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Como rebocar a sua viatura seguramente (Flat tow) :)

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  • 17/03/2016, 14:42
    CAPT GOTTLIEB
    1 Anexo(s)
    Edintruder e Hercilio, meu BAJA tem motor 1600 (retificado) e relação coroa-pinhão 8x33. É um carrinho muito valente e penso que conseguiria rebocar o JIPÃO, num trajeto curto e plano. Mas não teria força para subir uma ladeira e muito menos para segurar o JIPÃO numa descida. Vamos deixar como está. KKKKKKKKKKKKKKKK! Estou pensando em levar os dois para um passeio na Serra da Canastra e certamente nenhum deles irá refugar. Abraços a vocês dois.


    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...w-paint-25.jpg
  • 06/08/2018, 09:29
    CAPT GOTTLIEB
    2 Anexo(s)
    Anexo 560491 Anexo 560492

    Hilux tracionando BAJA com tow-bar e depois o VW-Buggy-Gaiola. O BAJA pesa 650 Kg e a Gaiola 450 Kg.
    O rebocado fica no ponto morto, direção sem trava e tow-bar com corrente de segurança, luzes de sinalização e engate bem feito. Pelo CBT veículos articulados, como caminhonete puxando BAJA devem trafegar com velocidade máxima permitida aos veículos pesados (velocidade de caminhão). Eu sigo isto, exceto em ultrapassagens, pois frear subitamente será sempre um convite ao desastre. Fico muito atento à estrada e principalmente aos malucos, que adoram cometer imprudências e deixar os demais em apuros. Reconheço que rebocar um veículo, mesmo leve como a Gaiola é um tanto cansativo e estressante. Nunca reboquei jipes, mas imagino que seja muito mais difícil e complicado.

    NOTA: frequentemente ao plugar o chicote de luzes costuma haver problemas, principalmente com os pisca-piscas. O eletricista me mostrou que muitas vezes o negativo é deficiente, pois a estera do engate e a munheca podem ter menor contato. Então montei um fio com um jacaré em cada ponta. Prendo um na Hilux e outro no tow-bar ou até mesmo no parachoque do rebocado. Assim o terra fica perfeito e as luzes têm funcionado muito melhor.
  • 06/08/2018, 11:38
    Lucas Diego
    Citação:

    Postado originalmente por CAPT GOTTLIEB Ver Post

    Hilux tracionando BAJA com tow-bar e depois o VW-Buggy-Gaiola. O BAJA pesa 650 Kg e a Gaiola 450 Kg.
    O rebocado fica no ponto morto, direção sem trava e tow-bar com corrente de segurança, luzes de sinalização e engate bem feito. Pelo CBT veículos articulados, como caminhonete puxando BAJA devem trafegar com velocidade máxima permitida aos veículos pesados (velocidade de caminhão). Eu sigo isto, exceto em ultrapassagens, pois frear subitamente será sempre um convite ao desastre. Fico muito atento à estrada e principalmente aos malucos, que adoram cometer imprudências e deixar os demais em apuros. Reconheço que rebocar um veículo, mesmo leve como a Gaiola é um tanto cansativo e estressante. Nunca reboquei jipes, mas imagino que seja muito mais difícil e complicado.

    NOTA: frequentemente ao plugar o chicote de luzes costuma haver problemas, principalmente com os pisca-piscas. O eletricista me mostrou que muitas vezes o negativo é deficiente, pois a estera do engate e a munheca podem ter menor contato. Então montei um fio com um jacaré em cada ponta. Prendo um na Hilux e outro no tow-bar ou até mesmo no parachoque do rebocado. Assim o terra fica perfeito e as luzes têm funcionado muito melhor.

    Muito interessante o relato! Parabéns e obrigado!
  • 12/08/2018, 02:06
    mmuniz07
    Primeiramente, é nteressante perceber que um tópico criado em 2005 trouxe, ao longo de vários anos, tanta informação. Obrigado a todos!
    -
    Nesta noite estava a pesquisar sobre como aplicar uma tow-bar em minha Vitara JLX 97 5p para puxar em meu Polo 2.0, com freio a disco nas quatro rodas. Estava me confiando porque o trajeto que faria puxando a Vitara seria completamente em pista duplicada, sem aclives ou declives exagerados, e iria devagar. Força, acredito que o Polo tem; por ter freios sobre-dimensionados (discos enormes nas quatro rodas) acredito que andando devagar não vá me deparar com surpresas. Mas, gostaria de ouvir uma opinião dos mais experientes.
    -
    Obrigado pela ajuda!!!:safari-rig:
  • 13/08/2018, 22:55
    Rodrigo Baratti
    Puxar puxa e o problema não é o freio, mas sim o peso.
    O veículo da frente tem que ser mais pesado que o de trás, caso contrário em uma freada brusca o conjunto da o famoso “L”. Já ocorreu comigo com jeep puxando jeep.

    Minha recomendação é não arriscar, por um curto percurso ou numa emergência pode até ser, mas fora disso eu não recomendo.

    []’s
  • 09/11/2018, 13:42
    alexrib2005
    Pessoal, boa retomada, de assunto, pois andei muito atrás desse tópico. E agora encontrei novamente. Pessoal já reboquei o meu jeep, com um carro menor que meu jeep. E digo, que deu medo, mas foi, com medo mais foi.
    Mas fiquei observando o pessoal e os comentários e fico apreensivo com a forma que alguns transportam suas viaturas. Mas tem que acontecer alguma coisa com os nossos para termos mais cuidado.
    Um abraço a todos.
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