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  • #1
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    Citação Postado originalmente por guga100 Ver Post
    olha Sid

    posso tenta responde algumas perguntas suas,

    sobre a primeira pergunta de veiculos com imagen pronta, na miha opnião, são + imagem que utilidade real, essas imagen off road que eles passam é pra quando vc passa por algumas estradas de chão, ou nos casos das cidades nas buracadas ^^ , para vc poder passar com alguma tranquilidade em estradas que n são asfaltadas. ja penso um cross fox ou uma montana num atoleiro dakeles brabu msm , ahuhuahua seria muitu bizaro =D

    vaza óleo é quase que comun num 4x4 ^^, copiando a assinatura de alguem aqui do forum "n ta vazando, ta marcando territorio" ^^
    por mais que vc vede aki, vede ali, sempre sobra algo para pingar.

    entre diesel e gasolina, vo de diesel, porem um carro a diesel o preço dele é maior que um a gasosa (ki pena =\) a manutenção do diesel é bem menor que em relação a gasolina, porem quando ocorre costuma ser mais caro (isso quando acontece)
    isso tudo depende da manutenção preventiva que vc fizer, respeitando o limite do motor, trocando o óleo nos periodos corretos.
    Sobre combustivel alternatico temos o bio-diesel (que n necessita modificações no motor) e nos demais temos o etanol. claro que nenhum deles é exclusivo para o off-road, mas vale a pena por que vem de fontes renovaveis =).

    desculpa se n consegui responder todas, mas nois tenta ;D.

    o 4x4 ideal é aquele que vc senta e ja senti É ESSE!

    desculpa qualquer besteria, e me corrijam se estiver errado ^^
    Buscava exatamente este tipo de resposta!

  • #2
    Citação Postado originalmente por SidGBF Ver Post
    Olá a todos e eu realmente peço desculpas por repetir a pergunta mais besta que vocês tem que aturar, mas acredito (e realmente espero) que estou fazendo a pergunta de forma mais objetiva.

    Li o post fixo a respeito que dá um overview sobre não haver veiculo ideal e tudo mais, acho correto, porém isso é deixar a pessoa meio 'no mato sem cachorro'. Existem vários tipos de necessidade, desde apenas encarar ruas de má qualidade até rock climbing, e existem veiculos novos e antigos, bem como o carro tal e qual saiu da loja e modificado.

    Ok, até agora continuei no óbvio, e quero deixar que eu nunca comprei um carro. Embora dirija relativamente bem, estou estudando comprar um carro próprio e a idéia de um off road tem me agradado muito. Mas para isto tenho que ler muito e aprender muito, então vamos as perguntas que quero fazer:

    - Veiculos com imagem de off road (Cross Fox, Eco Sport, Montana, etc) são apenas imagem, certo?
    - De veiculos 'prontos', quais são os que podem ser usados para trabalho no campo, eventualmente pequenas trilhas?
    - É tão normal vazar oleo??? (Essa veio da lista de frases que vocês escutam)
    - Quais as vantagens/desvantagens entre diesel e gasolina? Nestas modas de combustiveis alternativos, existe algum para o off road?
    - Embora dependa dos cuidados do dono, qual a kilometragem 'sadia' de um off road para uso principal? Exemplo, um Lada Niva ano X de Y mil kilometros pode ser viavel? (Sei que esta é complicada)

    Agradeço muito a todos que tiveram a paciência de ler este post e ainda mais aos que vierem a responder.
    Fiquem com Deus.
    De modo geral, quanto mais novo e menos rodado for o veículo, mais confiável ele será. Também de modo geral, os 4x4 com motor diesel original (para deixar claro que excluo os adaptados) costumam ser mais robustos. Entretanto, há um fator incontornável que deve ser considerado, sem o qual não faz sentido continuarmos:

    Qual é o valor que você pretende investir neste 4x4?
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    De modo geral, quanto mais novo e menos rodado for o veículo, mais confiável ele será. Também de modo geral, os 4x4 com motor diesel original (para deixar claro que excluo os adaptados) costumam ser mais robustos. Entretanto, há um fator incontornável que deve ser considerado, sem o qual não faz sentido continuarmos:

