não passa nessa inspeção quem tem bomba injetora com lacre rompido, motores muito desregulados, cheios de gambiarra e que não por acaso estejam realmente POLUINDO O NOSSO AR, causando prejuízo à saúde da população e ao BOLSO do proprietário.
Nota 10 para a inspeção aqui no Rio de Janeiro.
PS: Para conhecimento geral: o Limite de Opacidade aplicável no caso da Discovery foi de 1,7. O valor máximo atingido na inspeção foi de 0,26. O do motor do Niva eu esqueci.
O limite de opacidade varia de acordo com o motor do veículo e é o tipo da informação que costuma constar dos Manuais de Proprietário ou em alguma plaqueta afixada no cofre do motor ou nas colunas das portas. Caso não haja essa informação NO PRÓPRIO VEÍCULO, os vistoriadores programam o sistema para análise de um motor diesel "default", de acordo com o ponto de corte de rotação. Tudo muito transparente.
O que me deixa puto e ver que so arrecadam $$$ , e não há uma alternativa de "troca" de carro com imposto subsidiado, o Sr Alcaide de SP e seus asseclas não devem ter dentro da caixa craniana mais do que uma ervilha seca! Alem do mais aqui em nosso pais primeiro cria-se o problema para depois tentar dar uma solução , concordo que a melhoria de nosso ar depende de nos , começando com a manutenção preventiva de carro , motos e caminhoes e onibus , mas e aqueles que não pagam seus devidos impostos e rodam de qquer maneira na mesma rua que vc e eu pagamos para usar?????? Isso pode??? , aqui em SP como foi dito anterormente nos posts so olham escapamento, se há algum vazamanto de óleo e os limites estabelecidos de emissão de CO2 ! e pneus , luzes de freio e outros tantos itens de segurança?? afinal fazer assim vai ter muito carro 72 meses reprovado !!
Mas este ano vai ter eleição e não esquecerei de ninguem ( como exemplo lembram do SR Feldemann que criou o rodizio do dia todo ! , nem mais sindico de predio foi eleito aqui em SP )
Então ...........
Abraços a todos