Powered by vBulletin

"Preparação Bruta", Dana 70 E Soluções Interessantes...

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 71 de 110 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 21616263646566676869707172737475767778798081 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 09/11/2006, 20:31
    Elmer_Jeep
    Gilvan, se o angulo de cáster estivesse fora do normal o monster não ia andar no towbar.

Já passei por isso quando meu CJ tava com um lado do munhão com o caster errado, o jipe não estabilizava no towbar de jeito nenhum.

Outro caso que já vi também era uma band com jumelão, devido ao tamanho dos jumelos o angulo de caster foi prejudicado também, e a band não andava no towbar pois as rodas sempre puxavam pros lados em qualquer velocidade.

Faz o seguinte, muda essa fixação do amortecedor de direção, isso aí tá horrível cara.

Faz um ponto de fixação na carcaça do diferencial e o outro na barra que liga roda-a-roda. (se bem que o monster não tem uma barra única e esse sistema de barras que vc montou não me convence... ainda mais pra vc que quer fazer uso no transito, se fosse somente nas trilhas até que passava). E tenta posicionar o amortecedor o mais horizontal possível, a diferença de eficiencia é enorme.

Bom, manda verificar o alinhamento (cambagemXcaster), corrige a posição do amortecedor e bota pra andar. Caso seja necessário girar os munhões deixa pra fazer isso por último, vai com calma dessa vez, buscando os possíveis problemas que estão causando esse shimmy misterioso.

1 abraço.
  • 09/11/2006, 22:09
    Gilvan Costa
    Elmer, como vai?

Reposicionar o amortecedor de direção,é o que pretendo fazer já na segunda Feira que vem.

Como o motor já estara funcionando e o carro rodando por conta própria, vai ficar mais fácil sentir e avaliar estes detalhes.

Mas eu tenho uma forte convicção de que o problema é somente o amortecedor, como já disse, pelo sintoma do problema
    E agora mais ainda com o seu relato a respeito do seu CJ e da Bandeirantes.

Quanto as barras de direção...Elas estão iguais as do Troller, praticamente a mesma posição,
    que adotei para evitar o Bumpsteer, por tanto não vejo em que elas poderiam estar prejudicando o conjunto.

Mas pode ter certeza, que agora com o carro ficando pronto e rodando,
    fica mais fácil para ir resolvendo eventuais problemas e ajustando algumas coisas.

Uma coisa que observei enquanto acompanhava o meu carro sendo rebocado.
    Fiquei observando o comportamento do eixo trazeiro, em relação ao dianteiro e pude perceber que a minha barra Panhart
    está funcionando muito bem.

Enquanto que o eixo trazeiro, centralizado por apenas um Pivô novinho e todas as buchas também firmes e novinhas,
    se movimenta, mesmo assim, um pouco lateralmente ao passar por irregularidades no asfalto...
    O eixo dianteiro seguia completamente firme, sem qualquer movimento lateral, a não ser o movimento da suspensão.

Aí está um ponto positivo!
  • 10/11/2006, 09:08
    Fabil
    Gilvan...
    pode mudar sua conviccao, pois Shimmy tem absolutamente TUDO a ver com caster... e amortecedor de direcao NAO impede seu aparecimento, mesmo que vc coloque 10 amortecedores de direcao o shimmy ainda vai aparecer.

te digo isso pq absolutamente TODO samurai helicoidal onde o cara faz lift de suspensao da maneira porca ( SEM trocar os links dianteiros por outros feitos sob medida com o caster corrigido) passam a sofrer do maldito shimmy aos 70km/h.
  • 10/11/2006, 09:19
    Gilvan Costa
    Citação:

Postado originalmente por Fabil Ver Post
    Gilvan...
    pode mudar sua conviccao, pois Shimmy tem absolutamente TUDO a ver com caster... e amortecedor de direcao NAO impede seu aparecimento, mesmo que vc coloque 10 amortecedores de direcao o shimmy ainda vai aparecer.

te digo isso pq absolutamente TODO samurai helicoidal onde o cara faz lift de suspensao da maneira porca ( SEM trocar os links dianteiros por outros feitos sob medida com o caster corrigido) passam a sofrer do maldito shimmy aos 70km/h.

Xiiiiiiiiii !!!!

Agora to ferrado mesmo...Você desempatou contra mim em 2 a 1.