    Qual é o valor que você pretende investir neste 4x4?
    Girti, é exatamente isto que quero dimensionar.
    2010 estou investindo muito e acredito que a sorte vai mudar, entre outras coisas vou comprar um carro. Entre meus interesses está comprar um terreno na area rural para os finais de semana, então estou querendo dimensionar qual a melhor opção. Sei que vou querer um veiculo com capota fixa, até por que gostaria de ar condicionado, e que não devo buscar um veiculo para trilhas pesadas, mas que consiga se dar mais que bem em terrenos irregulares comuns no campo. Uma opção seria um pequeno offroad para o campo e um pequeno para a cidade, mas acho que seria jogar dinheiro fora, então quero conhecer as opções e ver o que vale a pena. Gostaria de achar um veiculo abaixo de 60.000 (novo 0km) para isto (se fosse um carro urbano seria um Siena tetrafuel), porém uma pickup ou veiculo similar pode ser uma ótima pedida.
    Quero entender como avaliar as opções conhecendo melhor as variaveis, exemplo, sei que troller é um 4x4 bom, mas custa 150k +, é praticamente uma grife, e não é a grife que vai me dar segurança.
    Aproveitando, hoje vi uma S10 com rodas claramente mudadas, que pareciam reforçadas, essas camionetes são boas para trilhas?

    Desculpe se não fui claro

  • #4
    Citação Postado originalmente por SidGBF Ver Post
    Girti, é exatamente isto que quero dimensionar.
    2010 estou investindo muito e acredito que a sorte vai mudar, entre outras coisas vou comprar um carro. Entre meus interesses está comprar um terreno na area rural para os finais de semana, então estou querendo dimensionar qual a melhor opção. Sei que vou querer um veiculo com capota fixa, até por que gostaria de ar condicionado, e que não devo buscar um veiculo para trilhas pesadas, mas que consiga se dar mais que bem em terrenos irregulares comuns no campo. Uma opção seria um pequeno offroad para o campo e um pequeno para a cidade, mas acho que seria jogar dinheiro fora, então quero conhecer as opções e ver o que vale a pena. Gostaria de achar um veiculo abaixo de 60.000 (novo 0km) para isto (se fosse um carro urbano seria um Siena tetrafuel), porém uma pickup ou veiculo similar pode ser uma ótima pedida.
    Quero entender como avaliar as opções conhecendo melhor as variaveis, exemplo, sei que troller é um 4x4 bom, mas custa 150k +, é praticamente uma grife, e não é a grife que vai me dar segurança.
    Aproveitando, hoje vi uma S10 com rodas claramente mudadas, que pareciam reforçadas, essas camionetes são boas para trilhas?

    Desculpe se não fui claro
    Hehehe... você foi "meio claro"! rsrsrsrs

    Não ficou claro se você faz questão de um 4x4 "0 Km" ou se consideraria um usado. Em todo caso, vamos nos ater aos R$60.000, valor insuficiente para comprar qualquer 4x4 novo, exceto, talvez, o Jimny que, acredito, seria inadequado para você, devido ao seu pequeno espaço para passageiros e bagagem. Assim sendo, creio que você deveria se direcionar aos 4x4 seminovos a gasolina ou flex (os diesel seminovos custam muito mais do que R$60.000). Temos aí o Tracker, o TR4 como principais "candidatos", ambos consagrados entres os proprietários de 4x4. Há ainda o Kia Sportage (modelo novo), os 4x4 da Subaru (Forrester e Outback), da Honda (SRV, senão me falha a memória) e outros menos comuns mas não inferiores (mas, devido à sua menor quantidade, sua manutenção aí em Floripa pode ser mais complicada).
    Entre os diesel já um pouco mais velhos (ou seja, não seminovos) a este preço de R$60.000, podemos citar o Defender, as Pajeros e as SW4 (Toyota).

    Como você pode perceber, as opções são muitas. Tendo em vista que você tem ainda um bom tempo disponível antes de tomar a sua decisão, minha recomendação é a seguinte:

    pense bem em quais serão as suas necessidades, em termos tanto de uso cotidiano como uso em fora-de-estrada. Isto irá ajudá-lo a direcionar melhor a sua escolha, eliminando, talvez, algumas das opções existentes;

    pesquise, leia, examine, dirija cada um dos veículos restantes, fazendo uma lista do que lhe agrada e desagrada em cada um deles. Aos poucos, você irá ter uma lista de preferências, que irá ajudá-lo a tomar a sua decisão final.

