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Como rebocar a sua viatura seguramente (Flat tow) :)

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  • 18/02/2015, 11:37
    CAPT GOTTLIEB
    3 Anexo(s)
    Anexo 493054 Anexo 493055 Anexo 493056

    Tenho uma grande dúvida em relação a rebocar Jipes, pois estes costumam pesar entre 1.500 a 2.000 Kg. Quando se reboca uma carretinha ela pesa por volta de 150 Kg e pode carregar até 350 Kg, num total de 500 Kg. Acima deste peso as normas de trânsito do Brasil exigem que o towbar da carreta tenha um freio inercial que aciona os freios das rodas. Os trailers também tem legislação semelhante. Agora fico imaginando uma caminhonete diesel de quase 2.000 Kg rebocando um Jipe Toyota Band, de peso semelhante. Alguém sabe se existe legislação a este respeito? A pergunta é pertinente, pois se for necessário o freio inercial como fazer para liga-lo no sistema de freio hidráulico do veículo rebocado? Se alguém conhecer bem este assunto, por favor, publique aqui o que sabe (evitar achismos).
  • 11/03/2015, 16:08
    Edintruder
    Capitão, trailer ou carreta são considerado trailers e carretas, dessa forma acima de 750kg são obrigados a possuir no mínimo freio inercial conforme as resoluções específicas que regulamentas as suas características construtivas.

    No caso de carros, continuam sendo carros, e nesse ponto dispensam o sistema de freio inercial pois embora sendo rebocados não deixam de ser carros. Assim como as carretas que apoiam o carro pelo eixo dianteiro pois o peso de sustentação não ultrapassa os 750kg. Porém é desconsiderado o peso inercial do conjunto pois as resoluções que apontam esses casos ainda possuem "brechas" no quesito peso vazio e peso sobre o eixo. O eixo que continua no piso é desconsiderado da capacidade de carga desse tipo de reboque.

    Para o towbar é obrigatório apenas o acoplamento de segurança por corrente, ligação elétrica repetidora e que o veículo tracionado fique em ponto morto, volante livre e sem nenhum ocupante em seu interior. Por ser vago demais, abre espaço para a falta de cuidado tipo:
    - Veículo trator pelo menos com 50% a mais de massa que o veículo tracionado;
    - Não colocar bagagem, principalmente solta no veículo tracionado;
    - Fazer paradas periódicas para verificação de segurança de pneus e rolamentos;
    - Manter sinalização de veículo rebocado;
    - Ficar atento para a capacidade máxima de tração do veículo trator. Tem carros que o limite é de 800kg e tem gente que puxa jipe de 1200kg em towbar!

    Coisas assim causam acidentes graves.
  • 11/03/2015, 18:36
    Rodrigo Baratti
    Na realidade acredito que com segurança,apenas veículos heavy duty (f250, 350, Ram,....) tenham capacidade real de rebocar uma Jeep.
    Já puxei com a F1000 e vai bem, mas se precisar parar de repente, esquece, vai dar "L" e/ou desgovernar, ainda mais se for na descida.
    Puxei com a Ranger dupla e é ainda pior.

