Certo, mas imagina a situação então que todos os componentes fossem mais "fortes" que o cambio, o cambio sofreria algum dano. Tipo, se fosse um cambio mecanico, os dentes das engrenagens poderiam quebrar, e no altomatico?
Abraços
Versão Imprimível
Xavier,
Nesse caso o Conversor de Torque "patinaria" e aqueceria o óleo ATF até ferver e queimar as peças internas do câmbio.
No exemplo acima, ao cantar pneu, existe um alívio nas forças aplicadas nos componentes da transmissão, mas sempre tem o risco de acontecer algum tranco na transmissão se as rodas pararem de girar de repende com o aumento do atrito do pneu com o solo devido à borracha derretida.
[]'s
Observe uma pá carregadeira trabalhando.
O operador abaixa a caçamba, vai de encontro ao barranco e começa a acelerar...
Ela patina as 4 rodas (menor atrito por ser terra).
E o cara faz isso o dia inteiro, por muitos e muitos dias......
E o CA aguenta......
Pelo que vi do CA opala aberto e pelo tamanho do conversor dele, te digo que aguenta um pau danado....
Mas eu jamais faria esse situação que vc propõe no asfalto ou cimento...rssssss
Mas se ele tem pouca força numa situação assim, o problema pode estar em folga excessiva no conversor.
Abs
Cavesco, não estou falando que o meu cambio esta fazendo isso ou não, é so uma curiosidade minha, pois em muitas situações de trilha pesada, escontramos obstaculos que pela dificuldade, parece uma parede em nossa frente ou até mesmo quando voce esta puxando um carro muito pesado de um atoleiro gigante. O carro quer ir mais não consegue, e fica patinando o o motor não da conta do recado. E tambem tenho um sonho de fazer uma parada que vi em um video na internet do cara botando uma roda do jeep dele no poste e sobe com o carro no poste somente por aquela roda, é babaquice mais vou fazer isso assim que o meu jeep andar, mas não quero que o cambio quebre, qualquer outra coisa pode quebrar, menos o cambio.rs
Abraços
Vai quebrar o poste!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Meu Deus...criei um monstro...abri um tópico falando de impressões sobre o câmbio automático e agora reality show!!!!!
Como evoluiu o tópico!!!Hehehe!
ABraços
Xavier,
Apesar de ser hidramático, o CA possui sim discos de fricção que podem ser danificados com a alta temperatura.
Nessa situação, com o Conversor de Torque "travado" (stall), o óleo se superaquece em questão de segundos :shock:. É só imaginar que nesse caso toda a potência do motor está sendo transformada em calor pelo Conversor :shock: :shock:!
Os manuais de reparação de CA recomenda não realizar o teste de Stall do Conversor de Torque por mais de 10 segundos e sempre esperar alguns minutos antes de repetir o teste, caso necessário.
Lembrando que essa situação, CA totalmente travado com o motor em plena aceleração, é muito raro de acontecer, mesmo em trilha. Está vendo que a viatura não está conseguindo puxar algo, pare e tente outra maneira, como o guincho, por exemplo :concordo:.
[]'s
Ta falado meu amigo, obrigado pelas informações! Só mais uma duvida que não ficou muito clara, este tal teste de Stall seria do carro fazendo muita força sem os pneus estarem em movimento (patinarem) certo? Ou caso eu esteja tentando tirar alguem de um atoleiro mais os meus pneus estarem patinando, isso seria tambem um "Stall" ou eu poderia ficar fazendo isso por mais de 10 segundo desde que os pneus estejam patinando?
Mais eu posso subir no poste? Prometo que vou demorar menos de 10 segundos! :twisted::twisted::twisted: rs
Abraços
Tá querendo trabalhar para a LIGHT? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Caveso, Deixa o cara subir no poste!!!
Hehe!
Mas não esqueça de fazer um vídeo, amigo Xavier!
Abraços