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Como rebocar a sua viatura seguramente (Flat tow) :)

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  • 28/01/2007, 01:41
    haundrich
    Também não entendi beeemmm certinho o que acontece para travar o eixo traseiro quando rebocado, sem desconectar cardãns...

    Me vem na cabeça alguma folga excessiva no rolamento dos diferenciais, que os dentes não encostam direito, porque fisicamente, rebocado, isso enconsta os dentes do conjunto, como se estivesse dando ré. Isso dá alguma vibração prejudicial para chegar nesse ponto de travar?

    E outra coisa, se isso acontece com frequëncia, então não podemos nem pensar em dar banguela na serra, pois o conjunto fica do mesmo jeito que rebocado, e PEOR.... em velocidade de cruzeiro....

    ou, a questão de desligar todo o conjunto, inclusive os cardãns, seja para diminuir o atrito o máximo possível durante o reboque, evitando assim ao máximo a possibilidade de dar o efeito "L" quando em alguma superfície lisa?, exigindo menos capacidade de tração
  • 28/01/2007, 01:49
    haundrich
    Lembro que uns 10 anos atrás estávamos em São Bento - SC, chovendo, rebocando o jipe de monza, e ao descer umas daquelas ruelas, em curva, o jipe começou a empurrar a traseira do monza para fora da curva. Isso a uns 20 por hora. Não fosse a habilidade do Edson, em acelerar sem dó (monza tração dianteira, ok) para corrigir o traçado, provavelmente teria estragado o final de semana.
  • 24/03/2009, 15:33
    Rodrigo Baratti
    TOWBAR - Riscos
    Pessoal,

    Nesse final de semana fui rebocar meu jeep com meu outro jeep de uma garagem para outra com o auxilio do Towbar.
    Procedimento padrão que já realizei dezenas de vezes em grandes distancias, mas nunca na zona Norte de SP onde se tem muitas ladeiras.
    Pois bem, ao descer uma dessas ladeiras, a menos de 20 km/h, o jeep de tras empurrou o da frente dando o famoso "L", por sorte ou azar, o conjunto acabou parando em uma Parati estacionada, :parede: :cry: se não fosse por isso provavelmente o jeep da frente teria tombado comigo junto e o de trás só Deus sabe onde ia parar.:-(
    Depois de desenroscar tudo e escutar um monte de m&#*@ (com razão) do dono da Parati continuei o reboque porém com um amigo freando o jeep de trás nas ladeiras mais íngremes.

    Fica aí um alerta! ATENÇÃO AO REBOCAR COM TOWBAR EM TERRENOS INCLINADOS!

    []
  • 15/06/2009, 16:24
    On cô vô, cê num vai
    Tenho um vectra 2.0 16V e o jeep cj5 com towbar. Nunca reboquei e to pensando em fazer. Será que da certo? O percuros é de uns 120 kM
  • 15/06/2009, 16:56
    Rodrigo Baratti
    Citação:

    Postado originalmente por On cô vô, cê num vai Ver Post
    Tenho um vectra 2.0 16V e o jeep cj5 com towbar. Nunca reboquei e to pensando em fazer. Será que da certo? O percuros é de uns 120 kM

    Vc só terá poblemas se no percurso tiver uma descida muito ingreme.
    Todos os carros tem especifcado qual o peso maximo para reboque, bem como inclinação máxima.
    Verifque as especificações do Vectra.

    []
  • 15/06/2009, 17:27
    famp
    Citação:

    Postado originalmente por On cô vô, cê num vai Ver Post
    Tenho um vectra 2.0 16V e o jeep cj5 com towbar. Nunca reboquei e to pensando em fazer. Será que da certo? O percuros é de uns 120 kM


    Só não pise no freio ou o jeep vai empurrar o Vectra como se ele não tivesse lá:discordo:
  • 15/06/2009, 21:14
    On cô vô, cê num vai
    Ok. Obrigado pelas dicas.
  • 16/06/2009, 21:48
    Julio Militão
    Citação:

    Postado originalmente por alan4x4 Ver Post
    Olá amigos,


    Vejam se podem resolver meu problema com o Sargento, não quero abrir um tópico pois jah levei varias pedradas por naum pesquisar mas pesquisei e naum achei muito sobre o tow bar, muitos chamam de roboque, outros de cambão e etc... no Rio sei que é Tow Bar, bom comprei o meu Sargento (CJ3A - 1953 - Spoado) em Sampa e o reboquei em minha S10, sem nenhum problema, após algumas trilhas e mexidas em sua suspensão o danado cismou de naum acompanhar o rebocador, viro a curva pra um lado ele vai pro outro, quais seriam os motivos ? como jah disse ele esta spoado, mas ta alinhado e com a cambagem certa.