Mas me conta uma coisa...Como são estes links sob medida que corrigem o caster do samurai??? Quem sabe tiro uma idéia??? Tem fotos?
  • 10/11/2006, 09:32
    equipeminas4x4
    Citação:

Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Gilvan, se o angulo de cáster estivesse fora do normal o monster não ia andar no towbar.

Já passei por isso quando meu CJ tava com um lado do munhão com o caster errado, o jipe não estabilizava no towbar de jeito nenhum.

Outro caso que já vi também era uma band com jumelão, devido ao tamanho dos jumelos o angulo de caster foi prejudicado também, e a band não andava no towbar pois as rodas sempre puxavam pros lados em qualquer velocidade.

Se o Caster tá negativo realmente não anda puxado pelo towbar. O jumelo da Toyota é na frente, certo?? Se aumenta muito ele vc coloca o caster mais negativo.
  • 10/11/2006, 09:37
    equipeminas4x4
    Citação:

Postado originalmente por Gilvan Costa Ver Post
    mimimi...
    Baseado nestas novas informações complementares...
    Você teria mais alguma coisa a acrecentar Marcel?

Vamos ver.

Tenho sim Gilvan, coloca essa carniça pra andar. Se der shimmy andando vc coloca 10 amortecedores de direção ou acredita num conceito que o mundo todo conhece, só vc não sabia q existia, ou teve preguiça de pesquisar. Como disse é mais fácil perguntar aqui do que estudar e entender como funciona.:concordo: :concordo:

[]´s
  • 10/11/2006, 10:19
    Gilvan Costa
    Citação:

Postado originalmente por equipeminas4x4 Ver Post
    Tenho sim Gilvan, coloca essa carniça pra andar. Se der shimmy andando vc coloca 10 amortecedores de direção ou acredita num conceito que o mundo todo conhece, só vc não sabia q existia, ou teve preguiça de pesquisar. Como disse é mais fácil perguntar aqui do que estudar e entender como funciona.:concordo: :concordo:

[]´s

É logico que eu tenho que perguntar aqui né Marcel?
    Afinal de que outra forma você poderia nos demonstrar publicamente,
    todos o seu vasto conhecimento técnico de engenharia, colocando
    todos nós de joelhos diante de suas observações monstruosamente
    pertinentes, exatas, perfeitas, irrefutáveis, inquestionáveis, infáliveis, praticamente cientificas... KCT!!! Com tal conhecimento absurdo,
    só não entendo o que você está fzendo disperdiçado nos suburbios de belo horizonte em uma micro empresa de projetos, ganhando apenas 1% do que você merece?!?!?!?!?!?!/@/ ...O mundo é muito ingrato diante de você!!!

Mais uma coisa Marcel, meu "Gran Canyon" de inteligência mecânica...

Não te ocorreu que o que estou fazendo com este tópico aqui no Forum,
    é justamente uma super pesquisa, hiper proveitósa e importante diga-se de passagem.
    Esta talvez seja a pesquisa mais importante que eu poderia fazer usando de uma ferramenta fabulosa como está...O Forum 4x4 Brasil e seus membros,
    que colocaram a meu dispor e para me ajudar, todos os seus conhecimentos e experiências, adquiridas com seus acertos e erros também...

Importante salientar a boa vontade, preocupação e atenção com que todos acompanham tudo, sempre dispostos a ajudar, apontar um erro...uma correção, ou simplismente sugerindo uma forma melhor de fazer isso, ou aquilo.

Se isto não é uma puta pesquisa pratica...Não sei o que é!!!

Ou você ta sendo muito burro...ou desfazendo desta importante fonte de pesquisas, que acho ser um dos objetivos do Forum.

Ou você acha que eu coloco minha cara para tomar tapa aqui todo o dia,
    com direito até as provas fotograficas, de graça???
    Você acha que eu ficaria aqui expondo meus erros, admitindo minhas burrisses, engulindo sapos e aguentando as gozações de uns e outros, se não valesse a pena???

Me propus a fazer na pratica uma coisa que nunca fiz antes e estou conseguiindo fazer graças a ajuda dos foristas, aos quais sou muito grato...
    Até a você Marcel!
    Embora as vezes eu tenha a impresão de que você não tem muito prazer em ajudar as pessoas, embora até o faça...

