Valeu Sandro :concordo:
Versão Imprimível
Valeu Sandro :concordo:
Minhas experiências com reboque...
Com a F-1000 levava sempre o jipe daqui para Passo Fundo (+ ou - 220 km) subindo a serra, sem maiores problemas. "Perdi" o jipe duas vezes. Uma em Encantado, na hora de prender na camionete, era noite e não prestei atenção que tinham me "surrupiado" as manilhas que prendiam o "tow bar" no jipe. Resultado: saí com a F-1000 e levei só o cambão de arrasto. Da outra vez, um dos pinos que prendem no pára-choques do jipe simplesmente quebrou e o jipe declarou independência, avançando na contra-mão e tentando ultrapassar a camionete. Ficou preso pelo cabo do guincho.
A última foi no endurance de Passo Fundo. Voltei para Caxias e, ao chegar aqui.. o diferencial traseiro do jipe já era. Prá guardar na garagem tive que engatar a dianteira. Não sobrou nada. O rolamento "sumiu". No lugar do óleo, tinha argila queimada, praticamente um tijolo. O mecânico tirou o barro cozido com um formão, acreditem... Nem que o pinhão tivesse feito uma reentrada na atmosfera tinha estragado tanto. Isso tudo porque eu puxei o jipe desengatado, com as rodas livres dianteiras desligadas, mas não tirei o cardã... por meia-hora de trabalho gastei um mês de salário :(
Vcs por favor poderiam explicar por qual motivo tirar o cardan??? E se o jp tem bloqueio teriam mais conselhos??:pensativo:
Obrigado
Léo
Sempre reboquei meu Jeep em ponto morto, com a caixa de transferência em neutro e nunca tirei os cardãs. Reboco com o Opala, já subi serra, desci (com muito cuidado) e nunca tive problemas de quebras, aliás não tem porque, se o Jeep tiver ligado o cardã vai girar de qualquer jeito e como a caixa de transferência está no neutro a caixa vai ficar parada!!
Desculpem minha falta de conhecimento, tenho um samurai:concordo: , mas ainda não sobrou grana para colocar o tow-bar.:cry:
No manual é indicado colocar a caixa de transferencia em neutro e o cambio em 2°, com as rodas livres em Free.
minha duvida é; Se a caixa de transferencia está em neutro, os cardans girarão em falso (sem esforço). O travamento não seria provocado por uma falha nos rolamentos ou em outra parte do eixo ou diferencial? que acabaria acontecendo em uma outra ocasião em que o carro estivesse andando normalmente?
Digo, se uma ponta do cardã está ligada a caixa (desengatada sem esforço), e a outra ligada ao eixo que gira, este seria apenas um peso morto não? não seria mais provavel que o travamento ocorese nas rodas ou no diferencial?
Uma pergunta; meu jeep não tem parachoque dianteiro e nem setor de direção, porém tem a barra de direção que liga uma roda à outra.
Como tenho que retirar dum lugar pra trazer pra garagem, e depois levar pra oficina pra fazer alguma coisa, tava pensando em instalar um tow-bar pra puxar com meu carro dum lado pro outro.
Será que dá pra rebocar nestas condições?
Giuliano MO
Na verdade eu tava pensando em fazer um parachoque provisório para usar enquanto vou arrumando todo o resto aí nele prendo o tow-bar.
Então desta maneira não tem erro?
Pois tava querendo economizar R$50,00 de guincho cada vez que for movimentar a encrenca!!
Aí faço um investimento inicial e posso rebocar toda vez que precisar.
É só pra rebocar aqui na cidade mesmo, sabe, levar pra oficina, voltar pra garagem, essas coisas.
Aqui em Pelotas é tudo plano, sem morros, aí com minha corsa wagon 1.0 acho q consigo puxar sem stress, devagarinho durante a noite sempre.
Claro, isso com o Jeep semi-desmontado pois depois de completo não vai puxar nem pra girar as rodas, heheh!!
Um abraço.
Giuliano MO
Giuliano,
O maior problema não e puxar e sim parar, para isso o rebocador tem que ter bons freios e peso compativel com o rebocado.
Voce pode rebocar seu Jeep com o Corsa mas vai ser uma operação de alto risco.
Eu não faria isso pois a chance de gastar bem mais que o custo do guincho é grande.
Não tem um amigo ai com uma pickup?
Abraços,
Essa semana, senhores tive o prazer de trazer minha viatura para a serra, pois estava em Porto Alegre,não tive maiores problemas coloquei o Towbar nele e um engate comprado em lojas no meu corsa sedan e subi a serra sem problemas, uns 130 km, sem corrente pois não tinha, vim com o c... na mão mas vim sem problemas só que tive que ter bem mais cuidados que o normal.
Então acredito que se for uma emergencia sem maiores problemas quanto a rebocar o Máximo com meu Corsa Sedan, mesmo.