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Como rebocar a sua viatura seguramente (Flat tow) :)

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  • 07/07/2010, 10:55
    Marcos Palotta
    towbar
    Lúcio, em tempo, não é necessário estar dentro do rebocado. Creio até ser inconveniente, pois se pisar no freio ou mover a direçào, serão ações de risco para o rebocador.
  • 14/07/2010, 21:34
    joão k. chikui
    Lucio

    Como teu jipe tem neutro na reduzida , basta deixar em 4x2 e neutro na reduzida . Caso não tivesse , precisaria tirar o cardã traseiro.
    Tem que puxar com um veículo bem mais pesado , eu puxava com D-20 Turbo e mesmo assim carregava uns 150 kg de areia na traseira da picape , senão ela derrapava nas frenagens . Hj puxo com Band CD turbo/intercooler e vai bem .


    Citação:

    Postado originalmente por syncretist Ver Post
    Pessoal,

    tenho um Willys 1954. Se eu precisar rebocá-lo no cambão (encaixá-lo no engate de um outro carro) o que eu preciso fazer em relação às:
    1-marchas: deixo em ponto morto, certo?
    2-4x4 4x2: deixo na 4x2, certo?
    3-reduzida: deixo na posição do meio, certo?
    4-tenho de ir lá dentro do jeep?
    5-tenho de desligar o positivo da bateria, certo?

    Além disso, claro, me precaver em relação à sinalização dos carros (luz de ré, freio, etc) e tbm na amarração ( engate/cambão).

    O que mais hein/

    Lúcio

  • 14/07/2010, 21:50
    Pedro....
    2 Anexo(s)
    Amigo

    O q vou falar parece obvio, mas....

    Cuidado com a velocidade, os freios ficam prejudicados pelo peso, principalmente nas decidas e curvas.
    Cuidado nas ultrapassagens, não esqueça que o carro está mais longo
    Cuidado nas subidas, as retomadas são mais lentas
    Cuidado nas lombadas
    Cuidado nas manobras e curvas fechadas é complicado dar ré

    Não esquece do pino trava na munheca, corrente e testar as luzes.

    Se tiver pedágio, pagará dobrado.

    abs

    pedro
  • 26/07/2010, 02:15
    Fontoura
    Citação:

    Postado originalmente por famp Ver Post
    Só não pise no freio ou o jeep vai empurrar o Vectra como se ele não tivesse lá:discordo:



    Pessoal, tenho uma Pajero 2800 turbo intercooler 1997 e pretendo rebocar (cambão direcional) minha Rural em uma viagem de uns 500 km (ida). Depois tem a volta! Rsrsrsrsrsrs...
    Já viajei rebocando Jeeps e F75 em caminhonetes F1000.
    Tem algum problema? A Pajero tem condições de fazer isso? Quais cuidados extras que devo tomar pois a Rural pesa bem mais que uma F75 ?!
    Aguardo.
  • 26/07/2010, 10:09
    Rodrigo Baratti
    Fontoura,

    Se fosse um CJ não teria problemas, mas a Rural os cuidados serão maiores, mas puxar puxa.

    Se for um percurso simples, sem grandes inclinaçoes e estradas boas acho que vc não tem problemas.

    Como o veiculo de tras é mais pesado a sua dificuldade será em descida acentuadas, pode dar um "L" e em freadas bruscas, pode não parar ou tb dar um "L".

    Por isso se for estrada boa e "plana" onde vc pode antecipar as freadas e os veiculos não serão submetidos a situações extremas vai tranquilo.

    []
  • 05/08/2010, 12:39
    renecrep
    Ola amigos, sou novo na area, e estou prestes a comprar meu primeiro Jeep, e vou trazer rebocado por 180 Km, e acabaram me deixando com mais duvidas, quanto a melhor forma de trazelo ate em casa, só para constar, vou trazer rebocado numa hilux, caso seja de relevancia. Obrigado.:?:
  • 05/08/2010, 17:36
    joão k. chikui
    Rene , carregue uns 150 kg de areia na traseira da hilux e mantenha distância do carro da frente e não abuse da velocidade . Qual jeep comprou?
  • 19/08/2010, 01:50
    Marco-Maga
    Olá amigos!!!

    Comprei uma f75, e tenho duas duvidas.

    Vou rebocar com towbar com uma Gran Vitara 5p = (Tracker) Pra quem não conhece.

    Será que puxa e para bem?

    acredito que a Gran Vitara pese uns 1500 kls

    Queria saber o peso de uma f75 com caçamba de lata?

    Li o tópico todo, vou rebocar em 2° e neutro, e acho que vou tirar o cardã, é necessario tirar o dianteiro e traseiro?

    Ou não é necessario tirar nenhum?

    Obrigado.

    Abs.
  • 19/08/2010, 09:04
    victor massinha
    Citação:

    Postado originalmente por marco-maga Ver Post
    Olá amigos!!!

    Comprei uma f75, e tenho duas duvidas.

    Vou rebocar com towbar com uma Gran Vitara 5p = (Tracker) Pra quem não conhece.

    Será que puxa e para bem?

    acredito que a Gran Vitara pese uns 1500 kls

    Queria saber o peso de uma f75 com caçamba de lata?

    Li o tópico todo, vou rebocar em 2° e neutro, e acho que vou tirar o
    cardã, é necessario tirar o dianteiro e traseiro?

    Ou não é necessario tirar nenhum?

    Obrigado.

    Abs.



    Olá amigo,

    O ideal é sempre o veiculo de reboque tenha peso igual ou superior ao veiculo rebocado, isso influenciaria em quesitos como frenagem e não judiaria do carro. Em relação aos cardãs, creios que seja desnecessário a retirada dos mesmos, apenas deixando a F-75 e ponto morto e 4x2.
    Abraços
  • 17/09/2010, 15:51
    Tigerburning
    Citação:

    Postado originalmente por victor massinha Ver Post
    Olá amigo,

    O ideal é sempre o veiculo de reboque tenha peso igual ou superior ao veiculo rebocado, isso influenciaria em quesitos como frenagem e não judiaria do carro. Em relação aos cardãs, creios que seja desnecessário a retirada dos mesmos, apenas deixando a F-75 e ponto morto e 4x2.
    Abraços

    caixa de marchas no ponto morto,
    reduzida no neutro (jah moi a caixa do jeep, mesmo em ponto morto, por causa da reduzida nao estar no neutro),
    roda-livre no 4x2 se for manual,
    Luzes de direcao,
    corrente ou cinta.
  • 10/11/2010, 15:46
    Marcelo Terapia
    Como rebocar a sua viatura seguramente (Flat tow) :)
    Queria reforçar que a legislação de trânsito não permite corrente ou cordas para rebocar, apenas cambão.

    Sobre o TowBar, ou triângulo. Por experiência, observe que o entre-eixos e o peso do rebocador devem ser maiores que o do rebocado. De resto é muito risco.
  • 07/02/2015, 22:10
    CAPT GOTTLIEB
    1 Anexo(s)
    Anexo 492268Nunca reboquei jipe, mas puxei um VW-Buggy muitas vezes com towbar,às vezes por mais de 300 Km. O Buggy tinha um chicote elétrico e chupeta que plugava na tomada do engate da caminhonete, com luz de lanterna, freio e seta para os dois veículos. A única coisa chata é que não se deve dar marcha ré, pois fatalmente irá danificar a towbar. O câmbio do Buggy ficava em ponto morto e nunca deu problemas.
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