    []'s
  • 12/03/2015, 09:30
    Edintruder
    Rodrigo, o desequilíbrio da Ranger CD é evidente nesse caso. A F1000 é muito mais estável e mais larga, o que facilita muito esse tipo de reboque.
  • 09/10/2015, 21:27
    CAPT GOTTLIEB
    1 Anexo(s)
    Agradeço as dicas e conselhos do Edintruder. Nota dez!
    Estudei o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), suas atualizações e me ative atentamente ao artigo 143 inteiro. conversei com algumas pessoas, inclusive advogados e policiais locais. Verifiquei que é totalmente possível e legal um motorista categoria B rebocar uma carreta, um trailer, um veículo articulado desde que o peso total não ultrapasse seis (6) toneladas. O mesmo artigo, no final, diz que se for rebocado mais de uma unidade articulada (p.ex. um cavalo mecânico ou caminhão rebocando dois "vagões", conhecido como treminhão) será necessário categoria E, independente do peso total. Penso que nenhum de nós irá rebocar um jipe mais uma carreta (mini-treminhão). Todavia a lei não diz nada, absolutamente nada a respeito de veículo rebocando outro veículo e muito menos disciplina o uso do towbar. Mas o artigo 236 proíbe e multa quem rebocar outro veículo com corda ou cabo flexível. Por outro lado a Constituição Federal no seu artigo 5º - II diz que "ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei". Então não existe nada em termos de lei que diga como usar ou não usar towbar. Eu sou Médico Cirurgião, não sou profissional do Direito, mas salvo melhor juízo penso que nenhum agente público poderá multar alguém que esteja rebocando outro veículo usando towbar, desde que tenha os dispositivos legais exigidos para os engates e a sinalização luminosa operante. Se insistir em fazê-lo caberá recurso contra a multa (com boa chance de vitória) e até ação por dano moral. O bom senso (que não é constante entre policiais e agentes de trânsito), por enquanto nos deixa equiparados a reboque, semi-reboques, trailers e veículos articulados, com peso bruto total bem inferior a seis (6) toneladas e portanto aptos com CNH categoria B. Conforme conselho do nosso experiente colega Carlo Pecca (que reboca um trailer) é de bom alvitre ter no porta-luvas uma xerox do artigo 143 do CBT (atualizado), caso seja parado e questionado numa blitz. É a conhecida "profilaxia da apurrinhação"! Vide foto em anexo.
    Puxei um VW-Buggy com uma caminhonete por 17 anos, sem problema algum. Agora puxo um VW-BAJA também com tranquilidade. Porém são veículos que mal chegam a 600 Kg. Mas se eu tivesse que rebocar meu JIPÃO (2 toneladas) com uma caminhonete iria ficar bastante preocupado e lembrando os conselhos do Edintruder a cada minuto. Se fosse numa distância modesta, estrada plana eu até arriscaria, numa velocidade relativamente baixa e com muita atenção aos loucos da estrada. Mas se tivesse um trecho forte de declive ou uma serra eu não iria.

    Anexo 513896
  • 09/10/2015, 21:29
    CAPT GOTTLIEB
    Citação:

    Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Capitão, trailer ou carreta são considerado trailers e carretas, dessa forma acima de 750kg são obrigados a possuir no mínimo freio inercial conforme as resoluções específicas que regulamentas as suas características construtivas.

    No caso de carros, continuam sendo carros, e nesse ponto dispensam o sistema de freio inercial pois embora sendo rebocados não deixam de ser carros. Assim como as carretas que apoiam o carro pelo eixo dianteiro pois o peso de sustentação não ultrapassa os 750kg. Porém é desconsiderado o peso inercial do conjunto pois as resoluções que apontam esses casos ainda possuem "brechas" no quesito peso vazio e peso sobre o eixo. O eixo que continua no piso é desconsiderado da capacidade de carga desse tipo de reboque.

    Para o towbar é obrigatório apenas o acoplamento de segurança por corrente, ligação elétrica repetidora e que o veículo tracionado fique em ponto morto, volante livre e sem nenhum ocupante em seu interior. Por ser vago demais, abre espaço para a falta de cuidado tipo:
    - Veículo trator pelo menos com 50% a mais de massa que o veículo tracionado;
    - Não colocar bagagem, principalmente solta no veículo tracionado;
    - Fazer paradas periódicas para verificação de segurança de pneus e rolamentos;
    - Manter sinalização de veículo rebocado;
    - Ficar atento para a capacidade máxima de tração do veículo trator. Tem carros que o limite é de 800kg e tem gente que puxa jipe de 1200kg em towbar!

    Coisas assim causam acidentes graves.

    Demorei a responder, pois estava analisando mais detalhadamente este assunto. Muito obrigado pelas suas dicas e conselhos. Abraços.
  • 09/10/2015, 21:49
    Willian Del Piero Rocha
    CAPT ,só se o guarda rodoviario ,seja estadual ou federal quiser agir de má fé ,para multar uma camionete puxando um jeep no tow bar ou composição parecida , ,em meu grupo tem um PRF e ele sempre esclarece nossas dúvidas , ,e essa do tow bar já tinham perguntado a ele ,e ele disse que é completamente legal e amparado por normas ,desde que respeitadas as exigências e normas ,,,como ,interligar a parte elétrica, ou usar uma régua com luzes de freio,seta e faroletes da traseira do carro rebocado ,usar corrente unindo os dois veiculos ,e o carro rebocado tem que estar com os documentos em dia ,IPVA ,seguro obrigatório e licenciamento. Se estivesse em cima de uma carretinha ,não precisa dos documentos em dia ,apenas um de propriedade,,,já que não está rodando na via,,,a carretinha sim, tem que ter os documentos.
  • 10/10/2015, 12:52
    CAPT GOTTLIEB
    Citação:

    Postado originalmente por Willian Del Piero Rocha Ver Post
    CAPT ,só se o guarda rodoviario ,seja estadual ou federal quiser agir de má fé ,para multar uma camionete puxando um jeep no tow bar ou composição parecida , ,em meu grupo tem um PRF e ele sempre esclarece nossas dúvidas , ,e essa do tow bar já tinham perguntado a ele ,e ele disse que é completamente legal e amparado por normas ,desde que respeitadas as exigências e normas ,,,como ,interligar a parte elétrica, ou usar uma régua com luzes de freio,seta e faroletes da traseira do carro rebocado ,usar corrente unindo os dois veiculos ,e o carro rebocado tem que estar com os documentos em dia ,IPVA ,seguro obrigatório e licenciamento. Se estivesse em cima de uma carretinha ,não precisa dos documentos em dia ,apenas um de propriedade,,,já que não está rodando na via,,,a carretinha sim, tem que ter os documentos.

    Del Piero, boa tarde!
    Concordo com você totalmente. Todavia é sempre bom seguir a sugestão do colega Carlo Pecca e ter no porta-luvas uma xerox do artigo 143. Aqui na minha região (Amparo e região serrana) não temos problemas, se tudo estiver de acordo. Mas já fiquei sabendo que em outros lugares deste Brasil alguns jipeiros tiveram dificuldades. Às vezes é aquela prática altamente condenável de criar dificuldades para vender facilidades (corrupção mesmo) e outras vezes é uma mistura de despreparo e arrogância. Felizmente tudo indica que a situação está melhorando, pois boa parte dos policiais rodoviários e agentes de trânsito tem bom conhecimento do Código de Trânsito Brasileiro - CTB.
    Bons passeios com seu Jeep.
  • 15/03/2016, 20:44
    CAPT GOTTLIEB
    8 Anexo(s)
    JIPÃO TOYOTA puxando o VW-BAJA (650 Kg). Engate removível permite a retirada do estepe. Tanto o JIPÃO como o BAJA também podem puxar a carretinha Karmann-Ghia (carreta 150 Kg + carga máxima 350 Kg). Como o JIPÃO pesa quase 2 toneladas e tem motor Mercedes-Benz OM 314 diesel é fácil rebocar o BAJA. Mas mesmo assim só vou até 80 Km/h em retas sem muito trânsito, pois uma freada brusca pode ser problemática ou até catastrófica. Numa descida íngreme o JIPÃO segura bem o BAJA, mas dá para sentir que tem 650 Kg empurrando a traseira.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=524810&stc=1 http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=524811&stc=1 http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=524812&stc=1 http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=524813&stc=1 http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=524814&stc=1 http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=524815&stc=1 http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=524816&stc=1 http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=524817&stc=1
  • 15/03/2016, 22:41
    Edintruder
    Capt, no towbar podes rodar tranquilo sem te preocupar com velocidade pois como o jipe é muito mais pesado que o baja, a chance de dar algo errado é mínima. Os acidentes ocorrem quando botam carros leves para puxar jipes pesados...

    Sobre o engate, esse é o melhor tipo que pode ser feito. Na minha F1000 fiz um acoplamento na dianteira também para manobrar o meu trailer com maior facilidade no pátio.
  • 15/03/2016, 22:45
    hercilio.neto
    Citação:

    Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Capt, no towbar podes rodar tranquilo sem te preocupar com velocidade pois como o jipe é muito mais pesado que o baja, a chance de dar algo errado é mínima. Os acidentes ocorrem quando botam carros leves para puxar jipes pesados...

    :master:
    Imagine o inverso. O baja puxando a Band.
  • 15/03/2016, 22:50
    Edintruder
    Citação:

    Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    :master:
    Imagine o inverso. O baja puxando a Band.

    kkkk! O VW 1600 consegue puxar, mas freiar ou encarar uma descida será um problema.
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