    Curiosidade (não precisa responder, se não quiser): aonde você pretende comprar o seu terreno?
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Hehehe... você foi "meio claro"! rsrsrsrs

    Não ficou claro se você faz questão de um 4x4 "0 Km" ou se consideraria um usado. Em todo caso, vamos nos ater aos R$60.000, valor insuficiente para comprar qualquer 4x4 novo, exceto, talvez, o Jimny que, acredito, seria inadequado para você, devido ao seu pequeno espaço para passageiros e bagagem. Assim sendo, creio que você deveria se direcionar aos 4x4 seminovos a gasolina ou flex (os diesel seminovos custam muito mais do que R$60.000). Temos aí o Tracker, o TR4 como principais "candidatos", ambos consagrados entres os proprietários de 4x4. Há ainda o Kia Sportage (modelo novo), os 4x4 da Subaru (Forrester e Outback), da Honda (SRV, senão me falha a memória) e outros menos comuns mas não inferiores (mas, devido à sua menor quantidade, sua manutenção aí em Floripa pode ser mais complicada).
    Entre os diesel já um pouco mais velhos (ou seja, não seminovos) a este preço de R$60.000, podemos citar o Defender, as Pajeros e as SW4 (Toyota).

    Como você pode perceber, as opções são muitas. Tendo em vista que você tem ainda um bom tempo disponível antes de tomar a sua decisão, minha recomendação é a seguinte:

    pense bem em quais serão as suas necessidades, em termos tanto de uso cotidiano como uso em fora-de-estrada. Isto irá ajudá-lo a direcionar melhor a sua escolha, eliminando, talvez, algumas das opções existentes;

    pesquise, leia, examine, dirija cada um dos veículos restantes, fazendo uma lista do que lhe agrada e desagrada em cada um deles. Aos poucos, você irá ter uma lista de preferências, que irá ajudá-lo a tomar a sua decisão final.

    Curiosidade (não precisa responder, se não quiser): aonde você pretende comprar o seu terreno?
    Em principio Rio Grande do Sul, eventualmente em SP algo próximo a Jundiaí ou em Santa Catarina. São coisas menos definidas que comprar o carro.

    Sobre os veiculos, isto mostra minha falta de conhecimento, ainda assim, se comprasse o siena (50.000) teria de comprar um Samurai (surrado) por uns 20.000 pelo menos, assim, comprar um veiculo bom que faça os dois é economia. Com certa frequencia terei de ir a reuniões, então a aparência do carro ainda tem que ser sociavel (ou amedrontadora, depende da reunião).
    Embora acima do que eu gostaria de investir, não que não aceite, eu vi a S10 e a Blazer, mas fico com medo de ser mais imagem do que qualidade, embora veiculos assim tem um ótimo conforto então é um '4x4 familiar', se entendi certo até agora.

    Sobre novo ou usado, eu preparo todas as métricas baseado em um novo, depois pesquiso se encontro um usado que valha a pena, pois a diferença de valor pode ir para um capricho no veiculo.

    O que mais importa é que o que eu quero mesmo, que é saber o que NÃO é bom, eu estou conseguindo, graças ao 4x4 Brasil

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Hehehe... você foi "meio claro"! rsrsrsrs

    Não ficou claro se você faz questão de um 4x4 "0 Km" ou se consideraria um usado. Em todo caso, vamos nos ater aos R$60.000, valor insuficiente para comprar qualquer 4x4 novo, exceto, talvez, o Jimny que, acredito, seria inadequado para você, devido ao seu pequeno espaço para passageiros e bagagem. Assim sendo, creio que você deveria se direcionar aos 4x4 seminovos a gasolina ou flex (os diesel seminovos custam muito mais do que R$60.000). Temos aí o Tracker, o TR4 como principais "candidatos", ambos consagrados entres os proprietários de 4x4. Há ainda o Kia Sportage (modelo novo), os 4x4 da Subaru (Forrester e Outback), da Honda (SRV, senão me falha a memória) e outros menos comuns mas não inferiores (mas, devido à sua menor quantidade, sua manutenção aí em Floripa pode ser mais complicada).
    Entre os diesel já um pouco mais velhos (ou seja, não seminovos) a este preço de R$60.000, podemos citar o Defender, as Pajeros e as SW4 (Toyota).

    Como você pode perceber, as opções são muitas. Tendo em vista que você tem ainda um bom tempo disponível antes de tomar a sua decisão, minha recomendação é a seguinte:

    pense bem em quais serão as suas necessidades, em termos tanto de uso cotidiano como uso em fora-de-estrada. Isto irá ajudá-lo a direcionar melhor a sua escolha, eliminando, talvez, algumas das opções existentes;

    pesquise, leia, examine, dirija cada um dos veículos restantes, fazendo uma lista do que lhe agrada e desagrada em cada um deles. Aos poucos, você irá ter uma lista de preferências, que irá ajudá-lo a tomar a sua decisão final.

    Curiosidade (não precisa responder, se não quiser): aonde você pretende comprar o seu terreno?
    Cara, olhei com cuidado cada um dos veiculos que você indicou e entendi que existem, basicamente, 3 ramos:
    Jeep (Troller, Willy, Samurai, Tracker, Defender, TR4...)
    SUV (SW4, Sportage, Blazer...)
    Picapes (L200, S10, Ranger...)