Você tem demosntrado muita amargura neste coraçãozinho de pedra gélido meu querido amigo, ou você está com baixos níveis de ácido sulfurico correndo em suas veias... Deve ser falta de sexo!
  • 10/11/2006, 10:35
    ramiro_eli
    Gilvan,

Pelo andar do projeto, vc já gastou mais em eletrodo p/ solda, do que se tivesse comprado um eixo pronto Ensimec ou até mesmo um Dynatrack...
  • 10/11/2006, 10:43
    Marcelo Carvalhal
    :pensativo:
    Galera, todo mundo tá metendo muito o pau no GILVA, QUE ISSO VAOS AJUDÁ...., AGORA GILVAN, para de puxar o saco do LINGUIÇINHA, senão todo mundo vai achar qeu foi ele quem fez tudo no carro e vamos começar a meter o pau nele:twisted:

Vocês esquecerão de uma coisa que não tem no carro dele e que ajuda muito .BARRA ESTABILIZADORA....esse problema no carro do GILVAN, acontece em todos os LAND ROVER DEFENDER 90 E 110 mas no 130 não aocntece, acho que por conta do peso do carro dele 130 muita gente tenta corrigir o maldito shimy na base do amortecedor, mas no caso das 90 e 110 acho que é o mal posicionamento da barra estabilizadora que fica muito acima do diferncial, lá fora o pessoal levanta carro ao máximo, e anda em alta velocidade, mas não deixa de colocar nunca as barras, mesmo que seja em medidas absurda
    http://media.ueba.com.br/0611/sema_4/sema_4_043.jpg
  • 10/11/2006, 11:04
    equipeminas4x4
    Citação:

É logico que eu tenho que perguntar aqui né Marcel?
    Afinal de que outra forma você poderia nos demonstrar publicamente,
    todos o seu vasto conhecimento técnico de engenharia, colocando
    todos nós de joelhos diante de suas observações monstruosamente
    pertinentes, exatas, perfeitas, irrefutáveis, inquestionáveis, infáliveis, praticamente cientificas... KCT!!! Com tal conhecimento absurdo,
    só não entendo o que você está fzendo disperdiçado nos suburbios de belo horizonte em uma micro empresa de projetos, ganhando apenas 1% do que você merece?!?!?!?!?!?!/@/ ...O mundo é muito ingrato diante de você!!!

Pequeno bolisco de orelhas afiadas,

Não aprendi isso na faculdade, não porque matei aula, mas sim pq não é matéria do curso. Nem tudo se aprende em uma faculdade Gilvan, basta ter disposição para aprender e boa vontade para procurar. As fontes de pesquisa são inesgotáveis.
    A empresa não é micro e não fica no subúrbio de BH, fica em Contagem. Estou satisfeito com o que recebo aqui e não acho que sou injustiçado, pelo contrário, tenho muito à agradecer.

Citação:

Mais uma coisa Marcel, meu "Gran Canyon" de inteligência mecânica...
    Não te ocorreu que o que estou fazendo com este tópico aqui no Forum,
    é justamente uma super pesquisa, hiper proveitósa e importante diga-se de passagem.
    Esta talvez seja a pesquisa mais importante que eu poderia fazer usando de uma ferramenta fabulosa como está...O Forum 4x4 Brasil e seus membros, que colocaram a meu dispor e para me ajudar, todos os seus conhecimentos e experiências, adquiridas com seus acertos e erros também...

O que vc está fazendo aqui é misturar uma dose de ignorância e outra de arrogância, que resultam numa burrice única. Como disse as fontes são inesgotáveis, embora alguns achem mais fácil perguntar pra quem sabe do que investir tempo fazendo uma boa pesquisa.

Citação:

Importante salientar a boa vontade, preocupação e atenção com que todos acompanham tudo, sempre dispostos a ajudar, apontar um erro...uma correção, ou simplismente sugerindo uma forma melhor de fazer isso, ou aquilo.

pode acreditar, tá muito fácil fazer isso, o difícil é encontrar só 1.

Citação:

Se isto não é uma puta pesquisa pratica...Não sei o que é!!!

PREGUIÇA:concordo:

Citação:

Ou você ta sendo muito burro...ou desfazendo desta importante fonte de pesquisas, que acho ser um dos objetivos do Forum.

Esse é um espaço para troca de experiências, mas não tem como filtrar o acesso de preguiçosos. Paciência.:putz:

Citação:

Ou você acha que eu coloco minha cara para tomar tapa aqui todo o dia, com direito até as provas fotograficas, de graça???
    Você acha que eu ficaria aqui expondo meus erros, admitindo minhas burrisses, engulindo sapos e aguentando as gozações de uns e outros, se não valesse a pena???

