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Meu motor-barraco já está rodando com Cummins BT 6 cil. e câmbio Allisson, as marchas estão passando perfeito, mas é um câmbio que não tem "P", nem quick realise (é assim que escreve aquela redução no fim do acelerador?). O ônibus doador do câmbio tinha um baita de um sistema de freio a disco direto no cardã, que poupava o sistema de freios a tambor nas rodas, mas não deu para adaptar no MB 1113 4x4.
Deu uma grande trabalheira pois o câmbio era de um motor scânia, tive que adaptar volante, não precisou de flange para o Cummins.
Minha cx. de transferência Mercedes Benz é separada por cardã, o que dá muito menos trabalho de adaptação. Achei o resultado muito bom. O caminhão está andando muito bem, talvez a relação de 8x39 tenha ficado um pouco longa, ainda falta testar numa boa subida de serra e num 4x4 compatível com suas 9 ton +/-. Agora é trocar os rolamentos do dif. traseiro, trocar a tampa dianteira do motor que vaza óleo, e partir para uma viagem com muitas cachoeiras. Tem mais alguém com caminhão 4x4 com automático por aí?
:D:D:D
Lula
Tem fotos do conjunto mecânico e do caminhão Luciano???
Fiquei curioso!
Absss!!!
Não achei as fotos do câmbio quando o comprei, essa semana o motor-barraco sai do estaleiro, e postarei as fotos. Achei essa foto de uma viagem no ano passado, ainda com motor 352A turbo e câmbio de 5 marchas. Como o motor MB tem o cárter muito grande, tive que elevar muito a suspensão dianteira para não bater na bola do eixo. Então resolvi instalar um Cummins, que tem o cárter bem compacto, podendo rebaixar a suspensão e dar mais estabilidade no asfalto a 90 km/h. Já que ia trocar o motor, resolvi trocar também o câmbio por um automático. Vai fazer aniversário de 1 ano que está no estaleiro.
Lula
URL=http://img832.imageshack.us/i/cavalcante2009374.jpg/]http://img832.imageshack.us/img832/2...nte2009374.jpg[/URL]
Esse é um dos 3 câmbios Allisson que tenho. Não tem solenóides nem nada de eletrônico. Esse câmbio pesa um bocado, e fica pendurado no motor.
Dizem que tem compradores para todos os câmbios automáticos de caminhão, espalhados pelo mundo, que enviam para algum país da África, trocam os kits feitos na China, com juntas, molas e discos novos, e vendem pelo continente todo. Aque se vende à quilo.
http://img545.imageshack.us/img545/4...llisson001.jpg
Salvo engano, esse outro câmbio estava num MB 355/5. A luva na saída do câmbio é diferente do anterior:
http://img513.imageshack.us/img513/2...llisson004.jpg
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A alavanca não tem Park, e não necessita pisar no freio para acionar as marchas:
http://img151.imageshack.us/img151/1...llisson005.jpg
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Esse é o Cummins série B. Estou à procura de um Cooler que é refrigerado pela água do radiador. Instala na entrada de água fria do motor, resfria o ar comprimido pelo turbo, e esse ar vai para os cilindros friozinho, aumentado para mais de 200 hp.
http://img502.imageshack.us/img502/7...llisson003.jpg
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Colegas,
Será que alguém que fez a instalação de CA aqui em SP pode me indicar o mecânico que fez o trabalho? Gostaria de bater um papo com ele.
Abraços,
Giovani
Salve galera!!!
Tudo bem?
Confesso que ainda não consegui ler o tópico todo, ainda estou lá pela página 80 e tal.
Meu carro é um CJ5, ano 61, com mecânica original, e a finalidade dele é andar na cidade, estrada e eventualmente pegar uma estrada de barro, não pretendo fazer trilhas.
Gostaria da opinião dos mais entendidos em mecânica para saber se a configuração que escolhi ficará boa.
O que estou buscando é conforto (CA) e economia (AP injetado, que no fututo contará com um ar condicionado).
Configuração escolhida:
AP2000 injetado + CA 4M Opala + reduzida do Willys
O que acham?
Prós e contras!
Abrços para todos!!!!
Jeep 61
Caro Jeep61!!
NMHO, faria da seguinte forma, partindo da premissa que quer um CA.
GM 4cil + ZF4ph22 + tração Willys.
Ap + CA ZF4ph22 vai dar uma curuca danada, pois o ap é de alto giro, motor de 7.000rpm, enquanto o GM, é de 4.500rpm.
Pense nisso.
O conjunto que citei é o que o pessoal usa, com relação 9x44.
Abraços.
Kim.
Olá Kim!
Analisando por esse ângulo você tem razão.
Mas eu pensei no AP por ser injetado e mais moderno, acabando com as faltas de combustível nas subidas e melhorando o consumo.
Quais seriam as consequemcias dessa diferença de giro entro o motor e a caixa?
Abraços,
Jeep 61.
Será um sério problema o acerto do stall, bem como o tempo nas trocas de marchas.
Aqui no fórum tem o kit multiponto para injetar o gm 4cil, fica excelente!!!!
Converse com esse forista, ele que injeta os motores
http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=636
Abraços.
Kim.