cuido da manutenção de 2 rangers com este motor e ando constantemente em uma delas e o que posso dizer é que ambas só dão alegrias (principalmente por ele), portanto vou fazer um resumo rápido dos contratempos:
1ª viatura (ranger limited 3.0 2007 30.000kms): até agora só um bico pelo tempo que ficou parada com diesel de baixa qualidade(6 meses), e problema na embreagem...
2ª viatura (ranger XL 3.0 2008 65.000kms): somente alternador e caixa de direção que foram trocados na garantia e por problemas pequenos...
uso: a 1ª é usada em tudo no dia-dia e em excursões com lama/agua/terra com uso severo, já a 2ª é usada para o trabalho em viagens diárias de longa duração (mais de 500kms)...
manutenção: é básica, óleo de ótima qualidade à cada 8000kms e 10000kms na segunda rigorosamente, troca dos fluídos após excursões e filtros quando necessário entre outros detalhes adicionais...
enfim, no balanço geral só dão alegrias, pois seus motores são altamente exigidos (principalmente na 1ª viatura) com altas cargas de aceleração e uso de toda a faixa de giro ideal com picos de 4000rpm, são muuito fortes proporcionando extremo prazer ao dirigir, nas excursões são usados durante muito tempo na areia fofa com rotação maior que 3000rpm em areia fofa como dunas e não reclamam...
é o tipo do motor que se bem cuidado só rende alegrias, me tornei fã dele desde o primeiro contato...
abraço!