Não sabia que tava pagando pra usar este espaço, apesar que pelo que corrigiu com o que foi postado aqui, deveria pagar mesmo, só aguentar uns e outros tá ficando muito barato pra quem já gastou os tubos consertando cagadas.:parede:

Citação:

Me propus a fazer na pratica uma coisa que nunca fiz antes e estou conseguiindo fazer graças a ajuda dos foristas, aos quais sou muito grato...

Nunca fez, fez errado pois não pesquisou, chegou aqui mostrando o que já estava pronto e teve que refazer, pois fez tudo cagado. Se não tivesse gratidão depois disso... :putz: :putz:

Citação:

Até a você Marcel!
    Embora as vezes eu tenha a impresão de que você não tem muito prazer em ajudar as pessoas, embora até o faça...
    Você tem demosntrado muita amargura neste coraçãozinho de pedra gélido meu querido amigo, ou você está com baixos níveis de ácido sulfurico correndo em suas veias... Deve ser falta de sexo!

Cada um tem um jeito de contribuir, eu prefiro te ensinar à pescar, se é que vc entende a metáfora. Uns aprendem, outros continuarão pedindo pra não morrer de fome. Já sei qual é o seu caso. :concordo: :concordo: Quanto ao sexo, vc emagreceu bem, mas mesmo assim não to te querendo não, nem adianta ficar toda oferecida.:discordo: :discordo:

[]´s
  • 10/11/2006, 11:29
    Gilvan Costa
    Citação:

Postado originalmente por ramiro_eli Ver Post
    Gilvan,

Pelo andar do projeto, vc já gastou mais em eletrodo p/ solda, do que se tivesse comprado um eixo pronto Ensimec ou até mesmo um Dynatrack...

Ramiro, por incrivel que pareça ainda não cheguei a metade do preço
    de um Rockbone, que segundo o Franco estaria custando algo em torno de
    R$12.000.00... A não ser que ele tenha baixado seu preço!?

Veja as contas:

Custo do eixo original de F4000 - R$ 1.200.00 - completo/inclusive freios
    Custo do eixo traz.de F350 - R$ 1.000.00 - para desmontar
    custo primeira mont.errada - R$ 500.00
    custo de usinagem semi-eixos - R$ 750.00 - incluindo material 4340
    Par de cruzetas - R$ 70.00
    Custo para refazer a montagem
    que estava errada - R$ 0.000.00 - óbviamente não cobraram.
    Montagem do eixo no carro 2x - R$ 200.00
    Dobras de chapa para suportes - R$ 280.00
    Soldagem dos suportes - R$ 320.00
    Retentores sob medida 2peças - R$ 200.00
    Pintura, incluindo a tita-2x - R$ 300.00
    Rodas Livres AVM D60 - R$ 800.00
    Usinagem dos flanges das RLs - R$ 0.00.00 - foi presente

TOTAL = R$ 5.620.00

...Portanto mesmo que eu gaste mais uns 2 mil reais concertando algumas cagadas eventuais...mesmo assim ainda ficara uma solução mais economica
    que o eixo da Ensimec.

Mas veja bem! Meu objetivo não é bater o eixo da Ensimec, até porque não tem nada haver uma coisa com a outra e o eixo do Franco
    é profissional, gabaritado...bla...bla... Quem sou eu para querer algo neste sentido.

O que acontece é que eu quis encarar por conta própria a empreitada, apenas isso, como um robby...Terapia ocupacional se preferir.
    Sem falar no prazer de ver pronta e funcionando, uma coisa feita por mim...

Claro, com a ajuda dos colegas aqui do forum também, que tem um dedinho de responsabilidade nesta empreitada, razão pela qual sou absolutamente sincero e preciso em todos os detalhes que relato aqui, pois é como se este eixo estivesse sendo confeccionado a centenas de mãos...as mãos de todos vocês.

Se ficar mais barato no final das contas que um Ensimec, Dynatrac, ou Dana 60 original...Tanto melhor!!!
  • 10/11/2006, 11:43
    Fabil
    2 Anexo(s)
    Gilvan...

os links que eu fiz nao se aplicariam ao seu caso, já que a sua construcao é completamente diferente da minha, porem o conceito de caster é o mesmo...

eu fiz os meus links de modo que o caster se mantivesse no algulo original mesmo depois da suspensao levantada em 15cm.

segue a foto
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 71 de 110 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 21616263646566676869707172737475767778798081 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 08:48.