    Jah me falaram tanta coisa que jah me perdi, algumas:

    1 - Pressão dos Pneus! (jah aumentei a pressão e nada)

    2 - Direção Hidraulica! (jah tinha e andava normal)

    3 - Desalinhado (Moleiro e alinhamento corretos)

    4 - Spoa ( será q vou ter que jogar os feixes pra baixo? :(

    5 - Soltar pivô da direção(ainda não tentei)


    []´ querendo rebocar e andar no diesel, pois na gasol naum aguenthu :oops:

    Pois eh,

    Já aconteceu comigo, no caso, os pontos de fixação do towbar no para choque da minha Band curta estavam fixados muito acima do eixo dianteiro. Fiz um suporte para o towbar ficar na mesma linha do eixo dianteiro: funcionou semproblemas.

    Um abraço a todos
  • 16/06/2009, 23:02
    dinhorlf
    Citação:

    Postado originalmente por Giuliano MO Ver Post
    Uma pergunta; meu jeep não tem parachoque dianteiro e nem setor de direção, porém tem a barra de direção que liga uma roda à outra.
    Como tenho que retirar dum lugar pra trazer pra garagem, e depois levar pra oficina pra fazer alguma coisa, tava pensando em instalar um tow-bar pra puxar com meu carro dum lado pro outro.
    Será que dá pra rebocar nestas condições?

    Giuliano MO

    não ... sem setor voce não consegue.
  • 16/06/2009, 23:09
    dinhorlf
    Citação:

    Postado originalmente por alan4x4 Ver Post
    Olá amigos,


    Vejam se podem resolver meu problema com o Sargento, não quero abrir um tópico pois jah levei varias pedradas por naum pesquisar mas pesquisei e naum achei muito sobre o tow bar, muitos chamam de roboque, outros de cambão e etc... no Rio sei que é Tow Bar, bom comprei o meu Sargento (CJ3A - 1953 - Spoado) em Sampa e o reboquei em minha S10, sem nenhum problema, após algumas trilhas e mexidas em sua suspensão o danado cismou de naum acompanhar o rebocador, viro a curva pra um lado ele vai pro outro, quais seriam os motivos ? como jah disse ele esta spoado, mas ta alinhado e com a cambagem certa.

    Jah me falaram tanta coisa que jah me perdi, algumas:

    1 - Pressão dos Pneus! (jah aumentei a pressão e nada)

    2 - Direção Hidraulica! (jah tinha e andava normal)

    3 - Desalinhado (Moleiro e alinhamento corretos)

    4 - Spoa ( será q vou ter que jogar os feixes pra baixo? :(

    5 - Soltar pivô da direção(ainda não tentei)


    []´ querendo rebocar e andar no diesel, pois na gasol naum aguenthu :oops:



    comigo aconteceu o mesmo, so consegui fazer o reboque de pois de colocar o setor bem no centro com as rodas alinhadas.
  • 06/07/2010, 17:14
    syncretist
    Reboque e outros
    Pessoal,

    tenho um Willys 1954. Se eu precisar rebocá-lo no cambão (encaixá-lo no engate de um outro carro) o que eu preciso fazer em relação às:
    1-marchas: deixo em ponto morto, certo?
    2-4x4 4x2: deixo na 4x2, certo?
    3-reduzida: deixo na posição do meio, certo?
    4-tenho de ir lá dentro do jeep?
    5-tenho de desligar o positivo da bateria, certo?

    Além disso, claro, me precaver em relação à sinalização dos carros (luz de ré, freio, etc) e tbm na amarração ( engate/cambão).

    O que mais hein/

    Lúcio
  • 07/07/2010, 10:52
    Marcos Palotta
    towbar
    Lúcio,
    todas as opções estão certas, com excessão de desligar o cabo da bateria, pois voce deve ter uma ligaçào elétrica com o rebocador, de tal forma que as lanternas de sinalizaçào e os freios reproduzam o acionamento do rebocador (freios e setas).
    Abç,
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