    Foi muito bom pois acredito que o que busco é na categoria das picapes (tem que ser a mais cara né???), mas ainda tenho que ver qual será meu uso
    O melhor é que agora ao olhar na rua eu saberei o que é o que.
    A respeito da L200, que foi uma que espiei e achei muito legal, ela de fato dá conta do serviço? Existem rodas 'de fabrica' mais fortes? Pois já vi varias vezes pickups com rodas que pareciam de caminhão pequeno *rs*

  • #7
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    Question Me ajudem a escolher um carro 4x4

    Olá, tenho uma pequena experiência com 4x4, e estou querendo comprar um, e não sei qual, vocês poderiam me ajudar?

    eu pretendo usa-lo na cidade, fazer trilhas leves e medianas, preciso que ele tenha como carregar um bom tanto de bagagem, tem q custar até 40000 reais, e tem q ser um carro econômico, pois pretendo fazer vaigens longas (pretendo ir à Terra do fogo de carro saindo de BH), com esses detalhes vocês poderiam me indicar alguns modelos?

    Desde já obrigado.

    Thier

  • #8
    Citação Postado originalmente por Thier Ver Post
    eu pretendo usa-lo na cidade, fazer trilhas leves e medianas, preciso que ele tenha como carregar um bom tanto de bagagem, tem q custar até 40000 reais, e tem q ser um carro econômico, pois pretendo fazer vaigens longas (pretendo ir à Terra do fogo de carro saindo de BH), com esses detalhes vocês poderiam me indicar alguns modelos?

    pode começar por um vitara com 4 portas... é fácil achar uns bons por menos de $30000...

    a propósito: pretende fazer as viagens longas acompanhado de até quantas pessoas?
    4X4 Brasil

  • #9
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    Cara pretendo fazer essas viagens com no máximo 3 pessoas...

    E o Vitara tem conforto, pq fazer uma viagem pra terra do fogo sem no mínnimo um ar condicionado é sacanagem. e o consumo dele é bom?

    Tava olhando o l200 ele compemssa, ou entao uma hilux modelo antigo...

  • #10
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    18/12/2004
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    Cara vai de Hilux modelo antigo , e resistente, anda em torno de 100km / h e tem A/C caçamba , 4x4 e tem peças em toda America Latina , alem de ser diesel , para expediçoes ta muito bom
    Minha Opnião
    Abraços
    Tracker 2008 - Pulguenta

  • #11
    Citação Postado originalmente por Thier Ver Post
    Cara pretendo fazer essas viagens com no máximo 3 pessoas...

    E o Vitara tem conforto, pq fazer uma viagem pra terra do fogo sem no mínnimo um ar condicionado é sacanagem. e o consumo dele é bom?

    Tava olhando o l200 ele compemssa, ou entao uma hilux modelo antigo...
    até que o vitara é bom pelo tamanho dele, e não bebe tanto... um tio meu (que é um velho pão-duro ) teve um mas ele tirou o a/c qdo foi adaptar o motor a diesel (vw 1.6d com 50cv), acho até que o compressor ainda está em algum canto da casa dele...

    L200 o meu avô teve uma, mas deu um problema no câmbio (eu ainda acho que foi alguma c4g4d4 que ele fez pq foi o 2º câmbio de caminhonete que deu problema com ele), e agora ele está com uma hilux srv automática e é só alegria mas as hilux quadradas tb são boas, eu tenho vontade de comprar uma (sw4)...

  • #12
    Esse topico eh tudo oq eu queria.

    Tenho hoje uma freelander 2, q ate aguenta uns tranquinhos, mas nao boto muita fe nela pra um passeio mais longo. Ja passei por uma area alagada com ela e fiquei na mao.

    O fato eh: quero um 4x4 mais robusto. Minha maior vontade eh fazer alguma expedicao pela Am. do Sul. Alem disso, passeios e trilhas leves pelo interios de SP, algumas expedicoes pelo Brasil.

    Esse eh o carro q uso pra trabalhar, e trabalho em Atibaia e moro em Sao Paulo, rodo bastante. Entao quero algum conforto do carro. Hoje o carro que mais me vem a cabeca eh a pajero full 3 portas. Meu irmao tem uma 5 portas e faz horrores com o carro.

    Alem da pajero penso na discovery 4, mas ai ela ja comeca 30.000 mais cara que a pajero. A LC Prado, mas acho meio grande. Enfim, a velha historia da melhor opcao...

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